segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ministério da Cultura aprova dois projetos culturais de Taiobeiras


O Ministério da Cultura (MinC), por meio do INEC (Instituto Nordeste Cidadania), em parceria com o Banco do Nordeste, destinará 13,5 milhões de reais para projetos culturais no semi-árido brasileiro, por meio do Edital de Microprojetos, nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Artes Integradas (mistas).

Foram aprovados 86 projetos em Minas Gerais, dentre eles, dois de Taiobeiras: "CantArte" (área musical) e "Memorial da Juventude" (artes integradas - literatura e imagem). Ambos receberão investimentos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura e serão voltados para a valorização da cultura dos jovens taiobeirenses.

O projeto "CantArte" será coordenado pelo professor Fabiano Alves e o "Memorial da Juventude" pelo professor Levon do Nascimento, ambos são professores da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Maiores esclarecimentos estão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

A descrição e objetivos de ações do Projeto "Memorial da Juventude" seguem abaixo:

"Publicar um livro ilustrado com fotografias expressivas dos movimentos , grupos, reuniões, encontros, passeatas e outras manifestações da juventude da cidade e da zona rural do município de Taiobeiras. abrangendo um período histórico destas atividades e fotografias de 24 anos, ou seja, entre 1985 e 2009; e com pequenos textos explicativos e de opinião escritos pelos protagonistas dos eventos fotografados, em linguagem voltada para o público jovem da atualidade (17 a 29 anos), motivando-os a:

a) Participar da vida social e cultural;

b) Solidarizarem-se e exercer a sua cidadania;


c) Resgatar e vivenciar a memória histórica da juventude taiobeirense, norte-mineira e brasileira;

d) Continuar se organizando em grupos, discutindo a realidade e produzindo manifestações sociais e culturais."


Quanto ao projeto "CantArte" a descrição e objetivos seguem abaixo:

"Fornecer, de forma gratuita, a jovens entre 17 e 29 anos, curso de capacitação musical, abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo. Figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) e a parte prática (aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral).

O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens, duas vezes por semana (em local cedido pela Secretaria Municipal de Cultura). A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso de cinco meses, numa carga horária toal de 200 horas/aulas.

A proposta tem como objetivo não apenas uma única apresentação. O intuito é que seja criado um Coral Juvenil Municipal. Que o grupo continue se reunindo de forma regular, após a formação inicial, ensaiando constantemente e mostrando-se pronto para colaborar com as inicitivas culturais do município e região, abrilhantando eventos por meio da música instrumental e do canto. Que cada um dos participantes venha a ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos e que, acima de tudo, a música possa ser uma importantíssima aliada social em nossa cidade."