sábado, 20 de março de 2010

Quem determina sua maneira de ser?



Por sermos seres humanos, vivermos em sociedade e possuirmos necessidades afetivas e emocionais é comum querermos ser aceitos por determinados grupos (como a “galera” da Escola, por exemplo). No entanto, é preciso tomar cuidado para que tal desejo de aceitação não nos faça agir como “Maria vai com as outras”. Permitindo que nossos “amigos” determinem nosso comportamento, hábitos e atitudes. A forte pressão de alguns colegas tem feito alguns jovens a copiarem maneiras de se vestir e uso de acessórios que banalizam o sexo. Agem assim não por que gostam de determinada roupa, acessório ou estilo, mas temem serem taxados como antiquados ou esquisitos.

Nós, educadores da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, estamos preocupados com a recente “moda” do uso de pulseiras coloridas que está presente em Taiobeiras, inclusive em nossa Escola.

“Elas são pulseirinhas comuns, que qualquer garota usaria para ir ao colégio. Mas de uns dias para cá, vem deixando os pais de cabeça quente com rumores sobre seu verdadeiro significado. Segundo uma moda que surgiu na Inglaterra e acaba de chegar ao Brasil, arrebentar a pulseira de determinada cor obrigaria o portador da pulseira a se submeter ao ato correspondente àquela cor. A pulseira amarela, um abraço, por exemplo.

As pulseirinhas já são vendidas em qualquer camelô das grandes cidades brasileiras. Um pacote com 20 peças, de cores sortidas, sai por R$1.

O que os pais e educadores deveriam fazer? “Proibir não adianta, porque o adolescente pode se sentir excluído quando vir que os colegas continuam usando”, diz a psicóloga Denise Diniz, da Universidade Federal de São Paulo. “Os pais devem aproveitar a oportunidade para debater sexualidade em casa.” Os colégios se dividem entre proibir ou ignorar o uso das pulseiras. “Acreditamos que esse jogo não passe de um modismo, mas os pais podem e devem impor seus limites, sem alarde”, diz Silvana Leporace, coordenadora educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.[1].

Sendo um ser pensante e dotado de livre-arbítrio, o que você, jovem, pretende fazer?  Abrirá mão de sua capacidade de raciocínio e tomada de decisões e deixará que outros determinem no seu lugar como deve agir? A resposta a essa pergunta depende de você.

Preparamos a esquerda uma enquete sobre o tema. Pedimos que por gentileza, dê a sua resposta. Se desejar comentar algo, fique a vontade e poste seu comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Para mais informações, assista a reportagem que disponibilizamos a seguir:





sábado, 13 de março de 2010

23 anos da Escola Tancredo Neves, de Taiobeiras

* Levon do Nascimento

Hoje é o aniversário de 23 anos de criação da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras/MG.

"Vinculada ao Sistema Estadual de Ensino e, na forma da Legislação Federal pertinente, em vigor, dedica-se aos Cursos Regulares do Ensino Fundamental. É uma unidade da Rede Estadual de Ensino, mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ato de criação: Decreto Lei Nº 26835 de 13/03/1987. Denominada 'Escola Estadual da Rua Pedra Azul', iniciou suas atividades em prédio cedido pela Fundação Santa Izabel. Posteriormente mudou-se para o prédio próprio situado a Avenida do Contorno, 2.299 , Bairro Nossa Senhora de Fátima , Taiobeiras/MG, onde passou a chamar 'Escola Estadual Presidente Tancredo Neves'. Até então, atendia apenas alunos de 1ª a 4ª série. Em 1995, com a Resolução 7649/95 de 15/03/1995, iniciou-se a extensão de turmas de 5ª a 8ª séries. A Instituição de Ensino é fruto de um projeto compartilhado por pais, estudantes e educadores, tendo como princípios a busca da excelência educacional, na concepção construtivista de ensino e aprendizagem; na visão humanista da vida, onde a educação tem por objetivo final a felicidade pela própria sociedade. Além do estímulo ao desenvolvimento do espírito cooperativo e a qualidade administrativa, através da gestão democrática." (Blog da Escola)

Hoje a escola marca o cenário educacional público de Taiobeiras por meio de seus projetos pedagógicos amplamente reconhecidos na comunidade, tais como o Coral Cantart, o PEAS, o Poemagia, o Agita Galera, Consciência Negra, Semeando, Tempo Integral, Xadrez na Escola, Violão Meu Sonho, dentre vários outros.

Para 2010, a escola tem investido num plano que resgata a história da música popular brasileira e mundial, envolvendo todos os seus alunos e professores em atividades variadas.

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, como toda escola pública, sofre com as dificuldades impostas por governos que não priorizam a educação como dimensão de transformação da sociedade, como é o caso do de Minas Gerais. Há muitas limitações de ordem estrutural e financeira, no entanto, o empenho de seus profissionais a faz ser destaque na educação de crianças, adolescentes e jovens de Taiobeiras, alcançando boas notas nos sistemas de avaliação aos quais é regularmente submetida.

* Levon do Nascimento é Professor de História da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Clique aqui para ir ao seu blog.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Resultado do teste de voz para formação do Coral CantArte 2010

Alunos selecionados:

Sopranos:

Karoline Rodrigues Ferreira
Ana Paula Gomes Moreira
Rafaela Ester dos Santos
Amanda Alves Vieira
Ana Krisley Pereira
Fabiana Mendes dos Santos
Monkyk Rocha Cardoso
Shirley de Souza Cruz
Priscila Alves de Almeida
Bianca Silva Souza
Luara Maria
Gabrielle Marques Pinheiro Cotrin
Edilene Alves De Araújo
Tayene Moreira

Contraltos:

Shirley de Souza Cruz

Tenores:

Farley Alves
Darlênio Santos
Davi Oliveira da Silva
Daniel Ribeiro Martins
Jaime Ferreira Lima
Marcos Silva Ribeiro
Alberto Mendes Santos

Baixos:

Rodrigo Dias

OBS.: Informamos aos alunos que há necessidade de mais vozes masculinas (tanto tenores como baixos). Quanto as vozes femininas, selecionamos um ótimo número de sopranos. Precisamos agora de mais vozes contralto. Assim, o teste prosseguirá individualmente a partir de 9 de março de 2010 (terça-feira),  na E. E. Estadual Presidente Tancredo Neves,  até completarmos o nosso quadro em 4 vozes. Os interessados poderão procurar o professor Fabiano Alves o mais breve possível. A medida que os testes forem feitos a lista de classificados será atualizada.

Caso deseje saber um pouco mais sobre as vozes selecionadas, consulte o material abaixo (clique nas imagens para ampliá-las):

sexta-feira, 5 de março de 2010

Seja bem vindo à Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Seja bem vindo ao blog da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Este espaço foi criado para a postagem de trabalhos promovidos pela Escola, publicação de textos produzidos por alunos e professores e outros assuntos de interesse geral.
Entre os principais projetos atualmente desenvolvidos pela Escola estão:

PEAS JUVENTUDE - O Programa PEAS Juventude existe na Escola desde 2008, contando hoje com a participação ativa tanto dos profissionais da educação como dos alunos. É coordenado pela professora de Ciências, Silvânia Teixeira. Os participantes do GDPeas são os educadores: Cleyton Anderson Aragão, Fabiano Alves Pereira, Sebastiana Rodrigues Vieira, Nádia Gonçalves de Souza, Danúbia Cruz Chagas, Silvânia Teixeira, Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, Elizângela Ruas Barbosa e Leoniza Barbosa Celi. O Peas Juventude da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens por meio de ações de caráter educativo e participativo focalizadas nas questões relacionadas à afetividade e sexualidade, juventude e cidadania, mundo do trabalho e perspectiva de vida, tendo o protagonismo juvenil como eixo norteador das ações. Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto na Escola destacam-se as aulas de Dança com a professora Mírian e as aulas de Biscuit com a professora Lucilene.

CORAL CANTARTE - Existe na Escola desde 2007. É regido pelo professor de História, Artes e Iniciação Musical, Fabiano Alves. Atualmente conta com um amplo repertório musical bem diversificado em estilos. Muitas das músicas trazem mensagens positivas e encantam a todos os presentes às apresentações. Algumas das canções são: Crianças Iguais, É Preciso Saber viver (Titãs), Vamos Construir (Sandy e Júnior), Nós Queremos Paz (Joana), Nunca Deixe de Sonhar (Rouge e KLB) e Sementes do Amanhã (Erasmo Carlos). O grupo fez diversas apresentações em locais e eventos como: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Escola Estadual Dona Beti , Escola Municipal Gente Pequena, Escola Estadual Norberto de Almeida Rocha, (Rio Pardo de Minas, MG.) FERARP 2008, Praça da Bíblia, Mercado Municipal, Escola Municipal Pequeno Príncipe, Escola Estadual Professora Dona Preta, Escola Estadual de Araçá (Rio Pardo de Minas), I Mostra Folclórica de Taiobeiras (Praça da Matriz), Confraternização do CAPS (no Moto Clube de Taiobeiras), aniversário da Escola Municipal João da Cruz Santos (no Auditório da Própria Escola), Creche Municipal de Mirandópolis, MG, Estadual Doutor José Americano Mendes, Escola Estadual de Ferreirópolis (Ferreirópolis, MG.), E. E. Dona Beti, Câmara Municipal de Taiobeiras, Ginásio Poliesportivo Ademir Alves Lopes, Estádio do Minas Esporte Clube, Escola Municipal Tiradentes (Lagoa Grande, MG.) e Comunidade Cercado(Taiobeiras, MG). Desde 2008, o Coral CantArte tem recebido grande destaque na mídia por meio de matérias publicadas em jornais como: "Mãos à Obra", "Dia-a-Dia", "Folha Regional", "Hoje em Dia" e Estado de Minas". Além de um artigo publicado no livro "Blogosfera dos Gerais" de autoria do Professor Levon do Nascimento.
 


Matéria publicada no Jornal "Folha Regional" (dezembro, 2008):
(Clique nas imagens caso deseje ampliá-las).

 Matéria publicada no Jornal "Dia-a-Dia" (maio, 2009):


 Matéria publicada no livro "Blosgera dos Gerais" , páginas 127 e 128:

RESGATE - VIOLÃO MEU SONHO - Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde 2007, a Escola oferece gratuitamente aulas de violão. As aulas são ministradas pelo professor Nilson Santos. A Escola possui diversos violões. O projeto tem permitido a revelação de novos talentos musicais. Frequentemente alguns alunos são socilitados para apresentações públicas não só dentro como fora da Escola.


Matéria Publicada no Jornal "Folha Regional" (dezembro, 2008):



Matéria publicada no Jornal "Hoje-em-Dia" (dezembro, 2008):

"João Sena também chama atenção para o Projeto Resgate, apoiado pela Pastoral da Criança, que já levou a arte da música para cerca de 150 crianças e adolescentes, que aprendera m a tocar violão e agora fazem apresentações na cidade. Um dos professores do curso, o músico Fabiano Alves, 24 anos, destaca a participação dos alunos na iniciação musical. Entre os jovens talentos está a estudante Isabel Maria Martins, 11 anos. Há três meses ela teve os primeiros contatos com o instrumento musical e hoje afirma que “não larga a música por nada nesse mundo”.

Quando está em casa, a pequena Isabel Martins adora tocar e cantar na cozinha de sua casa, onde é sempre observada pela mãe, a dona de casa Marlene Martins. “Eu gosto mesmo é das músicas sertanejas”, conta a estudante da 5ª série da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. “Além das aulas do projeto Resgate, a escola possui a disciplina de Iniciação Musical, nas turmas de 5ª à 7ª séries. Eles adoram e nós ficamos muito orgulhosos de ver os resultados alcançados, pois a música transforma a realidade destes meninos”, diz a diretora da instituição, Ivonilde Rodrigues Souza".

quarta-feira, 3 de março de 2010

AVISOS


A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves informa à todos os alunos interessados em fazer parte do Coral CantArte 2010 que o teste de voz para a seleção dos componentes será domingo, 07 de março de 2010, às 14:00 horas (2 da tarde) na própria Escola.

O resultado (lista dos selecionados e suas respectivas vozes) estará disponível no blog da Escola a partir do dia 08 de março de 2010.
Prezados alunos,

Fiquem atentos a este tópico. Nele será postado textos, imagens, vídeos, etc. a serem utilizados durante as aulas.

Material para aulas da disciplina Arte:



Material para a disciplina Iniciação Musical:


Material para a disciplina História: