quarta-feira, 29 de setembro de 2010

REVELANDO NOVOS TALENTOS


Durante as aulas de Iniciação Musical, do Projeto Cantarte, ministradas na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG, novos talentos estão sendo revelados. Além das aulas teóricas são propostas diversas atividades que visam o aumento da capacidade de memorização, coordenação motora, agilidade e concentração. Como exemplo, na aula do dia 27 de novembro de 2010, ministrada pelo professor Fabiano Alves Pereira, cada um dos alunos foi à frente da sala declamar uma poesia de sua preferência (tivemos um verdadeiro show, com poesias de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, dentre outros). Após, o professor explicou à turma a importância da expressão facial e corporal, da postura, do contato visual e outras características imprescindíveis tanto para a poesia como para o teatro e a música. Veja no vídeo abaixo como se saiu um dos alunos do Projeto (Luíz Otávio Mini).


Em todas as auladas (de seguna a sexta das 18:00 às 22:10) é  concedido aos alunos um recreio de 15 minutos (as 20:00), para que possam usar os sanitários, hidratarem-se, lancharem, conversarem ou mesmo descansarem. O amor que eles têm desenvolvido pela música tem se tornado tão forte que muitos têm aproveitado o intervalo pra tocar e cantar. Abaixo temos um vídeo que eles mesmos produziram durante o recreio. O vídeo é um momento onde demonstra muito talento e descontração.

A próxima filmagem foi feita durante a aula de flauta ministrada pelo professor Fabiano Alves no dia 08 de Outubro de 2010. Cada um dos alunos foi à frente da turma e executaram na flauta a música “Peixe Vivo”. Veja como se saiu o aluno Gérson.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Matemática de forma prática e inovadora

No intuito de estudar na prática conceitos matemáticos como porcentagem, lucro, preços, gráficos, proporção, quantidade, conversão de unidades, dentre outros, aprofessora Danúbia Cruz Chagas, de forma inovadora e criativa, levou os nonos anos “Zé Ramalho” e “Elis Regina” da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, a uma das maiores empresas de Taiobeiras, o Tempero Arruda (dois locais: “Indústria” e ”Centro de Distribuição”), sendo o diretor-presidente, o senhor Carlito Pereira da Costa.
 
Os educandos foram recepcionados (na indústria)  pela gerente de qualidade Kéicila Gomes, que explicou sua função (responsável por toda a parte química da empresa) e como funciona o processo de fabricação dos Produtos Arruda.  Segundo ela, a matéria prima utilizada são produtos naturais de ótima qualidade, como tomate, sal, pimenta , cebola, coentro e outros . Mostrou ainda como se calculava o custo de produção e a porcentagem (lucro) de vendas obtidas, além de ensinar aos alunos como converter unidades como gramas para quilos proporcionalmente a quantidade de determinado produto a ser fabricado.

Após sua fala inicial, os educandos conheceram as instalações da fábrica e seu funcionamento (de forma organizada, de sete em sete alunos, todos usando tocas apropriadas).

Posteriormente, o diretor-presidente da empresa, fez uma palestra (no Centro de Distribuição) onde abordou questões importantes para a formação humana como responsabilidade e iniciativa. A seguir ele, convidou os presentes a assistirem discutir ao vídeo “O problema não é meu”.


Em seguida, os alunos apresentaram à representantes da empresa trabalhos que eles haviam previamente desenvolvido nas aulas de matemática. Entre eles, cartazes (gráficos e desenhos) e paródias relacionadas à promoção “Copa do Mundo, Alegria e Produtos Arruda: Com os produtos Arruda o gostinho da vitória fica ainda mais irresistível”. (veja em http://eeptancredoneves.blogspot.com/2010/07/escola-participa-do-ii-concurso.html ).

Na ocasião, o gerente da agência bancária do Banco do Brasil em Taiobeiras, Sérgio, discursou acerca de sua experiência pessoal e profissional, motivando os jovens a terem uma melhor perspectiva de vida. Por fim, cantou e tocou (ao som do violão) a música “É Preciso Saber Viver” (Titãs), com a participação ativa de todos os presentes.

Como finalização da visita a Empresa providenciou lanche, distribuiu Produtos Arruda como brindes aos visitantes e providenciou transporte em retorno à Escola.

sábado, 25 de setembro de 2010

UMA AULA EMOCIONANTE E INESQUECÍVEL


A aula do Projeto Cantarte ministrada no dia 24 de setembro de 2010, ficará sempre gravada na memória dos presentes.

Em sua fala inicial, o professor Fabiano Alves, disse à turma que “um bom músico precisa de qualidades importantes como concentração e agilidade”. Enquanto falava, ele surpreendia à turma jogando uma bola de Vôlei a alguém para ver como estava a concentração e agilidade de cada um.

Durante este inesquecível momento, tivemos ainda a apresentação do Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, formado por alunos de 8 a 14 anos da própria Escola, que foi convidado a mostrar aos membros do Projeto Cantarte um pouco do repertório que já foi apresentado em diversos lugares tanto em Taiobeiras como em outras cidades. (veja no Youtube o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=AkfH7G7uNGg).

Posteriormente recebemos a visita do casal taiobeirense Silvânio José de Araújo (Di Araújo) e Irani Dutra Menezes (que havia sido previamente convidado a comparece, com o intuito de conhecer o Projeto).

Assim que eles entraram na sala e se assentaram, os alunos do Projeto Cantarte cantaram belamente a música “Velho Chico”, acompanhada de violões e flautas. Ao iniciar a introdução na flauta, foi um momento de grande emoção para o senhor Silvânio Araújo (Di Araújo), visto que ele percebeu imediatamente que se tratava de uma das músicas de sua autoria.

Após a apresentação, o senhor Silvânio Araújo foi convidado a falar um pouco sobre a importância da música e o que achou do projeto. O que marcou a sua fala foi o fato de ele ter mencionado que, “embora não consigamos imitar perfeitamente , o amor que devemos ter à música deve ser similar ao amor de Cristo ao entregar sua vida em resgate da humanidade”.

Di Araújo. é um dos maiores compositores e poetas de Taiobeiras. Possui diversas obras como “Taiô, Taiô”, “Velho Chico”,  “Hino da Escola Estadual Deputado Chaves Ribeiro e livros de poesias diversas”.

Estar o projeto Cantarte ensaiando obras de compositores de Taiobeiras tem como objetivo valorizar a cultura local, tornando-a mais conhecida, respeitada e valorizada. O convite feito ao casal foi uma forma de homenagear pessoas importantes e talentosas que tanto contribuem para a arte e a cultura em nosso município.

Em prosseguimento a aula, o professor Fabiano, explicou à turma as principais diferenças entre a música popular e a música clássica (erudita) A seguir, foi feito um relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutaram ao som do piano, a Rapsódia Húngara n.º 2, de Franz Liszt. Logo depois, os presentes, assistiram (com o auxílio do Datashow) e discutiram dois desenhos animados que possuem como trilha sonora a Rapsódia Húngura n° 2, de Franz Liszt. (“The Cat Concerto” – Tom e Jerry e “Concerto na Marra" – Pica-Pau).

Por fim, houve a parte prática. Uma partitura do material de Iniciação Musical foi escolhida. Depois de solfejar toda a partitura (um a um) os educando tiveram apenas 20 minutos para saírem da sala procurarem lugares onde pudessem se concentrar e ensaiar na flauta a apresentação musical. Vencido o prazo, retornaram à sala de aula e um por vez veio à frente da turma executar o que havia ensaiado. Os alunos mostraram muita competência e dedicação. Pois, boa parte deles foi capaz de executar com perfeição a peça musical.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CONHEÇA O PROJETO CANTARTE


O Projeto Cantarte, contemplado pelo “Microprojetos Culturais - Mais Cultura” é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Nordeste Cidadania e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Taiobeiras, Divisão Municipal de Cultura e Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Tem como intuito fornecer de forma gratuita a jovens entre 17 a 29 anos, (cerca de 30 alunos), curso de capacitação musical abordando a teoria musical (Aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) e a parte prática (Aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral).

O curso é ministrado na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, por professores qualificados (que procuram usar uma didática dinâmica e criativa com o auxílio de apostilas previamente elaboradas e recursos tecnológicos como vídeos, data-show, sistema sonoro, etc...). Possui carga horária de 200 horas aula (com certificado ao final).
A culminância do Projeto será na Câmara Municipal de Taiobeiras, no dia 29 de outubro de 2010, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. (Desde já, todos estão convidados a comparecerem e prestigiarem o evento).
A proposta tem como objetivo não apenas uma única apresentação. O intuito é que seja criado um Coral Juvenil Municipal. Que o grupo continue se reunindo de forma regular, após a formação inicial, ensaiando constantemente e mostrando-se pronto para colaborar com as iniciativas culturais do município e região, abrilhantando eventos por meio do da música instrumental e do canto e que cada um dos participantes venha a ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos, e que, acima de tudo, a música possa a ser uma importantíssima aliada social em nossa cidade.
Convidamos você a estar sempre atendo a este blog. Na media em que o Projeto for sendo executado, estaremos postando novos textos, vídeos e fotos. Apreciamos também que você deixe um comentário. Sua opinião é muito importante para nós. Sinta-se também à vontade para visitar a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e assistir uma de nossas aulas (segunda a sexta das 18:00 às 22:10 horas). Tenha certeza que você será bem vindo. Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões poderão ser encaminhadas ao nosso e-mail: eeptancredoneves@hotmail.com .

sábado, 18 de setembro de 2010

VÍDEOS - PROJETO CANTARTE

AULA DE FLAUTA (MÚSICA "IMAGINE")







AULA DE TEORIA MUSICAL (CÂNONE "JOÃO PEQUENINO")





Abaixo temos um vídeo gravado durante uma das primeiras aulas de violão, ministrada pelo professor Nilson Rodrigues, onde os alunos em uma única noite, aprenderam a letra da música, "Velho Chico" de autoria do taiobeirense Silvânio Araújo (Di Araújo), cifraram, aprenderam a executar cada um dos acordes contidos na canção e por fim executaram o resultado do trabalho desenvolvido naquele noite (21/10/2010).


O próximo vídeo foi também gravado no dia 21 de agosto de 2010, durante o finalzinho da aula de violão do professor Nilson Rodrigues, onde ele sugeriu a música “Pense em Mim” (Leandro e Leonardo), sem ensaio prévio, já tocando, cantando e filmando direto (Ele apenas passou rapidamente qual seria a sequência de acordes).


Os dois vídeos a seguir foram filmados no dia 22 de setembro de 2010, durante as aula de Teclado do professor Júnior. Após ensinar teoricamente e na prática todos os acordes maiores e menores, os alunos treinaram cada um deles e por fim um a um vieram à frente da turma executar no teclado o que conseguiram aprender.


Acrósticos Musicais

Acróstico

O que é um acróstico? De acordo com o dicionário Aurélio, acróstico é uma “Composição poética na qual o conjunto das letras iniciais (e por vezes as mediais ou finais) dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase”.

Atividades

1. Leia com atenção um acróstico de Chico Buarque de Holanda cujo título é: “Minha Canção”.


Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão.
Soletra um verso
Lá na melodia
Singelamente,
Dolorosamente,

Doce é a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço.
Faz-se com certeza
Minha canção
Réstia de luz, onde
Dorme o meu irmão



2. Agora produza você mesmo um acróstico a partir das notas musicais.



INDECISÃO
DOrmindo a sonhar e a pensar o  quanto
REsta para tudo melhorar e para que
MInha desistência do que quero nunca ocorra. Como
FAzer se não tenho forças pra aguentar. Mesmo que o
SOL me fortaleza a cada manhã me sinto fraca
LA no fundo há sempre uma dor. Queria poder
SIm sentir meu coração bater de emoção a cada instante e poder
DOminar  meus pensamentos, meu coração, minha
REspiração. Sem indecisão na
MInha mão quero ter segurança para seguir em frente
FAlar o que quero
SOLtar sempre um grito de alegria
LArgando um sorriso
SImplesmente por sentir amor, um calor, uma palavra de segurança!
Joany Dias Moreira

VIDA SILENCIOSA

Dormi sob o sol
Repensando novamente em
Minha vida. Vendo o que fiz e o que vou
Fazer. O
Sol estava alto, bem no meio do céu
Lá na escola. O
Sinal tocava.

Dormi sob a lua
Restava apenas você
Minha vida, meus sonhos
Fazia de mim sem
Sol, sem luz
Lamentando tudo, pensando
Silenciosamente.

Michael David de Oliveira


SINFONIA DO ACORDE

Do meu coração
Restou aquela música. Música linda e
Misteriosa que me
Faz lembrar
Solidamente aquela cifra maravilhosa que foi usada naquela
Larga e linda música.
Sinceramente pensei
Dolorosamente em tocá-la mais uma vez e até podia
Simplesmente sentir sua doce letra, com tanta emoção. Pensei em cantá-la
Laboriosamente para ti.
Soltei-me no espaço musical, tentei
Fazer de toda maneira
Minha canção fluir somente para você ouvir o
Restante do verso que fiz
Do simples refrão, veio posteriormente grande inspiração para esta canção.

Adilson Mendes Júnior



AMOR SEM SOLIDÃO

Dorme enquanto penso no que
Resta para o amanhecer
Minha vida sem sua presença
Falta muito para acontecer
Sol vem e vai
Lá no alto pude perceber o quanto
Sinto de amor por você
Dormente fica o meu coração
Sinto uma louca paixão
Largo a vida para viver a emoção
Soldado sou em meio a confusão
Falta pouco para ser deixado
Minha vida, minha alma
Restando apenas a
Doida paixão do amor sem solidão.

Gerson de Souza Chaves

FIQUEI DOENTE


Domingo eu vou tomar
Remédio. Pois
Minha garganta está doendo.
Falei para o médico me dar uma
Solução e que eu iria para a casa da
Simone. Ele falou que
Doente eu não estava. Pois, se estivesse com alguma
Dor, eu não estaria indo visitar a
Simone. Fui incentivada a
Lavar a boca, fazer gargarejo, tomar
Sol pela manhã e ir na
Farmácia com o
Miguel comprar
Remédio
Do vovô Maciel.

Nailde Alves Pereira

A DOR DA REJEIÇÃO

Dói tanto a
Rejeição
Minha vida fica tão triste que
Faz-me chorar intensamente
Soluçando em meu quarto
Lamentei tanto de como
Simplesmente você me deixou
Dormi pensando naquela noite que tudo terminou
Doendo tanto o coração
Sinceramente imaginei
Largar esta vida desdenhada de
Solidão
Fazer uma nova historia
Minhas últimas palavras são
Resta talvez uma esperança de poder um dia não dizer como é
Dolorida a dor da rejeição.
Icelina de Oliveira Silva

PROVA DE AMOR



Do alto de uma montanha
Resgatarei
Minha amada que
Fazia uma loucura ao chegar o pôr do
Sol
Lá de cima pularia para provar seu amor
Singelo e modesto carinho que mais
Doce não tem igual
Domina um grande sentimento que nos deixa
Sem reação
Minha vida enche de alegria sem comparação
Farei também uma prova de amor. Salvá-la-ei antes do
Sol se pôr e
Lá em cima pedirei sua mão e de maneira
Sincera desejarei que ela seja para sempre minha paixão.


Jully Arley

MOMENTOS QUE NÃO RETORNAM


Dócio se resume nos belos e emocionantes momentos que mais admiramos
Restando em cada coração um enorme desejo de voltar atrás e aproveitar cada
Minuto que deixou para trás quando estava ouvindo, admirando e não
Fazendo se tornar muito especiais aqueles mais
Solenes momentos de mais pura admiração
Lágrimas restaram daquele tão esperado evento que acabou sendo o mais triste e
Singelo momento de toda história contada de sonho quase realizado.

Janaína Rosa dos Santos

CANÇÃO DO CORAÇÃO
Do coração sai uma canção
Resgatando da solidão
Minhas alegrias, muitas emoções
Falando e gritando
Solidão afastando
Lágrimas caem, de repente há
Silêncio.

Zélia Mendes Martins

A CANÇÃO

Dói o coração ao ouvir uma canção falando de um sonho
Realmente encantador.
Minha sensação é de  emoção ao
Falar dessa canção que encanta todo aquele que é cantador.
Soldado da canção diz um cidadão
Lá no meio da multidão
Silenciando por um momento e gritando: viva a canção...

Zélia Mendes Martins

              CANTE

  Quem Canta os
          mAles
     espaNta
    A trisTeza só causa dor
       FaçA das coisas ruins
      Um Refrão de alegria
      CanTe bem alto
     As bElas coisas da vida.

Wellison Pereira de Souza

A MÚSICA

Doce fala dos anjos
Remédio para a vida
Minha alma implora
Faz-me um novo ser
Soltando as notas
Lágrimas descem de emoção
Sinfonias musicais que acalmam o coração.

Wellison Pereira de Souza

terça-feira, 14 de setembro de 2010

FOTOS - PROJETO CANTARTE

 
 
 


AULAS DE VIOLÃO



AULAS DE TECLADO 

Júnior (Professor de Teclado)


AULAS DE TEORIA MUSICAL (E TAMBÉM PRÁTICA, RITMO)



AULAS DE FLAUTA


_____________                                                 
FOTOS: 1. AULA DE TEORIA MUSICAL (LUÍZ OTÁVIO); 2. AULA DE VIOLÃO (MICHAEL DAVID); 3. AULA DE TECLADO (GERSON); 4. AULA DE VIOLÃO; 5. ALGUNS DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO (NILSON RODRIGUES E FABIANO ALVES); 6.  AULA DE TEORIA MUSICAL (JULLY ARLEY).

sábado, 11 de setembro de 2010

Uma reflexão histórica acerca da dominação e discriminação


*Por Fabiano Alves Pereira

Preconceito, dominação, discriminação, exclusão... São todas características inquestionavelmente presentes no mundo atual. No entanto, fazendo uma análise historiográfica, percebemos que tais conceitos não são recentes. São tão antigos quanto a própria humanidade.
         
Fatores como a divisão do trabalho, nascimento do comércio e do dinheiro, surgimento da propriedade privada, do Estado, da guerra e da escravidão, fizeram com que as comunidades primitivas passassem por uma profunda transformação, gerando inúmeras diferenças sociais.


Desta forma, as primeiras grandes civilizações, desde os egípcios aos romanos foram machadas pelos termos mencionados no início deste artigo. 


Com a queda do império Romano iniciou-se a Idade-média que durou cerca de mil anos. Nesse período, inúmeras pessoas foram condenadas e mortas pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição). O Historiador Mario Schmidt descreve a Inquisição nas seguintes palavras: 
Os suspeitos de cometer heresia eram presos e interrogados... os acusados eram torturados até que confessassem (ou morressem de tanto apanhar) Por exemplo, os pés do prisioneiro eram mergulhados dentro de um panelão com azeite, fervendo, palitos eram enfiados debaixo de suas unhas, os mamilos eram arrancados fora com um alicate. Geralmente o acusado berrava de dor e sofrendo muito, acabava confessando inclusive o que não tinha feito[1].
 


O castigo variava desde advertência, a prisão ou mesmo a morte. Dentre tais mortos, estavam milhares de mulheres que associadas a práticas satânicas tiveram como destino a execução na fogueira.[2]  



Avançando um pouco no tempo, chegamos ao século XVIII que com sua Filosofia das Luzes (Iluminismo) trouxe grandes pensadores que defenderam idéias ligadas a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  
           
Infelizmente, tais idéias não impediram que no século XX a Humanidade experimentasse outros momentos onde crueldade e mortes de inocentes fossem efetuadas. Tivemos a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) que matou cerca de 9 milhões de pessoas (incluindo civis, dentre eles pessoas que nada tinham a ver com o confronto como as crianças) e a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) que matou mais de 60 milhões de pessoas (culminando com a explosão de duas grandes bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, fazendo vítimas até hoje. Pessoas estão morrendo vítimas de câncer herdado geneticamente de seus pais e avós. Existem nos tempos atuais milhares de pessoas com problemas e esterilidade, deformações físicas, câncer congênito e outros males consequentes da liberação radioativa de tais bombas).


Nesse século tivemos uma das mais chocantes amostras de discriminação já existente em todos os tempos. Estou fazendo referência ao Holocausto, ocorrido durante o Regime Nazista na Alemanha. Visto que a “raça ariana” era considerada superior, nesse período houve o extermínio de mais de 6 milhões de judeus (além de homossexuais, deficientes, negros e outros).

Para quem tinha boas expectativas quanto ao século XXI, os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001, mostraram que características humanas contrárias a paz e a harmonia infelizmente ainda prevalecem em nossa sociedade.  

Exatamente hoje, 11 de setembro de 2010, completa-se nove anos desde que as Torres Gêmeas caíram. Façamos uma reflexão: Como caminha a humanidade desde então?  

Analise o seguinte: Conflitos étnicos e religiosos são constantes nos noticiários. Além da discriminação racial, que é uma realidade que não podemos negar, percebemos que o valor de uma pessoa é medido muitas vezes pelo que ela possui e não pelo que ela é. No trabalho ou na escola temos de conviver com piadas preconceituosas em relação a loiras ou a portugueses

Torrna-se necessário fazermos uma autoanálise e verificarmos como estamos nos comportando em relação às atitudes que presenciamos no nosso dia a dia. Estamos tratando a todos com a dignidade e respeito que merecem?

Independentemente de cor de pele, condição social, ou qualquer outra diferença, pertencemos a uma mesma família. Nada de “raça negra”, “raça branca”, “raça amarela”, o que existe na verdade são apenas etnias diferentes. Estudiosos atuais concordam que pertencemos todos a uma mesma raça, a Raça Humana. Assim, nunca nos esqueçamos das palavras cantadas pelo coral CantArte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves: “Não importa cor, língua ou nação, perante Deus somos todos iguais”.[3]








* Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, Docênica do Ensino Superior e Arte em Educação pela FINOM, atua como professor das disciplinas Artes, História e Iniciação Musical, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.
[1]              SCHIMIDT, Mário. Nova História Crítica, 6ª Série: Nova Geração, 2005.
[2]              Para maiores informações, consulte “Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras”, escrito em 1488, por dois inquisidores, Heinrich Kramer e James Sprenger.
[3]              Trecho da música “Crianças Iguais”, cantada pelo Coral CantArte, composto por alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.