domingo, 12 de dezembro de 2010

Professor da EEPTN recebe título de Cidadão Honorário


No dia 11 de novembro de 2010, aconteceu no Avenida Hall (Rua Mato Grosso, 550), em Taiobeiras, a Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito legislativo Juiz Geraldo Rodrigues de Oliveira e títulos de cidadão honorário conferidos a personalidades e cidadãos que prestam relevantes serviços ao Município.  
 
Entre os agraciados com o título de cidadão honorário, esteve o professor Levon do Nascimento, que ministra a disciplina História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.     
Levon do Nascimento nasceu no dia 21 de fevereiro de 1976, na cidade de Cordeiros, Bahia. Aos 3 anos de idade mudou-se para Taiobeiras, cidade onde reside até os dias atuais. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).          
Possui 3 livros publicados: Palavras da Caminhada (2006), contendo artigos e ensaios escritos entre julho de 1996 e maio de 2006, Blogosfera dos Gerias (2009),  contendo textos com temas diversificados (entre eles: política, cultura, história e religião), publicados em seu blog oficial no período de junho de 2006 a dezembro de 2008 e  Memorial da Juventude de Taiobeiras (2010), contendo a memória fotográfica dos grupos de jovens, da Pastoral da Juventude e de outros movimentos juvenis da história de Taiobeiras no período entre 1975 e 2010.         
É autor ainda diversos outros textos publicados em sua página oficial, WWW.LEVONTAIOBEIRAS.BLOGSPOT.COM  e é colunista do Jornal Folha Regional.  Atua em diversos movimentos sociais da Igreja Católica e sempre procura contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e menos desigual. 
Todos estes fatores concederam ao professor Levon do Nascimento o reconhecimento como verdadeiro cidadão taiobeirense, motivo de grande orgulho para todos nós da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, que deixamos aqui os nossos mais sinceros parabéns e votos de sucesso contínuo do decorrer de sua caminhada.
_____________
Personalidades agraciadas com a medalha do mérito legislativo Juiz Geraldo Rodrigues de Oliveira
Sr. Amadeus Alves de Oliveira
Srª.  Anísia Matos
Sr. Carlito Pereira da Costa
Sr. Célio Brito Mendes
Sr. Geraldo Sarmento de Sena
Srª.  Maria Aparecida Miranda Ferreira
Srª. Marileide Alves Pinheiro
_______________
Personalidades agraciadas com títulos de cidadão honorário
Sr. David Dias Guimarães
Sr. Ilso Rocha
Sr. Joaquim Neres Xavier Dias
Sr. Levon do Nascimento
Srª. Lydia Alvarez Perez Rodrigues
Sr. Manoel José de Oliveira
Sr. Marco Aurélio de Castro Pereira
Srª Maria de Fátima David
_____________
Veja a seguir algumas fotos do evento:

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vídeo "Memorial da Juventude de Taiobeiras"

Vídeo produzido pelo professor Levon do Nascimento e apresentado durante a Cerimônia de lançamento do Livro Memorial da Juventude de Taiobeiras (sexta-feira, 03/12/2010, na Câmara Municipal de Taiobeiras).

domingo, 5 de dezembro de 2010

Taiobeiras ganha novo presente

Público presente na Câmara
 "Um povo sem História é um povo sem memória. Taiobeiras possui uma história riquíssima, e essa história precisa ser registrada no intuito de ser preservada, divulgada e valorizada, Está aí a grande importância do do livro Memorial da Juventude, que resgata a história de movimentos juvenis de Taiobeiras, desde 1975 até os tempos atuais".

(Palavras proferidas pelo professor Fabiano Alves Pereira no lançamento do Memorial da Juventude de Taiobeiras)

"Queremos olhar pela janela desta história e enxergar no rosto do jovem dos anos 80 do século XX, com suas roupas e penteados da época, a mesma emoção de um jovem da primeira década do século XXI. E assim, fazer a comparação entre os desejos e as visões de mundo de uma época e de outra.

Mesa de Honra
Taiobeiras sempre teve uma juventude sonhadora, capaz e atuante. Uma juventude que nunca se conformou com as regras impostas pela sociedade. Juventude alerta aos problemas e sofrimentos do próximo. Juventude festiva e irradiante de uma fé na vida, no sagrado, nos irmãos e irmãs, no progresso e no planeta.

Este “Memorial da Juventude de Taiobeiras” é uma janela por onde os jovens de todos os tempos poderão mirar seus sonhos, suas lutas, seus valores, sua dedicação e, assim, reencontrarem-se consigo mesmos e, mais uma vez, com alegria juvenil, assumir suas vocações para o bem comum, para a vida em comunidade, para a transformação do mundo em uma sociedade mais justa, humana e solidária."

Flaviana Costa Sena Nascimento
Levon do Nascimento


O dia 3 de dezembro de 2010, sexta-feira, foi marcado pelo lançamento do livro "Memorial da Juventude de Taiobeiras" de autoria do professor Levon do Nascimento, professor de História da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. O Projeto para elaboração da obra foi contemplado pelo edital de Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido, edição 2009, patrocinado pelo Governo de Minas, Instituto Nordeste Cidadania, Banco do Nordeste, Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Taiobeiras às 19:30 horas. Confira algumas fotos: 

Bruna Lopes Sena, Presidente do
Conselho Municipal de Juventude de Taiobeiras
Ivonilde Rodrigues de Souza Costa,
Diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
Fabiano Alves Pereira, Professor de História e
Coordenador do Projeto Cantarte
Marlene Araújo Santos, Gerente da Divisão Municipal de Cultura

Apresentação do Coral Cantarte
Marlene Araújo, Flaviana, Levon, Sérgio (atrás), Bruna,
Evandro, Karina (na frente) e Ivonilde

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escola vira destaque em jornal

 A matéria a seguir foi publicada no Jornal Folha Regional em novembro de 2010 e também em formato digital em 30/11/210 no site http://www.jornalfr.com.br/?pg=coluna&id=599

 Escola ensina matemática através de Gincana

TAIOBEIRAS – A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, desta cidade, inovou na maneira de ensinar a ciência dos números. Criou o Clubinho da Matemática e realizou a 1ª Gincana totalmente voltada para esta matéria tão necessária, mas que muitas vezes aparenta ser o “bicho-papão” da educação.

Na Gincana da Matemática, os alunos de 6º e 7º ano (antigas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental) foram organizados em equipes por classes. Entre as tarefas prévias, tiveram que estudar os conteúdos de matemática ensinados na própria sala de aula e criar frases ressaltando o valor e a necessidade dos conhecimentos numéricos no dia-a-dia, unindo a “língua escrita” ao “conhecimento numérico”.

Na gincana, de maneira lúdica, os alunos realizaram provas variadas, como competição do jogo da velha, corrida no saco, corrida com ovo na colher, show de calouros e outras atividades. O importante é que, ao cumprir cada uma das tarefas, os alunos tinham que responder a questões relacionadas aos conteúdos da matemática, tais como problemas que envolvem somas, subtrações, multiplicações, divisões, potenciações, radiciações e frações.

Nas tarefas que recorriam à memória, a ênfase foi para a disputa dos alunos mais preparados em tabuada. Os conhecimentos próprios para a vida cidadã, como noção de juros, problemas envolvendo troco monetário e concepções de espaço geométrico, também foram explorados neste projeto através de tarefas que exigiam raciocínio e respostas rápidas de cada uma das equipes.

De acordo com a organização deste projeto pedagógico, a gincana da matemática motivou os alunos, através da brincadeira e da competição sadia, a buscar o conhecimento dos conteúdos específicos de matemática, ultrapassando a mera cobrança monótona do aprender para somente resolver exercícios de sala de aula ou provas escritas. Em outras palavras, os alunos buscaram o saber matemático pelo prazer de participar e competir.

A ideia do Clubinho de Matemática e da Gincana partiu das professoras Mabel Cristiana e Lucianny Meireles e prosseguirá no próximo semestre. Os demais professores da escola e a direção colaboraram na preparação e no acompanhamento das turmas para a competição. O 7º ano “Chico Buarque”, sala 13 do turno vespertino, foi o vencedor. A turma ganhou o direito a um passeio recreativo.