sexta-feira, 10 de junho de 2011

I Feira Interescolar do Livro de Taiobeiras

Professoras expoem e vendem livros
 Levon do Nascimento*

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (EEPTN), situada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Taiobeiras, realizou na última terça-feira, 7 de junho de 2011, uma atividade cultural inédita e necessária na cidade. Trata-se da I Feira Interescolar do Livro, evento que contou com a coloboração e a presença de outras escolas públicas e particulares do município.

A Feira do Livro expôs e vendeu centenas de títulos nacionais e internacionais, em geral voltados para o público infantil e jovem, publicados por várias editoras brasileiras.

Corpo docente da EEPTN e aluno na Feira do Livro
As editoras que se fizeram representar com suas publicações foram as seguintes: Lê, Abacatte, Compor, Salesiana, Brinque-Book, Pallas, Roda & Cia, Callis, Elementar, Biruta, Ática, Scipione, Peirópolis e Mercuryo Jovem.

Além da exposição e venda de livros nos estandes, uma ampla programação cultural, com apresentações teatrais e musicais, teve espaço ao longo do dia no palco da EEPTN. As demais escolas parceiras, além de enviar seus alunos para a visitação, prepararam números que foram exibidos ao público presente.

Crianças têm contato com grande variedade de livros
O ineditismo da I Feira do Livro de Taiobeiras, realizada pela EEPTN, se amplia na medida em que uma escola que atende, em geral, à população de menor poder aquisitivo, ter conseguido levar este público ao contato com os bens culturais da sociedade. A iniciativa tem maior valor, ainda, quando se sabe que, no passado e no presente, as administrações municipais nunca se empenharam muito em desenvolver políticas públicas de promoção do hábito de leitura em Taiobeiras. A realização desta feira pode ser o grito a despertar o interesse das autoridades para a questão.

Professoras em "dia de artista"
para estimular a leitura
A escola, por meio de seus profissionais, assumiu os riscos da consignação e da exposição dos produtos literários (livros) e realizou a feira de forma pioneira e inovadora. Parabéns à Escola Estadual Presidente Tancredo Neves pela disposição em inovar e contribuir com o avanço da qualidade da cidadania taiobeirense.

Algumas escolas compraram vários títulos para o acervo de suas bibliotecas, a começar pela própria EEPTN, que realizou o evento.

____________________
*Professor de História na EEPTN em Taiobeiras, MG.