quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escola participa do Concurso "Lei Maria da Penha vai As Escolas"


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE/MG e Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, dentro da campanha “Em Minas, Direito é a mulher ter direitos”, lança o Concurso de Criação da Mascote do Projeto Estadual “Maria da Penha vai às escolas”.

O Projeto tem por finalidade contribuir divulgar e difundir a Lei nº 11.340/06 - Maria da Penha - nas Escolas Estaduais de Minas Gerais, visando sensibilizar estudantes e promover a conscientização sobre a importância do combate às práticas de violência doméstica e intrafamiliar.

O concurso tem como objetivo escolher uma mascote para o Projeto Estadual “Maria da Penha vai às escolas”, que será utilizado como divulgação em um dos materiais didáticos do Projeto.

 
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participa do concurso. Abaixo acompanhe o desenho escolhido para representar a Escola, feito pela aluna Amanda Gonçalves da Silva, do 6º ano Alegria, turno vespertino e o respectivo projeto enviado, elaborado pelo professor orientador Fabiano Alves Pereira.



PROJETO:
MARIA DAPENHA VAI ÁS ESCOLAS

JUSTIFICATIVA

A violência contra a mulher tem espalhado pânico e terror em todos os estados brasileiros. Vítimas inocentes trazem consigo tristes marcas de agressões físicas e verbais. A Lei Maria da Penha foi criada no intuito de coibir atitudes desumanas por parte de covardes que desrespeitam os valores éticos, morais e humanos. No entanto, é necessário que a lei seja mais amplamente divulgada objetivando que as mulheres sejam conhecedoras dos seus direitos e os busquem. A escola é um meio ideal para divulgação e formação de multiplicadores. Assim, é imprescindível um projeto que visa atende-la. Desta forma, formaremos cidadãos mais cônscios e preparados para enfrentar as injustiças contra a mulher que temos frequentemente presenciado em nossa sociedade.

OBJETIVO GERAL

Divulgar a existência de legislação específica que ampara mulheres vítimas de violência doméstica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·     Conscientizar a comunidade escolar e incentivá-la a combater e denunciar casos de violação de direitos humanos de mulheres por meio do Disque Direitos Humanos: 0800 031 1119.
·         Formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos.
·         Incentivar uma atitude mais corajosa frente à questão de denunciar agressores.
·   Formar multiplicadores de conhecimentos adquiridos (Por meio dos alunos pretendemos atingir suas respectivas famílias).

METODOLOGIA

O tema será trabalhado na temática dos direitos humanos por meio de aulas criativas e previamente elaboradas usando recursos diversificados como slides, músicas, textos, concurso de desenho, etc., levando o aluno a análise, reflexão e exposição dos conhecimentos construídos no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será adotada uma postura ética, ouvindo suas experiências e respeitando suas opiniões.

AÇÕES

·         Desenvolvimento do Concurso “Maria da Penha vai ás escolas”.
·         Palestra sobre o Dia Latino Americano da Mulher Negra (25/04).
·         Roda de conversa com agentes de saúde do bairro da Escola sobre o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher (25/05).
·         Aulas abordando a temática da violência doméstica contra a mulher.
·         Análise, apreciação e reflexão de músicas que tratem do respeito para com a mulher.
·    Apresentação de slides que mostrem as consequências da violência contra a mulher e os vários meios existentes para ela buscar seus direitos.
·         Criação de desenhos, frases e cartazes sobre a Lei Maria da Penha no dia do aniversário de sua criação em 07 de Agosto.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Homenagem a Miltinho

Miltinho e colegas em apresentação teatral
da 8ª série - atual 9º ano - de 2007
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves homenageia ao eternamente jovem Milton Júnior, o Miltinho, nosso aluno - brilhante, humilde e prestativo - entre os anos de 2004 e 2007. Uma pessoa que certamente ficará marcada em nossa história e memória.

Miltinho faleceu em um acidente de moto ocorrido no início da noite da última terça-feira, 05 de junho de 2012, numa avenida de Taiobeiras. Lamentamos que tenha se ido tão jovem, tão rápido, tão inesperadamente. Rogamos a Deus para que conforte sua família e seus amigos. Que Miltinho esteja com Deus na vida que não tem fim!

sábado, 2 de junho de 2012

JEMG 2012


Durante os dias 27 a 31 de maio de 2012, os alunos Alex Pereira dos Santos, João Paulo Gomes Ribeiro, Carlos Eduardo Souza Rodrigues, Ênio Filipe Miranda Souza, Herbert Gustavo Souza Costa, Lucas de Aguiar Soares, Marcelo Pereira Santana, Bruno Soares Gomes, Brenner Eduardo Souza Santiago e Lucas Caldeira Santana, membros do time de voleibol masculino da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, estiveram acompanhados pelo professor Fabiano Alves Pereira na cidade de Araçuaí, MG a fim de participarem da etapa microrregional do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) 2012.

O time disputou a final contra a cidade de Salinas, MG e foi vitorioso em todas as partidas. Os alunos retornaram trazendo o título de campeões e exibindo suas medalhas de ouro. Agora a equipe está classificada para a próxima etapa dos jogos que será na cidade de João Molevade, MG. Parabéns atletas!