sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Professores participam de capacitação


A fim de melhorar ainda mais sua prática pedagógica, os professores Fabiano Alves Pereira e Zilma Dutra, participaram do Encontro de Capacitação de Professores e Especialistas “O CBC e a sala de aula na perspectiva interdisciplinar”, do programa de Intervenção Pedagógica – PIP / CBC Anos Finais, a convite da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí. 

O encontro aconteceu na cidade de Araçuaí, nos dias 28 e 29 de agosto de 2012 (dia 28, Artes. Dia 29, Ensino Religioso), na Escola Estadual Industrial São José, das 08:00 às 18:00 horas.

Segundo os professores, a ocasião foi proveitosa e importante, pois possibilitou a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos que serão úteis no âmbito escolar.

ALUNOS APRESENTAM TEATRO "A LIÇÃO DO SACI"


A fim de não deixar passar despercebido o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, nas aulas de Arte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, os alunos do 9º ano, sala 5, matutino, ensaiaram a peça teatral “A Lição do Saci” (de Nilma Silva Marques) sob a coordenação do professor Fabiano Alves Pereira. O teatro foi apresentado à toda a escola, na sexta-feira,  31 de agosto de 2012. Veja algumas fotos abaixo:






quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Medalhista de ouro da OBMEP retorna do Rio de Janeiro


O aluno Gustavo Amorim , do 7º ano, sala 2, matutino, chegou de viagem do Rio de Janeiro, onde recebeu sua medalha de ouro da OBMEP. Veja algumas fotos:






quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CORAL CANTARTE FAZ DUAS APRESENTAÇÕES NESTA SEXTA-FEIRA


O Coral Cantarte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, esteve nesta sexta-feira, 24 de agosto de 2012, às 4 horas da tarde na Escola Municipal Gente Pequena, participando da culminância do Projeto Folclore. O Coral apresentou belas cantigas de roda ao público formado pelos alunos e profissionais da escola.

Durante a noite, o Coral Cantarte esteve a convite da Secretaria Municipal de Cultura, presente à IV Mostra Folclórica de Taiobeiras, na Praça da Matriz. Além das cantigas de roda, foi apresentado a música Norte de Minas e uma dança mostrando a variedade de ritmos existentes.

OBS: Ainda na Mostra Folclórica, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participou mais uma vez, apresentando uma quadrilha coordenada pela professora Elizângela Ruas Barbosa. 

Agradecemos ao público pela presença e esperamos que tenha gostado de ver o talento demostrado por nossos alunos.

Confira algumas fotos:









terça-feira, 28 de agosto de 2012

O ENSINO DA MÚSICA DE FORMA INTERDISCIPLINAR


De acordo com o PIP (Plano de Intervenção pedagógica) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, “é dever de todas as disciplinas a prática constante de leitura e interpretação e práticas que propiciem o uso do raciocínio lógico”. Assim, todos os professores de outras áreas são incentivados a trabalhar de forma interdisciplinar com as disciplinas Português e Matemática.

Isto está sendo feito.  Nas aulas de Iniciação Musical do professor Fabiano Alves Pereira, por exemplo, os alunos utilizam como material didático uma apostila repleta de cruzadinhas, caça-palavras e textos. Durante as aulas é feita a leitura e a interpretação de tais textos. Um deles (estudado no 6º ano) possui como tema: “Música e Matemática, uma equação que deu certo”. O artigo mostra a relação entre música e matemática e estimula o gosto pela disciplina. Após sua discussão, os educandos assistem ao vídeo “Donald no país da Matemágica” e apresentam um relatório sobre o mesmo.

Apresentamos a seguir o relatório apresentado pela aluna Amanda Gonçalves da Silva, do 6º ano vespertino, sala 6:

“Hoje em dia as crianças tem um grande problema na aprendizagem da matemática. Mas ela, além de ser muito útil em nosso cotidiano é utilizada na música. No vídeo, Donald aparece em uma floresta e não sabe onde está. Então, ele houve um espírito que o informa que ele está no país da matemágica. O espírito explica que Pitágoras, a partir do monocórdio, descobre a harmonia que existe entre os sons e cria a escala musical. Donald é inserido em uma reunião dos pitagóricos onde ele aprende que os intervalos musicais podem dar ou não uma entonação a todo um sistema musical, mostrando assim que a música está na matemática”.

Já nas aulas do 7º ano é priorizada a leitura e interpretação de textos sobre a história da música e sobre a teoria musical. 

Um dos conteúdos ensinados são os valores das figuras de notas e de pausas com ponto de aumento quando existe o número 4 no denominador da fórmula de compasso. Assim, é necessário revisar conceitos matemáticos como: numerador, denominador, frações e MMC (Mínimo múltiplo comum), necessário para somar e determinar os valores da colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, já que não são representados por números inteiros.

Acreditamos que dessa forma estamos contribuindo para a constante formação dos nossos educandos de uma forma diferente e interdisciplinar.