sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

“I MOSTRA DE ARTES DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES”


Atenção: O que você lerá a seguir é apenas uma proposta de trabalho para 2014, críticas e/ou sugestões podem ser postadas aqui no blog (clique em “comentários” abaixo da matéria) ou encaminhadas para o e-mail eeptancredoneves@hotmail.com

“I MOSTRA DE ARTES DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES”
Proponente: Professor Fabiano Alves Pereira*
Desde os primórdios da humanidade nota-se que o homem busca formas de externar seus sentimentos. Mesmo antes da descoberta da escrita (pré-história) podem ser observadas manifestações artísticas como as pinturas rupestres.
À medida que as comunidades primitivas se evoluíram, percebe-se que há também uma evolução nas produções artísticas.
Por que as pessoas buscam tão apaixonadamente a arte?   A arte talvez seja o fenômeno mais inexplicável da espécie humana.  Sabemos que apreciar a arte e a beleza faz parte daquilo que nos faz sentir “humanos”. Temos um anseio inato pela arte. Um animal sentado numa colina talvez olhe para o céu colorido, mas será que se sente atraído pela beleza em si? A beleza de um riacho de montanha refletindo os raios do sol nos atrai, contemplamos com espanto a deslumbrante variedade numa floresta tropical, nos encantamos com uma praia ladeada de coqueiros ou admiramos um céu preto-aveludado, salpicado de estrelas. Muitas vezes nos extasiamos. Belezas assim abrasam o nosso coração, elevam o nosso espírito.
  Mas o que é Arte?
 Definir arte de modo a satisfazer a todos é provavelmente impossível. No entanto, há definições interessantes como a do dicionário  Webster’s Ninth New Collegiate Dictionary, que descreve arte da seguinte forma: “Uso consciente da habilidade e imaginação criativa, esp[ecialmente] na produção de objetos estéticos.” (HIIL, Jhosep, p. 231) Nessa base, pode-se dizer que o artista precisa tanto de habilidade como de imaginação criativa. Colocando essas duas aptidões a funcionar, ele pode produzir algo que os outros considerem prazeroso ou atraente.
O dicionário Aurélio apresenta uma definição bem abrangente do termo, dentre elas:
·         Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação.
·         A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos.  Já, Maria de Fátima Seehagen define Arte como:
Uma expressão do sentir humano transformado em símbolos, não convencionais, que necessariamente não precisarão levar o observador a significados conceituais, pois antes de mais nada, a arte deve ser sentida e não pensada.  (SEEHAGEN, Maria de Fátima p. 7).

Acrescenta ainda que se trata de uma
Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. (SEEHAGEN, Maria de Fátima p. 9).

A referida autora nos trás a atenção que a Arte pode ser manifesta de formas variadas como: música, cinema, pintura, escultura, teatro, plástica, dança, arquitetura, etc.
E quais são os benefícios proporcionados pela Arte? De acordo com a Revista Saúde, da editora Abril, atividades artísticas são imprescindíveis para uma vida feliz e satisfatória. Acompanhe o quadro abaixo extraído da revista:
›› Desenho e pintura: atuam na coordenação motora, na capacidade de organização e, graças às cores, ajudam a equilibrar as emoções.

›› Música: promove o contato profundo da pessoa consigo mesma.

›› Escultura: ativa a sensibilidade tátil e a musculatura, além de esvaziar a mente.

›› Dança: favorece o uso do espaço, a coordenação motora, o equilíbrio e o desenvolvimento do corpo.

›› Teatro: amplia a capacidade de se colocar no lugar do outro e desenvolve a autopercepção.

›› Bordado e tricô: desenvolvem o raciocínio lógico.

Não nos resta dúvidas que o estudo da arte é de grande importância para o desenvolvimento humano. Sendo assim, neste ano a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves inova mais uma vez trazendo à comunidade taiobeirense o Projeto “I Mostra de Artes da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves”.
Em termos simples, durante o ano letivo de 2014, cada uma das turmas da E. E. P. T. N. receberá o nome de um pintor diferente tendo como responsabilidade o estudo respectivo de suas biografias e trabalhos produzidos. O professor de Artes será o coordenador geral. Caberá ao professor coordenador de cada turma a condução das pesquisas, trabalhos produzidos e preparação para a culminância. No último bimestre (4º) a Escola promoverá um evento público onde os alunos apresentarão à comunidade o resultado de seus estudos, focalizando a vida e obras dos artistas homenageados. A Escola terá se transformado então em uma verdadeira galeria de arte, com muitas telas e quadros produzidos pelos próprios alunos. Por fim, a artista plástica Elisina Alves, reconhecida internacionalmente, estará oferecendo para o final de 2014, um curso de pintura intensivo em seu ateliê totalmente gratuito com carga horária de 30 horas, para o aluno que mais se destacar.
O trabalho proposto tem como objetivos básicos tornar a arte tanto brasileira como mundial mais conhecida e valorizada, desenvolver aptidões artísticas e ampliar o universo cultural dos educandos e visitantes à mostra.

NOMES PROPOSTOS PARA AS TURMAS DA E. E. P. T. N. EM 2014:


MATUTINO:



SALA 1: PABLO PICASSO


SALA2:  LEONARDO DA VINCI


SALA 3: ALFREDO VOLPI


SALA 4: MILTON DA COSTA


SALA 5: PAUL GAUGUIN


SALA 6:  FRANCISCO DE GOYA


SALA 7: VINCENT VAN GOGH


SALA 8: FRANCIS BACON


SALA 9: FRIDA KAHLO


SALA 10: SALVADOR DALÍ


SALA 11: SANDRO BOTTICELLI


SALA 13: RAFAEL SANZIO


SALA 14: MICHELANGELO



VESPERTINO:


SALA 1: ANITA MALFATTI


SALA 2: DI CAVALCANTI


SALA 3: VICENTE DO REGO MONTEIRO


SALA 4: PAUL KLEE


SALA 5: TARSILA DO AMARAL


SALA 6: ROMERO BRITO


SALA 7: YARA TUPNAMBÁ


SALA 8: HÉLIO OITICICA


SALA 9: JOAN MIRÓ


SALA 10: DANTE ALIGHIERI


SALA 11: LASAR SEGALL


SALA 13: CÂNDIDO PORTINARI


SALA 14: ELISIANA ALVES
__________________________
* Professor na E. E. P. T. N. de Artes, Iniciação Musical e História.

Uma grande perda para a EEPTN

Faleceu hoje (31/01/2014) uma excelente profissional da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Lidiane Batista, que atuava como professora de Língua Portuguesa.

Abaixo disponibilizamos um texto de consolo escrito pelo professor Fabiano Alves Pereira:

A todos os colegas, alunos, amigos e familiares da nossa querida Lidiane Batista,

A morte é uma das coisas que mais causam dor e sofrimento a nós seres humanos. Mas vale a pena notar que tal sofrimento não estava no propósito original do nosso Criador. Em Gênesis, capítulo 1, versículo 31: diz que “Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom”. Após a rebelião do primeiro casal humano no Éden, o pecado foi introduzido no mundo. (Gênesis, capítulo 3). A morte existe não porque Deus quer, e sim por ser consequência do pecado herdado. Romanos, capítulo 5, versículo 12 é bem claro em mostrar que: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado”. 1 Coríntios 15:56, em harmonia com esse fato, declara: "O aguilhão que produz a morte é o pecado".

No entanto, nosso Pai Celestial é tão amoroso, que imediatamente após a queda do homem, fez provisões para prover- nos esperança para uma vida realmente significativa e satisfatória. Foi lançada então a primeira profecia bíblica (Gênesis 3:15) que apontava para um descendente prometido. Vários profetas e outros servos de Deus do passado escreveram sobre o futuro descendente e o sobre o que este faria em benefício da humanidade. Em Jó 19:25, lemos: “E eu mesmo bem sei que meu redentor está vivo, E que, vindo depois de mim, levantar-se-á sobre o pó”. Em Jó 14: 14 e 15, temos a garantia: “Morrendo o varão vigoroso, pode ele viver novamente? Esperarei todos os dias do meu trabalho compulsório, até vir a minha substituição. Tu chamarás e eu mesmo te responderei. Terás saudades do trabalho das tuas mãos”.

Quem seria este descendente prometido que faria maravilhas, inclusive ressuscitaria os mortos? A Palavra de Deus identifica a Jesus Cristo como cumprindo este papel. (Gálatas 3:16). Quando esteve na terra como homem, ele ressuscitou muitos mortos. Podemos ter certeza de que o que foi feito no passado constitui em uma pequena amostra do que será feito no futuro, pois ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez; e todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá”. (João 11:25). Disse ainda: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão”. (João 5:28 e 29).

Os apóstolos no primeiro século confiavam em tais promessas de ressurreição. Em Atos 24:15 lemos: “Eu tenho esperança para com Deus, esperança que estes mesmos homens também alimentam, de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”.

O último livro das Escrituras nos anima mais uma vez dizendo que: “Enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” E O que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” Ele diz também: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”” (Apocalipse 21: 4 e 5).

Sim, confiemos que Jesus é “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Quando o pecado não mais existir, findará também a dor, o clamor, a morte e toda outra coisa ruim que se possa imaginar. A morte nos causa muita dor. O Soberano Senhor do Universo reconhece nosso sofrimento e encara a morte como inimiga. 1ª Coríntios 15: 25e 26 nos conforta dizendo que: "Pois ele [Jesus Cristo] tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada". Quando esse tempo chegar, cumprirá as palavras registradas pelo profeta Isaías, no capítulo 25, versículo 8: "Ele realmente tragará a morte para sempre". Assim, viveremos com plena satisfação. A todos nós que cremos em Jesus Cristo e nos esforçamos a 'seguir de perto os seus passos', é prometida a "vida eterna", algo que mesmo não merecendo, podemos usufruir, graças ao grande amor demonstrado pelo nosso Deus ao nos entregar a vida do seu único filho em nosso benefício. (1ª Pedro 2:21, João 3:16, João 17:3).

Que a esperança da ressurreição esteja bem firme em nossas mentes e corações e que possa servir de consolo a todos nós que aguardamos dentro em breve poder rever nossa querida Lidiane, que agora descansa em paz até o dia em que Cristo a convidar para viver novamente e herdar juntamente conosco de todas as bênçãos proporcionadas pelo Reino de Deus.

Atenciosamente,
Fabiano Alves Pereira