quinta-feira, 24 de novembro de 2016

III Gincana de História



Viagem histórica no tempo e consciência negra foram os temas da Gincana de História de escola taiobeirense
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras, que oferece do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, realizou a terceira edição da Gincana de História na terça, 22 de novembro, explorando a temática da Semana da Consciência Negra e propondo a percepção de uma viagem histórica no tempo aos seus alunos.

Na atividade, os alunos tiveram oportunidade de conhecer vários movimentos sociais da atualidade brasileira, ligado às lutas por terra, água, moradia e igualdade racial e de gênero.

Na prova do desfile do personagem histórico, os estudantes representaram figuras do relevo da jovem paquistanesa Malala Yousafzai, menina que enfrentou o talibã pelo direito de poder ir à escola e mais nova ganhadora do Prêmio Nobel da história, de João Cândido, líder da Revolta da Chibata em 1910,além de Chica da Silva, Antônio Conselheiro, Mãe Menininha de Gantois, Juscelino Kubistchek, Padre Cícero, dentre outros.

Porém, a tarefa que mais atraiu os esforços e a atenção foi a das coreografias sobre canções que marcaram da década de 40 à de 90 do século xx. Através da música, os alunos percorreram os últimos 70 anos da história mundial, com muito dinamismo e capacidade de interpretação.

A III Gincana de História da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves foi organizada pelos professores Levon Nascimento, Adão Soares Figueiredo Filho, Lourdes Helena Rodrigues dos Santos e Maria Aparecida Alves Nascimento , contou com o apoio pedagógico dos demais educadores da instituição e foi realizada nos dois turnos de ensino. De manhã, venceu a Equipe Preta, à  tarde, Equipe Laranja.










































segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PROJETO INTERDISCIPLINAR: CAMINHOS DA APRENDIZAGEM

09/11/2016 - Ações Educativas: Leitura Conectada e Vivenciando a Escrita
No dia 9 de novembro de 2016, a  Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Taiobeiras -MG, com o objetivo de motivar, valorizar e ampliar as práticas da leitura e escrita, realizou a socialização de duas  grandes ações desenvolvidas durante esse ano, com alunos do 6° ao 9° ano, orientados pelas professoras de Língua portuguesa:
"Leitura Conectada" com danças, dramatizações e júri simulado.
"Vivenciando a escrita" com o lançamento do terceiro livro coletivo de produções textuais dos alunos.





































Foi um Sucesso!!!