sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMEMORAÇÕES DO MÊS DE ABRIL


Entre as comemorações do mês de abril tivemos a Páscoa e o Dia da Cantineira. Tais datas não passaram despercebidas na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.  Na quinta-feira, 12 de abril de 2012, toda a Escola se reuniu (tanto no turno matutino como vespertino) frente ao palco no intuito de prestigiar as apresentações do dia. 

Os Auxiliares de Serviços Gerais foram convidados à frente, foram homenageados com uma linda mensagem e uma lembrancinha concedida pela direção da Escola. O Coral Cantarte apresentou três belíssimas canções e os alunos da sala 2, matutino, apresentaram o teatro “Os ovos de chocolate”.

Tais acontecimentos contribuíram para trazer mais alegria e contentamento ao ambiente escolar da E. E. P. T. N.. Agradecemos de coração ao empenho e dedicação de todos que de alguma forma colaboraram para a realização deste dia especial. 

Confira algumas fotos:

















segunda-feira, 9 de abril de 2012

Gincana Comemorativa aos 25 anos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

Foi realizada na quarta-feira, 04 de abril de 2012, a “Gincana Comemorativa aos 25 anos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves”, organizada pelas especialistas e direção da escola. Participaram os alunos dos turnos matutino e vespertino distribuídos em 13 equipes concorrentes, identificadas por cores diferentes e tendo como responsável o respectivo professor coordenador. A equipe julgadora foi constituída da comissão organizadora e dos funcionários da secretaria da Escola.


O evento consistiu na execução de nove provas pré-estabelecidas e duas provas surpresas. Algumas das provas foram: arrecadação do maior número de gibis, melhor grito de guerra, trazerem maior número de pessoas que fazem aniversário no mesmo dia da Escola, homenagem aos ex-funcionários, melhor caracterização de funcionários, melhor paródia enfocando os 25 anos da Escola, maior número de modelo de uniformes antigos, maior número de alunos que concluíram o nono ano na Escola em 2007 e maior número de alunos que estudaram na escola no ano de sua fundação (1987).

A turma vencedora foi a equipe laranja, formada pelos alunos da sala número 8 (matutino e vespertino). Como prêmio eles receberão um passeio patrocinado pela direção da escola à cidade de Montezuma, MG, onde terão a oportunidade de conhecer (e aproveitar) as famosas fontes termais existentes no clube da cidade.

Parabéns ao empenho de todos na realização de mais um grandioso evento da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.







terça-feira, 3 de abril de 2012

INCLUSÃO EDUCACIONAL - TODOS PODEM APRENDER

Cristiane Meireles de Oliveira*

A inclusão escolar é um processo de adequação das escolas públicas e particulares (em parceria com as famílias, os alunos e a sociedade) para que todos os alunos possam receber uma educação de qualidade, independentemente de etnia, gênero, idade, situação socioeconômica, deficiência e/ou demais necessidades específicas.

Para isso, as instituições de ensino precisam adaptar suas instalações físicas, dispor de recursos e capacitar os profissionais. É necessário adaptar o currículo de acordo com as especificidades e potencialidades de cada um. Não basta que o aluno esteja na sala de aula, cada um tem forma e ritmo de aprendizagem diferente quão são respeitados em uma sala de aula inclusiva, proporcionando aos professores o desenvolvimento de habilidades e estratégias educativas adequadas às necessidades de cada um.

A aluna** do 5° ano do Ensino Fundamental aprende os mesmos conteúdos em todas as disciplinas com uma linguagem simples. O objetivo da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves é buscar a melhoria da aprendizagem com a finalidade de abrir portas e promover mudanças, inclusive no que diz respeito ao que é aprender e ao que é ensinar.

A Escola desenvolve um trabalho de qualidade para os alunos nas diferentes áreas do currículo, promovendo a inclusão escolar. Trabalhamos com o intuito de aperfeiçoar cada dia mais os aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais. Por isso construímos uma escola inclusiva, aberta a múltiplas relações, incluindo todos os processos que contribuem para a formação e a socialização dos alunos.

Além das técnicas e recursos específicos de cada área, fazemos uso de um roteiro de observação que permite a coleta de informações relevantes a respeito do estilo de aprendizagem, a forma peculiar pela qual o aprendiz se aproxima de uma situação de aprendizagem. O cérebro pode captar e reter informações ou conhecimento, utilizando formas diversificadas como o ver, o ouvir, o fazer ou o refletir.

A maneira de mediar os recursos, as estratégias e os métodos utilizados pelos profissionais, em alguns casos, não favorecem a forma como os alunos se apropriam do conhecimento. Descobrir como se aprende pode ser a chave para o sucesso dos alunos.

Todos podem aprender, só precisamos ter paciência e descobrir a melhor estratégia para o sucesso do aprendiz.
__________________
*É educadora na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. É habilitada em Normal Superior e Pedagogia, pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia, Deficiência Mental, Alfabetização em Libras e Braille, Letramento em Libras e Braille e Docência do Ensino Superior. Atua como professora da Sala de Recursos Multifuncionais e Especialista em Educação.

** Na  E.E.P. T. N. além da professora regente da turma, a aluna Maria Educarda, do 5º ano, portadora de síndrome de Down, é acompanhada diariamente pela professora Cristiane. Na Escola há também a professora Katiane, que acompanha diariamente o aluno Jhone, do 6º ano, portador de deficiência auditiva.