segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESCOLA PARTICIPA DO II CONCURSO CULTURAL ARRUDA

No domingo, 13 de junho de 2010, o diretor-presidente do Tempero Arruda, esteve presente na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves a fim de premiar os vencedores do II Concurso Cultural Arruda, com o tema “Copa do Mundo, Alegria e Produtos Arruda: Com os produtos Arruda o gostinho da vitória fica ainda mais irresistível”.

A Escola participou de ambas as categorias, “Ilustração” e “Redação”.

Na categoria Ilustração, foi classificado em primeiro lugar o aluno Iandro Rafael Ferreira (quint ano), que ganhou como premio um kit de pintura. Em segundo lugar ficou o aluno Wellington Alves da Rocha (quinto ano), que recebeu um kit de brinquedos educativos. E em terceiro lugar ficou o aluno Peterson Alves dos Santos (quarto ano), que ganhou uma cesta de guloseimas.

Já na categoria Redação, o primeiro lugar foi para a aluna Lorena Lauany Santos Miranda (nono ano). Como premio ela recebeu uma bicicleta. Em segundo lugar ficou a aluna Patrine Alves dos Santos (nono ano), que ganhou um kit esportivo. E em terceiro lugar ficou a aluna Bruna Rodrigues Vieira (sexto ano), que recebeu um kit escolar.

Ainda na ocasião, os professores orientadores receberam kits com produtos Arruda e bonés foram sorteados entre os presentes.

Independentemente do resultado final, parabéns a todos os alunos que participaram do evento, demonstrando muita criatividade tanto nos desenhos como na produção de textos.

sábado, 17 de julho de 2010

Fechamento primeiro semestre 2010

"Há momentos na vida em que a questão de saber se alguém pode pensar de um modo diferente de como pensa e sentir de um modo diferente de como sente é indispensável para continuar observando e reflectindo".

M. Foulcault

Por acreditarmos que os educadores precisam constantemente refletir a sua prática pedagógica a fim de que mudanças positivas possam ocorrer, o fechamento do primeiro semestre do ano letivo de 2010 da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, Minas Gerais, foi feito por meio de uma Reunião (com todos os funcionários da Escola) marcada por atividades como café da manhã, leitura e reflexão de mensagens, planejamento para a volta as aulas em agosto e para a semana do estudante, avaliação do primeiro semestre, discussão de propostas para o segundo semestre, almoço e sorteio de brindes.

Foi apresentado também um vídeo contendo uma série de fotos (produzidas no dia-a-dia da Escola) destacando talentos dos servidores de todos os segmentos da instituição. O vídeo já está disponível no Youtube, no Orkut da Escola e também aqui no blog.

Você está convidado a assisti-lo e postar seu comentário. Apreciamos muito ouvir as opiniões dos nossos leitores. 



sábado, 10 de julho de 2010

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES ENSINA A APRECIAR MÚSICA CLÁSSICA DE UMA FORMA CRIATIVA E DIVERTIDA


A partir do mês de julho de 2010, nas aulas da disciplina Iniciação Musical, do professor Fabiano Alves Pereira, os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves têm tido a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre música clássica de uma maneira dinâmica e prazerosa por meio da apreciação de obras clássicas consagradas, desenhos animados, filmes, relatórios e debates posteriores.

A estratégia didática começa com uma aula de relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutam ao som do piano, obras consagradas de Mozart, Bach, Beethoven, Chopin e por fim, a Rapsódia húngara n.º 2 de Franz Liszt.

Nas aulas seguintes, os educandos assistem a quatro desenhos animados. Os dois primeiros possuem como trilha sonora a Rapsódia húngura n° 2, de Franz Liszt. Durante a execução do primeiro desenho (The Cat Concerto – Tom e Jerry), o professor solicita aos alunos que relatem por escrito como funciona um piano¹.

No segundo desenho (Concerto na Marra – Pica-Pau), o professor faz pausas durante a apresentação para que os alunos tetem identificar cada um dos instrumentos musicais apresentados.

No terceiro desenho (Miniaturas Musicais – Andy e Pica-Pau), sobre a biografia de Chopin, onde são executadas peças do mesmo, o professor faz também pausas durante a apresentação a fim de comentar acontecimentos importantes ocorridos na vida do músico.

No quarto desenho (The Band Concert – Mickey e Donald), onde se executa a William Tell Overture, os alunos relatam por escrito como funciona uma orquestra (qual é função do regente, que tipos de instrumentos podem existir, que instrumentos possuem som grave, que instrumentos possuem som agudo,etc).

Em continuidade ao processo de aprendizagem, os educandos aprofundam seus conhecimentos sobre biografias de alguns músicos clássicos por meio de leitura e interpretação de textos contidos na “Apostila de Iniciação Musical”.

Por fim, a turma assiste a um filme biográfico sobre algum dos músicos estudados (sobre Mozart, o filme “Amadeus”, sobre Chopin, o filme “A Noite Sonhamos", sobre Beethoven, o filme “Minha Amada Imortal”) e apresenta um relatório sobre o mesmo.


THE CAT CONCERTO²

É um curta de animação e 29º animação da série Tom & Jerry, produzido em cores em 1946 e lançado em 1947 pela Metro-Goldwyn Mayer. A animação foi produzida por Fred Quimby e dirigida por William Hanna e Joseph Barbera, com supervisão musical de Scott Bradley e animação de Kenneth Muse, Ed Barge e Irven Spence. Foi vencedora do Oscar de melhor curta de animação em 1946. Em 1994, após uma votação de profissionais da indústria de animação, foi eleita para a listagem 50 Greatest Cartoons na posição número 42.

CONCERTO NA MARRA

É mais um desenho hilário do Pica- Pau (1954) onde ele é afinador de pianos. Surpreendido, se torna refém de um ladrão de bancos que se esconde dentro de um piano. Pica-Pau é obrigado a tocar e fica impossibilitado avisar um guarda atrapalhado sobre o esconderijo do ladrão.

MINIATURAS MUSICAIS

É uma série de filmes de curta-metragem da animação, 6 no total, produzidos por Walter Lantz Productions, de 1946 à 1948. A base original dos desenhos são histórias orientadas por música, com a ação dos personagens acontecendo sincronizadamente com a música tocada durante o enredo do filme, que é geralmente uma orquestra sinfônica. Diferentemente da série Swing Symphonies (uma outra série de desenhos animados baseados em música produzidos por Walter Lantz), os desenhos da série Musical Miniatures foram todos baseados em música clássica, enquanto que os da série Swing Symphonies usam músicas mais de estilo boogie-woogie e jazz. Outra diferença é que nos desenhos da série Musical Miniatures aparecem personagens famosos de Lantz, como Andy Panda, Pica-Pau e Leôncio, enquanto que na série Swing Symphonies isso quase não ocorre.

O Trabalho de Walter Lantz e sua equipe dirigida por Dick Lundy, com enredo escrito por Ben Hardaway e Milt Schaffer, a animação de La Verne Harding e Les Kline, produção musical de Darrell Calker, e, para isso, contando com o inestimável apoio de dois pianistas, Saidenberg e Rebner, foi concluído em 1947 e inspirado no filme de 1945, sobre a biografia de Chopin, produzido pela Columbia Pictures SONG TO REMEMBER (A NOITE SONHAMOS).

Mesmo que o próprio Lantz, não tivesse declarado a alguns amigos sua intenção de viabilizar um desenho estrelado pelo Pica-pau e Andy Panda baseado na película, ele deixou rastros muito nítidos que inspiraram a sua produção.

Primeiro, pode-se observar que as obras executadas pelos protagonistas da película, são predominantemente aquelas mais destacadas no filme, com exceção da abertura do desenho (Polonesa Militar- Op40 n.º1) e a terceira musica executada (3. Ecossaisses Op.72 n.º3).

Segundo, as outras musicas, são a rigorosamente as que tiveram mais destaque no filme, tendo apenas a inversão na ordem entre a Fantasia Improviso- Op 66 e a Polonesa Heróica, Op 53.

Terceiro, o solo a quatro mãos da Polonesa Heróica executado por Andy e Pica-Pau, foi inspirado na cena do filme quando Chopin encontra-se com Listz e os dois executam em perfeita harmonia a referida obra de Chopin, então, recém chegado a Paris.

Quarto, a execução da Fantasia Improviso-Op 66, no filme, representou o desrespeito dos ouvintes na sala de jantar do Duque da cidade de Chopin, posto que enquanto, Chopin a executava com maestria, os presentes só estavam preocupados em encher seus estômagos e bater talheres, a resposta de Lantz, como crítica à atitude dos participantes do jantar, teve como vitima um dos ouvintes que tentava abrir um pacote de guloseima que acabou colocado em grilhões pelos outros presentes, pois o mínimo barulho estava perturbando a apreciação da musica executada.

Quinto, a obra, por final apresentada no desenho (Scherzo n.º 2), teve seu enredo inspirado em um comentário jocoso feito por um dos colaboradores de Lantz, Schaffer, quando junto a outros da equipe, que lembravam da cena do filme onde tal obra era executada. Nela Chopin executava tal obra em total escuridão, sem que os presentes soubessem que era ele que estava ao piano, quando quase ao final da sua apresentação, uma mulher entra na sala onde ele tocava, com um candelabro repleto de velas acesas, o qual, colocado sobre o piano, iluminou o ambiente revelando para a surpresa de todos, Chopin ao Piano. O Referido colaborador referiu-se mais ou menos assim para o grupo: -... Vocês já imaginaram o tamanho do incêndio se ela escorregasse e deixasse aquelas velas caírem...

Sexto, poderíamos dizer que tal colaborador, não esteve longe da verdade, pois durante as gravações do filme, durante as tomadas da referida cena, quase ocorreu um incêndio de verdade nos estudios da Columbia Pictures. O motivo; um dos encarregados da cenografia, que se encontrava ligeiramente alcoolizado, iniciou um principio de incêndio quando no set de gravações, após ter acendido e fumado um cigarro, antes de iniciar uma das tomadas, anunciada pelo diretor do filme, lançou-o aceso para uma lata que estava cheia de pedaços de filme e papéis, começando daí o principio de incêndio que, após o susto, foi rapidamente controlado e debelado pelos presentes.

Sétimo, as cenas de sofrimento do Andy executando sem parar essa musica, enquanto tudo, inclusive o piano, queimava a sua volta, foi tambem inspirada nas cenas finais do filme, onde Chopin doente, espelhando sofrimento, não deixava de expressar seu virtuosismo.

Outros rastros de inspiração podem ser perscrutados por quem se debruçar em comparações com os dois trabalhos artísticos, os quais, em cada um de seus espaços, são e serão fantásticos. Bravo!!!

THE BAND CONCERTO

É um famoso desenho animado da Walt Disney, produzido em 1935, em que Mickey Mouse é o regente de uma orquestra.

A orquestra do Mickey tem a seguinte programação: Goofy ( clarinete ) e um caráter semelhante ( Gideon cabra ?) ( trombone ), Clarabelle Cow ( flauta ), Horace Horsecollar ( percussão ), Pedro Pig ( trompete ) e Paddy Pig ( tuba ).

A orquestra está executando a William Tell Overture , mas, em seguida, Pato Donald (em sua terceira aparição em um desenho animado Mickey) aparece vendendo sorvete. Uninvited, Donald leva a sua flauta e distrai a banda tocando na Turquia no Straw . Mickey tenta se livrar de Donald, destruindo a sua flauta, mas despeja o Pato tem abundância de flautas substituição à mão. Uma abelha mischievous também perturba Donald e do resto dos músicos.

Como o desenho continua, banda Mickey joga "A Tempestade" a partir da abertura que, aparentemente, convoca um tornado real, levando a platéia e Donald a correr por suas vidas. Donald acaba sendo trançadas em um par de árvores. Apesar de ser varrida para o ar, a banda continua a jogar de qualquer maneira, mesmo apesar de ser arremessado contra uma árvore. Donald joga " a Turquia na Palha "novamente com outra flauta, terminando a nota final após o outro membro da banda lança uma tuba em cima dele.

A versão do Guilherme Tell Overture desempenhada neste cartoon é um pouco abreviada. Também é notável por ser jogado fora de ordem, começando com o Lone Ranger Finale, continuando com o des Ranz Vaches "Daybreak" movimento ", e terminando com o Prelude e movimentos como o Storm escurecer o céu e o furacão varre os músicos para o ar .

O cartoon é um dos mais conhecidos do Mickey e notável por ser o primeiro oficial filme de Mickey Mouse em cores . (Ele já havia aparecido em cores nos dois minutos de curto Parade of Award Nominees o (1932), que nunca foi destinado ao público em geral.) É um dos mais conhecidos Diz-se que quando o maestro Arturo Toscanini na primeira vez que viu o desenho em um cinema, ficou tão encantado que correu até a cabine de projeção e perguntou o projecionista para executá-lo novamente.

Em 1994, foi votado em três das 50 melhores desenhos animados de todos os tempos pelos membros do campo da animação (que foi também o desenho da Disney só para acabar no top 10 da lista). Além disso, de acordo com Leonard Maltin , em um comentário para este filme quando foi incluído em um dos Walt Disney Treasures , The Band Concert foi refeito (um pouco) anos mais tarde como Symphony horas .

No desenho da guerra de 1942, todos juntos, Mickey e sua banda inteira do cartoon é visto no desfile.

No jogo de vídeo na área da Disney Castle Garden em Kingdom Hearts II , há uma topiary escultura de todos os personagens da banda além de Mickey, Donald e Pateta.

A Concert Band também foi a base, e o título do nível secreto no jogo, Mickey Mania : As Aventuras de Mickey Mouse Timeless (para Super Nintendo , Sega Genesis , Sega CD e PlayStation (como Mickey's Wild Adventure ).

Este desenho também foi a inspiração para o Walt Disney World Resort Magic Kingdom show de PhilharMagic Mickey .

O curta foi um dos muitos apresentados no 50° aniversário do Pato Donald.

O Concerto da Banda é o tema principal para a nova atração, Silly Symphony Swings no Disney's California Adventure.

MOZART

Compositor austríaco (1756-1791) Representa, com Haydan, o ponto culminante da música no século XVIII; com Bach e Beethoven, a mais pura expressão do gênio musical. Exemplo notável de precocidade criativa: aos 3 anos de idade recebia lições de piano, ministradas pelo pai; aos 4 fez sua primeira composição; aos 7 tocava órgão, cravo e violino. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos 6 anos na Universidade de Salzburgo. Mozart escreveu mais de 600 composições. Aos 35 anos de idade, minado pela tuberculose, sofreu um ataque de paralisia, vindo a morrer no dia seguinte. Morreu na mais extrema miséria e foi enterrado em vala comum.


BACH

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na região alemã da Turíngia. Descendente de uma linhagem de músicos de talento foi educado por um irmão mais velho e tornou-se violinista e organista. Em 1717, foi nomeado diretor da orquestra do príncipe Leopold Von Anhalt, em Kothen. Bach foi um dos primeiros- senão o primeiro- compositores de concertos para instrumento de teclado e orquestra, assim como o primeiro a utilizar o cravo para a execução de uma das partes melódicas em música de câmara. A imensa obra composta por ele representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais das gerações precedentes, além de ter levado a sistematização dos princípios tonais que dominaram a música ocidental até o final do século XIX. Bach morreu em Leipzing em 1750, praticamente cego. Sua perda foi lamentada como a de um grande organista e cravinista e não mereceu mais que uma ligeira nota de falecimento.

BEETHOVEN

Compositor alemão (Séc. XIX), de remotas origens flamengas, filho de um músico boêmio que o quis amestrar, quando criança, para explorá-lo como menino prodígio. Descrito como o maior do século XIX, sua influência superou a de qualquer outro compositor. Autor de obras grandemente valorizadas como a 9° Sinfonia e Pour Elize. O mais importante a destacarmos a é que Beethoven era surdo. Essa doença, embora a maldição de sua vida ajudou-o providencialmente a alcançar as alturas de uma música abstrata, além de toda beleza sensorial. Morreu com apenas 57 anos de idade, deixando uma enorme contribuição para o mundo da música³.
______________________
¹Mais de 200 cordas de aço paralelas, bem esticadas, produzem 88 notas. As cordas curtas e finas, que vibram rapidamente, produzem notas altas, enquanto que as cordas grossas e compridas, muitas vezes recobertas de cobre, produzem notas baixas. Todas, exceto as notas mais baixas, são produzidas por duas ou três cordas afinadas em uníssono.

Quando o pianista pressiona uma tecla de piano (1), alavancas acionam um martelo almofadado que bate em uma ou mais cordas daquela nota da tecla para logo em seguida se afastar. Manter o dedo na tecla faz com que a corda continue a vibrar e o som acaba aos poucos. Quando o pianista tira o dedo da tecla (2), um abafador vai de encontro à corda para silenciá-la. Se o pedal direito (pedal forte), na base do piano, é pressionado, mantém todos os abafadores afastados e permite que notas sucessivas enriqueçam umas às outras.

As cordas passam sobre pinos de madeira, chamados de cavaletes (3), fixos à tábua de ressonância de madeira (4), que vibra afinadamente e intensifica muito a força e a ressonância das cordas. A caixa de madeira adjacente atua como caixa acústica, para aumentar o volume.

As cordas são ligadas a uma estrutura de ferro fundido por pinos (cavilhas) de aço (5). A estrutura de um piano de cauda precisa ser forte o suficiente para suportar a tensão de mais de 30 toneladas criada por todas as cordas esticadas.  (Fonte: http://www.watchtower.org/t/20040708/article_01.htm)

²Com exceção de "Concerto na Marra - Pica-Pau", as informações sobre os desenhos animados foram extraídas da Wikipédia.

³As informações sobre Mozart, Bach e Beethoven, foram extraídas da seguinte fonte: PEREIRA, Fabiano Alves. Apostila de Iniciação Musical - Vol. I, 3ª ed. 2010, p. 39.

terça-feira, 6 de julho de 2010

O QUE A SAGA CREPÚSCULO ENSINA SOBRE PAIXÃO, VIRGINDADE E ADOLESCÊNCIA

LUÍS ANTÔNIO GIRON*

Morrer ou morder, eis a nova questão. A Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, arrancou o nada das entranhas da metafísica. A obra nos adverte que o espírito e o amor se sobrepõem à vida. Ensina que tudo vale a pena se a dentada não for pequena. De súbito, encontramo-nos todos em plena selva em uma batalha em que ninguém cogitava participar, insitintos contra a alma, acaso versus transcendência. Há uma criatura controladora a vigiar cada movimento, censurando nossas fraquezas. Eu não confio nesse vampiro pálido cujas faces pálidas de lorde Byron ocultam o ímpeto de um déspota oriental. Byron aparentemente se sacrificou à liberdade. Edward preconiza a escravidão da alma. Não gosto de Edward (Robert Pattinson), mas minhas filhas o amam. O garoto-morcego da franquia bíblio-cinematográfica veio para ficar e oficiar o rito de passagem dos adolescentes que, ao adentrarem na idade adulta, aconselha, devem se comportar como bons cidadãos, de preferência no outro mundo. O que, então, Crepúsculo tem a ensinar sobre a vida?

Vamos responder à questão de forma pausada e racional. Comecemos pela novidade. A terceira parte da série, Eclipse, estreia cercada de segredos de polichinelo e excitações forçadas. Gente acampou em Los Angeles para a avant-première da terceira parte da adaptação cinematográfica da tetralogia – tetralogia que, por razões do enorme sucesso da franquia, tornou-se pentalogia no cinema. Por aqui, centenas de espectadores fantasiados de vampiros e lobisomens enchem as salas de projeção. Até os mais velhos aderiram, como procuramos mostrar na reportagem de Época. Descobrimos mulheres de mais cinquenta anos levadas por suas filhas a esperar nas longas filas para assistir ao filme. A culpa não é das senhoras, mas desta nossa cultura da banalidade, do ridículo e da anulação da esperança. Restam seres fantásticos para alimentar o escapismo do público. Isso demonstra também que há um nicho de mercado a ser explorado: as consumidoras neovirgens, aquela fatia de mulheres que anseia pela restauração de uma inocência irremediavelmente extraviada. As virgens de cinquenta anos são insaciáveis em sua busca pelo príncipe encantado, pelo sonho jamais cumprido.

Os vampiros vegetarianos (legenda: que não bebem sangue humano) e suas donzelas casadoiras estão mudando o modo como os jovens, adolescentes, adultos e anciãos encaram a realidade e produzem seus enredos fantásticos. Parece que a atual geração regrediu centenas de anos na cadeia evolutiva dos usos e costumes amorosos. Muito já se especulou sobre as razões profundas que levam os consumidores, em especial as adolescentes, ao fascínio pelo vampirismo. O sangue simboliza o ato sexual. Seu derramamento, a reafirmação da submissão feminina. Crepúsculo aparentemente inverte os sinais e transforma a vítima em sujeito ativo. A heroína Bella, vivida no cinema por Kristen Stewart, assedia sexualmente o vampiro, que tenta escapar de seus braços. E isso mais uma vez acontece em Eclipse. Edward reafirma seu amor por ela, garantindo-lhe a pureza. Esta deverá ser maculada apenas após o casamento. Num lance de xadrez genial, o vampiro recua um cavalo para atrair sua presa ao cheque-mate. Conhecedor da índole feminina, Edward sabe que, ao se esquivar, fará sua vítima cair na armadilha de modo inevitável.

Eis a jogada: Bella se julga a dona de seu destino, mas não passa de uma presa fácil. Entrega sua vida a Edward para que assim, no além-túmulo, ele possa realizar seus desejos. O tão sonhado ato sexual consigna a submissão da jovem. Sabemos que eles consumarão o ato mergulhados nas águas de Angra dos Reis, no quarto volume da série, e que Bella engravidará de um perigoso bebê vampiro, que fará seu útero quase explodir. O último volume da “saga” conta as agruras de uma mãe com medo de perder o filho e ser obrigada, supremo pecado, a abortar.

O paradoxo é que Bella só se realiza como mulher no instante em que morrer. Ela já não possui sangue nem coração. É uma morta-viva esvaziada de todos os seus fluidos vitais. Encontra-se condenada à vida eterna, a assistir ao desfile dos seres e desejos alheios pela entediante passarela da História. Como, então, poderá sentir luxúria? Ou pior: como conseguirá atrair um vampiro antigo como Edward, que já viu essa cena se repetir milhões de vezes? Ela própria cultivará sentimentos e desejos sub specie aeternitatis? Talvez não, porque ela terá de sorver sangue para manter a perpetuidade de seu ser.

Sangue de animais ou de seres humanos, não importa quando a não-vida está em jogo. Até no universo dos espíritos as ideis de Charles Darwin vigoram, pois há uma luta pela sobrevivência das espécies sobrenaturais, e assim também elas, como as espéceis terráqueas, são passíveis de evolução. De acordo com a mitologia de Stephenie Meyer, os vampiros se civilizaram em 1918, quando o doutor Carlisle Cullen salvou doentes terminais de influenza espanhola. Transportou-os de maca até o mundo eterno, mordendo-lhes as jugulares, para que se tornassem a um só tempo vampiros e membros de seu clã. Assim surgiu Edward, mantido intacto em seus 17 anos de 1918, com direito à mentalidade conservadora de então (como se naqueles tempos não houvesse a ousadia de Picasso e dos dadaístas, entre outras audácias comportamentais). Por isso ele age como o guardião da virgindade de sua presa. As leis do sexo vampiro são simples: ou você morde, ou morre. Não existe a dicotomia hamletiana “ser ou não ser”. Ser não importa. Não há ontologia no outro mundo, nem anseios de crescimento interior. Ser é igual a morrer. O que vale mesmo é não ser. E, não sendo, morder o maior número de vítimas possível.

As lições da Saga Crepúsculo são simples. Edgard e Bella demonstram que a vida se revela inútil e que a eternidade é preferível, embora não acene com um mar de rosas. A eternidade, caso os consumidores puderem atingi-la, compreende um oceano de sangue. Quanto mais o vampiro beber de seu conteúdo, mais sedento ficará.

(Luís Antônio Giron escreve às terças-feiras)

____________
*Editor da seção Mente Aberta de ÉPOCA, escreve sobre os principais fatos do universo da literatura, do cinema e da TV

domingo, 27 de junho de 2010

SEXUALIDADE E AFETIVIDADE


Nádia Golçalves de Sousa*

Sexualidade que se aflora
Com ela o impulso, o desejo
Impulso para o novo
Desejo pelo outro, desejo por si mesmo
De se sentir bem, desejável, atraente
São transformações bruscas, esperadas
Mas imprevisíveis
O confronto: Você, o meio e o outro
Relacionam-se por conversas, idéias, atitudes
É a sexualidade a todo vapor
Mas espera, pare e pense
Seu próximo passo pode decidir todo o resto
O compromisso consigo e com o outro
O respeito a si e ao próximo tem que existir
Cuide-se! Preserve o que há de mais importante
VOCÊ e o PRÓXIMO
Previna-se!
Xô doenças! 
Xô promiscuidade!
Xô gravidez perece!
Ame-se!
Com amor tudo se constrói.
_______________________
* Professora da disciplina Ciências na Escola Escola Estadual Presidente Tancredo Neves

domingo, 20 de junho de 2010

Arraiá do Tancredo 2010



Barraquinhas, quentão, chá de amendoim, pipoca, canjica, quadrilhas, fogueira e muita animação fizeram parte da festa junina da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves no último domingo, 13 de junho de 2010.

  O “Arraiá do Tancredo” contou com recorde de público em relação aos anos anteriores.  O ambiente estava muito agradável com decoração impecável que buscou relacionar as festas juninas com a Copa do Mundo 2010.


Parabéns à todos os funcionários que contribuíram para o grande sucesso do Arraiá do Tancredo 2010.






OB.: As fotos do evento estão disponibilizadas no Orkut da Escola (eeptancredoneves@hotmail.com).

sábado, 19 de junho de 2010

Alunos participam da Festa de Santo Antônio

* Do Blog do Professor Levon do Nascimento

Na abertura da Festa da Comunidade de Santo Antônio, no Bairro Vila Formosa de Taiobeiras, em 9 de junho, os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves fizeram duas apresentações artísticas. Uma pelo Coral Cantarte, regido pelo Professor Fabiano Alves Pereira; outra pelo grupo "Violão, Meu Sonho", sob coordenação do Professor Nilson Rodrigues.

O Coral Cantarte e o Projeto "Violão: Meu Sonho" já são destaques do cenário musical, artístico e cultural de Taiobeiras, participando de vários eventos em todo o município e em outras cidades.

Parabéns aos nossos jovens e dedicados alunos-artistas e aos seus professores-instrutores.

A Festa de Santo Antônio se estendeu até o domingo, 13 de junho. Neste ano, a Comunidade Santo Antônio celebrou os 75 (setenta e cinco) anos de fundação da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras e o 100 (cem) anos de criação da Arquidiocese de Montes Claros.

Salário dos Professores de Minas Gerais

* Levon do Nascimento

Os servidores públicos da Educação estadual de Minas Gerais, ao observarem seus contracheques na versão on line, na manhã de primeiro de junho de 2010 no site Portal do Servidor, se depararam com o aumento de 10% em seus salários. Na verdade, isto não representa um grande avanço. Pelo contrário, é um sinal de desrespeito às reivindicações da categoria, que almejava o Piso Nacional do Magistério. Ganhavam muito pouco, continuam a ganhar 10% a mais do pouco que já tinham. Em outras palavras, o salário-base mineiro passou de R$ 500,48 (menos de um salário mínino), no caso de um professor iniciante (PEB3A), para R$ 550,53 por uma carga horária semanal de 24 horas.

Como os professores, assim como os médicos, podem ter um outro contrato público (cargo) com carga horária também de 24 horas semanais, poderão perceber por 48 horas semanais o salário-base mensal de R$ 1101,06. Há ainda os biênios, quinquênios e demais gratificações, em decorrência do tempo de serviço dos trabalhadores.

Resumindo: os professores têm curso superior, a maioria com pós-graduação, são os responsáveis pela educação formal dos seus filhos e ganham pior do que muitos auxiliares de serviços gerais (responsáveis pela limpeza) do Poder Judiciário de alguns estados brasileiros.

A situação física das escolas e dos recursos didáticos, a violência escolar e o rendimento do alunado constituem capítulos à parte neste drama. Como a maioria da população ganha menos do que o magistério, não percebe nem fica indignada com os baixos salários dos professores. E como a cultura brasileira é de não valorizar a educação - maldita herança colonial portuguesa, mantida por nossas elites políticas - o povo não percebe que com professores mal-pagos e com extensas jornadas de trabalho inteiramente dentro da sala de aula, também fica comprometido o sucesso pessoal e profissional de seus filhos no futuro, repetindo o ciclo de baixa escolarização, baixos salários e pouca consciência social.

Enfim, tudo o que as oligarquias sempre quiseram. Não custa lembrar o que afirmou o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão, membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia mineira: "Apesar de o orçamento do Estado ter mais que dobrado nos últimos sete anos, passando de R$ 17 bilhões, em 2003, para R$ 40 bilhões, em 2010, os investimentos em Educação caíram de 30% em 2001 para 14% em 2009".

É assim que Aécio Neves e Antônio Anastasia (que se diz professor) tratam a educação e os professores em Minas Gerais, com o pior salário educacional de todos os tempos deste estado. E depois vêm com aquele discurso de que as escolas de Minas são as melhores do Brasil. Se é que já foram, isto ocorreu num passado muito... muito distante do tucanato.

* Levon do Nascimento é professor de História nas redes estadual e particular em Taiobeiras (MG). Seu blog é http://levontaiobeiras.blogspot.com/ . P.S.: Os textos assinados neste blog refletem tão somente a opinião de seus autores. O blog não se responsabiliza pelo teor dos artigos assim publicados.

domingo, 6 de junho de 2010

JEMG 2010


Na semana que passou (1º a 6 de junho), Taiobeiras foi palco da 1ª etapa (microrregional) do JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais), recebendo atletas-estudantes de todas as cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha). Foi uma festa da juventude. A cidade foi tomada pelo entusiasmo e alegria dos alunos das muitas cidades que vieram participar das várias modalidades esportivas.

Parabéns aos meninos e meninas do xadrez de Taiobeiras, que demonstraram muita força e concentração. Aí vão as colocações:

No módulo I feminino, as duas primeiras colocadas foram as irmãs Monyky e Mênyky Rocha Cardoso, ambas alunas do 8º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

No módulo II feminino a vitória foi de Maria Mariana Ferreira Célio, do Colégio Presbiteriano.

Módulo I masculino, parabéns ao primeiro colocado, Fernando Fonseca, ao segundo Jhonattan Silva, da Escola Estadual Dr. José Americano Mendes, e ao terceiro, Erik Vinícius Alves. Fernando e Erik são alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Já no módulo II masculino ficaram em primeiro e em segundo lugares, respectivamente, Vinícius Mendes e Thales Bernardo, do Centro Educacional Beliza Corrêa.

A equipe de futsal da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves também se sagrou campeã da 1ª etapa do JEMG 2010 da sede de Taiobeiras.

Desejamos sucessos a todos na 2ª etapa, que será por macrorregiões do estado.



Fonte: Mãos à Obra! - Publicação Semanal da Prefeitura de Taiobeiras, ano V, nº 185 (30/05/2010 a 05/06/2010).

Fotografias: Professora Elizângela Ruas Barbosa (Escola Estadual Presidente Tancredo Neves).