sábado, 11 de setembro de 2010

Uma reflexão histórica acerca da dominação e discriminação


*Por Fabiano Alves Pereira

Preconceito, dominação, discriminação, exclusão... São todas características inquestionavelmente presentes no mundo atual. No entanto, fazendo uma análise historiográfica, percebemos que tais conceitos não são recentes. São tão antigos quanto a própria humanidade.
         
Fatores como a divisão do trabalho, nascimento do comércio e do dinheiro, surgimento da propriedade privada, do Estado, da guerra e da escravidão, fizeram com que as comunidades primitivas passassem por uma profunda transformação, gerando inúmeras diferenças sociais.


Desta forma, as primeiras grandes civilizações, desde os egípcios aos romanos foram machadas pelos termos mencionados no início deste artigo. 


Com a queda do império Romano iniciou-se a Idade-média que durou cerca de mil anos. Nesse período, inúmeras pessoas foram condenadas e mortas pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição). O Historiador Mario Schmidt descreve a Inquisição nas seguintes palavras: 
Os suspeitos de cometer heresia eram presos e interrogados... os acusados eram torturados até que confessassem (ou morressem de tanto apanhar) Por exemplo, os pés do prisioneiro eram mergulhados dentro de um panelão com azeite, fervendo, palitos eram enfiados debaixo de suas unhas, os mamilos eram arrancados fora com um alicate. Geralmente o acusado berrava de dor e sofrendo muito, acabava confessando inclusive o que não tinha feito[1].
 


O castigo variava desde advertência, a prisão ou mesmo a morte. Dentre tais mortos, estavam milhares de mulheres que associadas a práticas satânicas tiveram como destino a execução na fogueira.[2]  



Avançando um pouco no tempo, chegamos ao século XVIII que com sua Filosofia das Luzes (Iluminismo) trouxe grandes pensadores que defenderam idéias ligadas a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  
           
Infelizmente, tais idéias não impediram que no século XX a Humanidade experimentasse outros momentos onde crueldade e mortes de inocentes fossem efetuadas. Tivemos a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) que matou cerca de 9 milhões de pessoas (incluindo civis, dentre eles pessoas que nada tinham a ver com o confronto como as crianças) e a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) que matou mais de 60 milhões de pessoas (culminando com a explosão de duas grandes bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, fazendo vítimas até hoje. Pessoas estão morrendo vítimas de câncer herdado geneticamente de seus pais e avós. Existem nos tempos atuais milhares de pessoas com problemas e esterilidade, deformações físicas, câncer congênito e outros males consequentes da liberação radioativa de tais bombas).


Nesse século tivemos uma das mais chocantes amostras de discriminação já existente em todos os tempos. Estou fazendo referência ao Holocausto, ocorrido durante o Regime Nazista na Alemanha. Visto que a “raça ariana” era considerada superior, nesse período houve o extermínio de mais de 6 milhões de judeus (além de homossexuais, deficientes, negros e outros).

Para quem tinha boas expectativas quanto ao século XXI, os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001, mostraram que características humanas contrárias a paz e a harmonia infelizmente ainda prevalecem em nossa sociedade.  

Exatamente hoje, 11 de setembro de 2010, completa-se nove anos desde que as Torres Gêmeas caíram. Façamos uma reflexão: Como caminha a humanidade desde então?  

Analise o seguinte: Conflitos étnicos e religiosos são constantes nos noticiários. Além da discriminação racial, que é uma realidade que não podemos negar, percebemos que o valor de uma pessoa é medido muitas vezes pelo que ela possui e não pelo que ela é. No trabalho ou na escola temos de conviver com piadas preconceituosas em relação a loiras ou a portugueses

Torrna-se necessário fazermos uma autoanálise e verificarmos como estamos nos comportando em relação às atitudes que presenciamos no nosso dia a dia. Estamos tratando a todos com a dignidade e respeito que merecem?

Independentemente de cor de pele, condição social, ou qualquer outra diferença, pertencemos a uma mesma família. Nada de “raça negra”, “raça branca”, “raça amarela”, o que existe na verdade são apenas etnias diferentes. Estudiosos atuais concordam que pertencemos todos a uma mesma raça, a Raça Humana. Assim, nunca nos esqueçamos das palavras cantadas pelo coral CantArte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves: “Não importa cor, língua ou nação, perante Deus somos todos iguais”.[3]








* Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, Docênica do Ensino Superior e Arte em Educação pela FINOM, atua como professor das disciplinas Artes, História e Iniciação Musical, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.
[1]              SCHIMIDT, Mário. Nova História Crítica, 6ª Série: Nova Geração, 2005.
[2]              Para maiores informações, consulte “Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras”, escrito em 1488, por dois inquisidores, Heinrich Kramer e James Sprenger.
[3]              Trecho da música “Crianças Iguais”, cantada pelo Coral CantArte, composto por alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.




Avaliação de Iniciação Musical - Projeto Cantarte - Respostas


No dia 10/09/2010, os alunos da Projeto Cantarte, fizeram na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves , uma Avaliação de Iniciação Musical, abordando alguns dos temas musicais trabalhados durante as duas primeiras semanas do curso.

Segue abaixo para conferência as respostas corretas de cada uma das questões:

OBS: as respostas corretas estão na cor azul. Os alunos que tiverem dúvidas, estarei dando tutoria on-line hoje (11/09/2010) por meio do msn: fabianoalvestj@hotmail.com).

AVALIAÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL
 
PROJETO CANTARTE
Prof.: Fabiano Alves
Nome do aluno:__________________________________________

1 Complete os espaços vagos com palavras correspondentes que estão abaixo:

Clave, Harmonia, Pentagrama, Linhas suplementares inferiores, Pauta, Música, Notação Musical, Linhas suplementares superiores, Ritmo, Melodia.

Música é a arte de combinar os sons. Seus 3 elementos básicos são: 1. Melodia é o som que identifica uma musica. 2. Harmonia é a execução de dois ou mais sons ao mesmo tempo. 3. Ritmo é o andamento ordenado dos sons dentro de um determinado tempo.
Notação Musical são todos os elementos usados na escrita musical.
As notas musicais e os outros elementos usados para escrever uma música são colocados numa Pauta ou Pentagrama , que são 5 linhas paralelas e horizontais formando 4 espaços.
Clave é um sinal colocado no inicio da pauta para se dar nome as notas. As notas acima da pauta são colocadas em linhas suplementares superiores e as notas abaixo da pauta são colocadas em linhas suplementares inferiores.


2. Coloque o nome das notas musicais na pauta a seguir:





            
               Mi        Lá      Fá         Re     Sol        Dó        Lá       Fá        Ré         Si



3. Dê o nome dos elementos musicais abaixo:

a) Pauta ou Pentagrama


 
b) Clave de Sol










c) Clave de Fá







 


d) Clave de Dó











4. Coloque o nome de cada uma das partes da figura de nota abaixo:



Cabeça




Haste



Colchete





5. Marque a opção que define melhor o significado da palavra “Acorde”:

a) (    ) É a arte de combinar os sons.
b) ( X) São 3 ou mais notas sendo executadas ao mesmo tempo.
c) (    ) É o movimento ordenado dos sons dentro de um determinado tempo.
d) (    ) É o som característico que identifica uma música

 6. Dê os nomes dos acordes abaixo:

a) D: Ré Maior
b) Fm: Fá Menor
c) C: Dó Maior
d) G# : Sol Sustenido Maior
e) Am: Lá Menor

7. Coloque dentro dos espaços vagos o nome de cada uma das notas do teclado abaixo: (obs.: Tanto as teclas brancas como as pretas):

           Do#           Re#               Fá#          Sol #         La#















      
          Dó         Ré       Mi         Fá         Sol         Lá         Si

8. Complete a escala cromática abaixo com o nome das notas que faltam:

Dó – Do# - Re - RE# - Mi - Fa – Fa# - Sol - Sol# - La – Lá# - Si

9. De acordo com o exemplo (Letra A) coloque os nomes das notas que formam os seguintes acordes:

a. Em = Mi + Sol + Si
b. C = Do + MI + SOL
c. Dm = RE + FA + lA
d. E = MI + SOL# + SI
e. C#m= DO + RE# +SOL
f. F= FA+ LA + DO

10. A regrinha que mostra qual será a 2ª e a 3ª nota de um acorde maior é:

a) (     ) 1 tom + 1 tom e meio
b) (     ) 2 tons + 1 tom
c) (     ) 1 tom e meio + 2 tons
d) ( X ) 2 tons + 1 tom e meio

11. A regrinha que mostra qual será a 2ª e 3ª nota de um acorde menor é:

a) (     ) 1 tom + 1 tom e meio
b) (     ) 2 tons + 1 tom
c) ( X ) 1 tom e meio + 2 tons
d) (     ) 2 tons + 1 tom e meio

12. Desenhe cada uma das figuras de notas, escreva seus nomes e quanto tempo vale cada uma delas.

 
Semibreve - 4 tempos

Mínima - 2 tempos

Semínima - 1 tempo

Colcheia - 1/2 tempo

Semicolceheia - 1/4 tempo

Fusa - 1/8 tempo


Semifusa 1/16 tempo


Desejo uma boa prova a você!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Poesias Musicais


PESSOAS SÃO MÚSICAS

Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, interpretadas. Para tocarem vidas, com a mesma força do instante mágico em que foram criadas, no intuito de alçar vôos e assim, poder vibrar com todas as notas, cumprindo afinal, todo o sentido que a elas foi dado pelo “compositor”.

Pessoas têm que fazer sucesso,
Mesmo que não estejam nas paradas,
Mesmo que não toquem no rádio,
Mas que toquem no coração.
Pessoas são músicas como você.
Somos compositores da melodia que nos embalam.
Sua nota ficará em nossa história.

Agora é a sua vez! Use toda a sua criatividade e produza uma poesia sobre “Música”


O SABIÁ

Canta canta sabiá no meio do pomar
Canta de manhã e no jantar.

Canta canta e nunca vou te aprisionar
Canta na laranjeira e no jequitibá.

Nunca vou me esquecer de você meu lindo sabiá
Ficarei sempre contente, sonharei com seu cantar.

Nailde Alves Pereira

AQUELA MÚSICA


Pensei naquela música do fundo do meu coração
Aquela música que sempre toca no meio da manhã.

Expresso através dessa poesia que a música faz parte da minha vida
Música aclamativa que explica a história do meu ser.

Adilson Mendes Júnior

A ARTE DA MÚSICA

A música é a arte que tem o poder de mexer com as nossas emoções
Entra no mais profundo da alma, fazendo com que os sentimentos mais belos
Se aflorem com uma linda melodia, capaz de fazer chorar, amar, sonhar...
Isso felizmente é, a arte da música


Icelina de Oliveira Silva

A MÚSICA

Hoje ela faz parte da minha vida
Quando ouço parece que estou voando
Eu sinto a canção, esqueço os problemas
E me divirto sempre cantando.

Cantando eu posso expressar
Sentimentos que fazem delirar
Me leva a ter inspiração
De verdade, a música toca o meu coração.

Com um simples violão
E uma linda canção
Posso fazer milagres
Até mesmo encontrar uma paixão.

Paixão que faz história
História e inspiração
E com isso crio músicas
Músicas me trazem alegria e satisfação.

Jully Arley

MÚSICA

Música, a arte que eu tanto amo
Vivo com ela para onde vou
Não importa o dia, a noite e a hora
Sempre lembrarei que ela conquistei.

Nas horas difíceis lembro que ela nunca me esqueceu
Então pego meu violão
E a ela apresento uma canção.

Música é a minha vida
Sem ela sou como peixe sem água
Homem sem casa
Sol sem calor
Sem ela não tenho amor.

Gérson de Sousa Chaves

O ENCANTO MUSICAL

Música é uma arte de sons
Com ela inspiramos
Com ela sonhamos
Com ela realizamos objetivos.

Música é magia maravilhosa
Capaz de encantar os que estão de fora
Atraindo-os e transformando suas vidas
Sentindo como é gostoso conviver com a arte musical.

Janaína Rosa dos Santos

O QUE É MÚSICA?

A música é uma inspiração
Que toca o coração
São combinações de sons musicais
Que nos faz ter pensamentos especiais

Mais para entender, temos de a teoria aprender 
Melodia, ritmo e harmonia 
Com as notas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI 
Muitas melodias podem fazer sim

E assim conseguiremos na arte crescer 
E o conhecimento só tende a florescer

A música é uma inspiração
Que toca o coração
São combinações de sons musicais 
Que nos faz ter pensamentos especiais.

  Joany Dias Moreira

  CANTE

A música encanta todo aquele que canta
Por isso solte a voz, pois  “quem canta os males espanta”

Assim como a tristeza contagia ,  a música também e traz alegria
Música é arte capaz de afastar a tristeza
Entre em seu mundo e saboreie sua magia e beleza.
Zélia Mendes Martins

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Escola Tancredo brilha no 7 de setembro

 Por Levon do Nascimento*

Mais uma vez a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves brilhou nos desfiles do dia da Pátria (7 de setembro). Neste ano, o tema geral foi "Os ritmos e os sons de um povo chamado Brasil", de autoria do Professor Levon do Nascimento, desta escola. Já o tema da escola foi o "Carimbó", ritmo musical de origem indígena, originário do Estado do Pará.

Texto oficial da escola sobre o "Carimbó"

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves apresenta, neste desfile de 7 de setembro de 2010, quando se comemoram os 188 anos da Proclamação da Independência do Brasil, dentro dos vários ritmos e sons da música brasileira, a dança e a música do Carimbó.

“O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, misturou-se e recebeu outras influências, principalmente do povo negro. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém e na Ilha de Marajó, no Estado do Pará, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o calipso.

Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de "curimbó", uma corruptela da palavra Carimbó.

Nos anos 60 e 70, adicionaram-se ao carimbó instrumentos elétricos (como guitarras) e influências do merengue e da cúmbia. O ritmo tornou-se popular no Norte do Brasil e gerou a lambada, que espalhou-se para o resto do mundo.

A formação instrumental original do carimbó era composta por dois curimbós: um alto e outro baixo, em referência aos timbres (agudo e grave) dos instrumentos; uma flauta de madeira, maracás e uma viola cabocla de quatro cordas, posteriormente substituída pelo banjo artesanal, feito com madeira, cordas de náilon e couro. Hoje incorpora outros instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes e saxofones.

Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias de Belém do Pará. De lá se intensificou e tornou-se conhecida por todo o Brasil e até no exterior. Na cidade paraense de Marapanim, o carimbó é bastante cultivado, acontecendo anualmente o ‘Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia’, no mês de novembro.”

Carimbó é ritmo quente, dança frenética, cultura em estado de ebulição. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, com orgulho, desfila e apresenta o Brasil alegre, vibrante e colorido, rumo à total independência cultural, social e econômica de nosso povo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carimbo

Veja as fotografias:
______________
* Sociólogo e professor de História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.

sábado, 4 de setembro de 2010

Projeto Cantarte - Atividades

Página 3 do material de Iniciação Musical

1. Leia atentamente o texto acima, depois explique no caderno usando suas palavras (com letra bem caprichada) por que a música é importante.

2. Por que você está fazendo esse curso? Quais são suas expectativas quanto a ele?

Respostas

"Para mim a música é importante, pois é uma motivação a mais para aumentar a autoestima, colocando em prática a criatividade e a capacidade em desenvolver os verdadeiros talentos que cada um esconde dentro de si por falta de oportunidades. Com essa oportunidade ocupo a mente com grande proveito".

"Estou fazendo o curso com o intuito de aprender e ter noções sobre a música e respectivos instrumentos. Para cada momento ser valorizado, como uma ocasião especial, valorizar um louvor, com uma motivação a mais para quem assiste. As minhas expectativas estão voltadas ao meu desenvolvimento. Sou regente de mocidade em Berizal e aqui em Taiobeiras e me deparo com grande dificuldade, mas com isso aumenta meu desejo em aprofundar no conhecimento das mesmas".

Janaína Rosa dos Santos

“Por que ela nos envolve, atrai, nos motiva e dá autoestima. E os jovens que envolve com música tem pouca possibilidade de envolver com as drogas e a violência. Sendo assim, nos envolver com a música nos livrará das coisas ruins do mundo”.

“Por que é uma oportunidade dos jovens conhecer o que realmente é música. E as minhas expectativas é que isso me ajudará a ter mais conhecimento a respeito da música e ter um futuro bem sucedido”.

Keilane Dias de Oliveira

“O Projeto Cantarte tem como objetivo fornecer a seus participantes tanto conhecimentos teóricos como práticos da linguagem musical. E tendo em vista uma lei que mostra que a música passa a ser obrigatório nas escolas de todo o Brasil, o curso poderá formar professores para a grande demanda que surgir”.

“Tanto para aprender a teoria musical como para a aprendizagem prática com os instrumentos e também pelo certificado que é bem sugestivo”.

Michael David de Oliveira

“Por que é eleva a nossa autoestima e nossos conhecimentos. Faz com que possamos entrar no mundo de idéias e amizade com um ótimo bom humor”.

“Pelo fato que eu a amo. Ter como me qualificar no mercado de trabalho e ter mais conhecimento sobre tudo que eu amo”.

Gérson de Sousa Chaves

“A música é importante porque serve de motivação, eleva a autoestima e é também um fator determinante na personalidade de um indivíduo”.

“Para poder aprender melhor sobre o mundo da música. A minha expectativa é que eu possa realmente aprender e que os ensinos quanto às aulas possam ser bons”.

Icelina de Oliveira Silva

“A música é importante para desenvolver a mente e ter conhecimento teórico. A música cria oportunidade ao jovem par ter alguma capacidade musical”.

“Estou fazendo este curso para ter mais conhecimento da música. Para ter mais teoria e aprender teclado. Que tudo ocorra bem ao fim das aulas”.

Jackson Gomes da Costa

“A música é importante, pois ela treina os sentidos do corpo e ensina a cantar melhor e a ler partitura. E também, de acordo com a lei 11.769 é obrigatória a música nas escolas”.

“Para ter noção dos instrumentos e a teoria da música para futuramente dar aula”.

Ícaro Santana Selis Silva

“A música é importante porque os jovens que se envolvem com ela esquecem de ir para a rua e se envolver com as drogas. A música educa e faz com que o jovem associe com pessoas que tem bom gosto pela música além de criar oportunidades no mercado de trabalho. Eu estou estudando música por quero ter noção sobre prática musical”.

“Estou fazendo este curso porque quero aprender a cantar no ritmo certo e minha expectativa é que eu consiga tocar pelo menos flauta”.

Nailde Alves Pereira

“A música é um fator determinante na vida e na personalidade das pessoas. Serve de motivação e eleva a autoestima. A música deveria estar a muito tempo no currículo escolar. Através dessa disciplina muitos jovens sairiam das drogas, violência e outros vícios. O jovem que convive com um grupo social adquire mais maturidade e reponsabilidade e no futuro pode tornar um grande músico”.

“Estou neste curso porque achei a oportunidade de melhorar a minha aprendizagem na música para no futuro poder ajudar mais jovens a valorizar seu talento através da música. O Projeto Cantarte dá a todos nós oportunidade de ter conhecimento teórico e prático, é tudo isso que quero para passar a outros no futuro”.

Maria Dias de Oliveira

“A música é importante, pois é um fator determinante na personalidade da pessoa, serve de motivação, aumenta a sensibilidade e a criatividade da pessoa. Sem contar que o jovem que se envolve com a música tem muito menos possiblidade de envolver-se com drogas, violência e outros vícios”.

“Para aumentar meu conhecimento musical. Aprender e aperfeiçoar em tudo que for ensinado”.

Luíz Otávio Mini

OBS: Não haverá aula no dia 07 de setembro de 2010 (terça-feira)

sábado, 28 de agosto de 2010

Alunos selecionados para o Projeto Cantarte

Adilson Mendes Júnior

Adrielly Célia de Azevedo

Adrielly Cristina de Freitas

Alessandra Rodrigues de Souza

Ana Maria Moisés dos Santos

André Ferreira de Souza

Andressa Alves de Souza

Anildo de Oliveira

Ariany Maria da Rocha

Cléber Corrêa de Almeida

Éder Nunes Bernardes

Eliana Alves Santana Selis

Felipe Martins Moreira

Francieley Ferreira de Deus

Francielly Oliveira de Sá

Geraldo de Oliveira Leal Júnior

Gerson de Souza Chaves

Géssika Tamires Pereira dos Santos

Ícaro Santana Selis Silva

Icelina de Oliveira Silva

Jackson Gomes da Costa

Janaína Rosa dos Santos

Joany Dias Moreira

Jully Arley Moreira

Karen Mendes Chagas

Keilane Dias de Oliveira

Luíz Otávio Mini

Maria Cristina da Silva Moreira

Maria Dias de Oliveira

Mariana Rodrigues Costa

Michael David de Oliveira

Nailde Alves Pereira

Patrícia Cardoso de Souza

Reginaldo Pereira dos Santos

Sílvia Lorena Furtado Cardoso

Thaynan Leôncio de Freitas

Wesley Lés Costa

Wellison Pereira de Souza

Welton Silveira Mendes

Zélia Mendes Martins

Zilma Corrêa de Oliveira

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, a partir do dia 30 de agosto de 2010, das 18:00 às 22:10 horas, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Perderá direito ao certificado o aluno que ao final do curso tiver menos que 75% de presença e/ou menos que 70% de aproveitamento. Todas as atividades executadas serão publicadas no endereço eletrônico http://www.eeptancredoneves.blogspot.com/ para que os alunos postem comentários interagindo com os demais colegas em forma de fórum.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Inscrições abertas para o Projeto Cantarte

Atenção!


Inscrições abertas para o Projeto Cantarte em Taiobeiras

Curso de Capacitação Musical

Aulas de Teoria Musical, Flauta, Canto, Teclado, Violão e Formação de Coral

Carga horária: 200 horas/aula – Com certificado ao final do curso

Locais de inscrição: Divisão Municipal de Cultura de Taiobeiras, Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (em horário comercial) ou pela internet no endereço WWW.EEPTANCREDONEVES.BLOGSPOT.COM

Número de vagas: 30

Período para inscrições: De 23 de agosto de 2010 a 27 de agosto de 2010

OBS: A lista dos selecionados estará disponível no endereço WWW.EEPTANCREDONEVES.BLOGSPOT.COM a partir das 8 horas da manhã do dia 28 de agosto de 2010

Início das aulas: 30 de Agosto de 2010 – Local: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves – Horário: 18 horas

Valor do curso: Gratuito

Maiores informações com o professor Fabiano Alves – Fones: (38) 9959 1289 / (38) 9185 4295


REALIZAÇÃO:

GOVERNO FEDERAL,

MINISTÉRIO DA CULTURA, PROGRAMA MAIS CULTURA, FUNDAÇÃO

NACIONAL DE ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO

NORDESTE CIDADANIA e SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS

GERAIS

APOIO:
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE TAIOBEIRAS - DIVISÃO MUNICIPAL DE CULTURA - ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
 
Obs: Para efetuar sua inscrição pela internet, responda ao questionário abaixo e encaminhe-o (até o dia 27 de agosto de 2010) ao e-mail fabianoalvestj@hotmail.com .
 

PROJETO CANTARTE

FICHA DE INSCRIÇÃO:

1. Identificação:

Nome:________________________________________________________________________

CPF:__________________________________ Identidade:______________________________

Data de nascimento:____________________ Sexo:_____________________________________

Escolaridade:______________________________________ Endereço:____________________

_____________________________________________________________________________

Telefone fixo:_______________________ Celular(es):___________________________________

2. Já fez algum curso na área de música?_________ (se sua resposta for sim, mencione no espaço a seguir que curso foi e qual foi a duração) ______________________________________________

_____________________________________________________________________________

3. Possui alguma experiência musical prática? (toca algum instrumento? Canta? Já participou de alguma banda, coral ou outro grupo musical?, etc.____________ (se sua resposta for sim, descreva no espaço a seguir sua experiência musical)______________________________________________________

_____________________________________________________________________________


4. Termo de compromisso:

“Estou ciente de que as aulas ocorrerão gratuitamente de segunda a sexta-feira, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, a partir do dia 30 de agosto de 2010, das 18:00 às 22:10 horas (5 horas/aulas diárias) e farei os devidos ajustes necessários em minha vida pessoal a fim de estar presente em todas elas, participando ativamente das mesmas. Estou ciente também de que qualquer informação prestada caso seja inverídica resultará no cancelamento da minha vaga no projeto”.
Local:_________________________________________ Data:____________________


______________________________________________________________________
(Assinatura do candidato)

Conceito e preconceito

* Levon do Nascimento.

Imagine que você está parado na calçada e vê um ônibus passando com alguém à janela a lhe dirigir o olhar. Vocês se observam e o veículo se vai rapidamente, sem dar tempo para a percepção dos detalhes.

Agora você tem apenas a memória daquele instante. E classifica a pessoa que viu como gorda, baixa, antipática, pobre, negra e feia. Parece-lhe gorda, pois o rosto é ligeiramente arredondado. Deve ser baixa, pois não tem porte para ser alta. Tem a expressão fechada, não sorri e a cara é de antipática. Pelo jeito é pobre, pois é passageira de um ônibus velho e não de um carro de passeio. A cor, esta sim, não nega, é negra. Em resumo, é uma pessoa sem graça e feia.

O dia passa. Você se esquece daquela cena. Outro dia chega. E você mais uma vez se encontra na calçada margeando a rua. Ao dar um passo para atravessá-la, tropeça e cai. De repente, alguém lhe dá a mão em apoio para que se levante. Aturdido pela queda e pela vergonha do tombo, rapidamente você aceita o apoio recebido e se esforça para levantar. Seus olhos, em outro instante enigmático, fitam aqueles mesmos de outro dia.

Aquela mesma pessoa do ônibus – não tão gorda como você imagina, um pouco mais alta do que pensa, com um sorriso solidário, expressando uma dignidade que está acima da classe social, negra de fato, sem grandes atributos físicos de beleza, mas com uma rapidez de atitude impressionante, que lhe faz achá-la bela – está à sua frente, a lhe oferecer a mão e a lhe ajudar a se por de pé.

Deus lhe pague! – você diz – entre a dor da queda e a surpresa da nova imagem que avista. É a mesma pessoa. Mas você tem uma realidade nova diante dos olhos. Conversam. A pessoa também se recorda de que lhe vira outro dia. Ela também imagina que você é forte, saudável e ágil. Só então percebe que você precisa de ajuda para se locomover, que seus ossos são frágeis e de que sua saúde é precária.

Cada pessoa vê a outra do seu ponto de vista. A imaginação, muitas vezes mal-treinada pelo desprezo aos valores humanos, tece características irreais sobre os demais semelhantes. Somente o verdadeiro contato solidário é capaz de levar à criação de uma real consciência sobre a identidade do próximo.

* Levon do Nascimento é Professor de História, Bacharel em Ciências Sociais, Escritor dos livros "Palavras da Caminhada" (2006) e "Blogosfera dos Gerais" (2009), além de autor de vários artigos de opinião para jornal e internet. Seu blog é http://levontaiobeiras.blogspot.com/ .