quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CONVITE

“A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral
da personalidade, o equilíbrio emocional e social.”

(Míria Therezinha Kolling)

 Convite

Contamos com a sua visita!
Dia: 23/11/2010
Horário: 16:00 às 20:00
Local: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
Sua presença é muito importante!
Considerando a música como patrimônio cultural da humanidade, como forma de comunicação dos homens entre si e como expressão de sentimentos justifica-se a importância de planejar e executar projetos que ampliem o conhecimento e a interação com o universo sonoro e musical. 

A E. E. Pres. Tancredo Neves Apresenta o Projeto: 
Uma atividade que contribui para a integração social, cultural e artística.

Taiobeiras - 2010

O evento terá como fio condutor vida e obra de autores consagrados da música. Poderão ser apreciadas interpretações de ações, emoções e cenários transcritos em forma de canção, por compositores como: Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Alcione, Sebastian Bach, Mozart, Cazuza, Roberto Carlos, Toquinho, Tom Jobim entre outros.

Levando o público presente a apreciar a evolução musical ao longo da história, mostrando que, a música sempre esteve presente e influente nas sociedades.

Possibilitando analisar as diversas idéias relacionadas às diferenças que caracterizam os inúmeros estilos musicais, à época, aos motivos que levaram à sua criação e aos aspectos sociais.

Retratando a música brasileira mais rica, pontuada por inovações, ritmos e tendências.

A mostra é especial e diferenciada, onde nosso visitante verá a  música exibida com toda a sua força e  se traduzindo em diferentes formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos, pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.


Temas Abordados:

1.       “Os Ritmos do Brasil”
2.     “Brinquedos e Brincadeiras Musicais”
3.     “Os Imortais da Música Clássica”
4.     “Instrumentos Musicais Com Lixo Reciclável”
5.     “Músicos Taiobeirenses”
6.     “A História dos Instrumentos Musicais”
7.     “A História da Música”
8.     Museu Musical
9.     “A Mídia e seu Lixo Sonoro”



Programação:


1.     16h  -  Abertura

2.     16h30min  às 17h30 -   Apresentações

3.     17h30 às 19h30 –
*Visitas aos stands

*Show musical com músicos taiobeirenses

4.     19h30 –
Homenagem aos artistas de nossa cidade pela Gerente Municipal de Cultura de Taiobeiras

5.     20h -  Encerramento

sábado, 13 de novembro de 2010

Mais Cultura: livro Memorial da Juventude de Taiobeiras

Dia Nacional da Juventude em Taiobeiras (2003)
O Projeto Memorial da Juventude de Taiobeiras, selecionado pelo Edital de Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido, edição 2009, está quase pronto.

Proposto por Flaviana Costa Sena Nascimento, esposa do professor Levon do Nascimento, o projeto resgata a memória fotográfica dos grupos de jovens, da Pastoral da Juventude e de outros movimentos juvenis da história de Taiobeiras, num recorte que engloba o período entre 1975 e 2010.

Foi organizado um livro fotográfico relatando a história da juventude taiobeirense. As fotografias são originárias dos arquivos dos movimentos e grupos mencionados acima. Os textos, de autoria do professor Levon do Nascimento. Também há um capítulo escrito pelo professor Fabiano Alves Pereira, relatando a experiência do Cantarte, outro projeto destinado ao público jovem também aprovado pelo Mais Cultura.

O lançamento de Memorial da Juventude de Taiobeiras ocorrerá na sexta-feira, 3 de dezembro de 2010, às 19 horas e 30 minutos, no plenário da Câmara Municipal de Taiobeiras.

Dados técnicos:
Título: Memorial da Juventude de Taiobeiras.
Autores: Flaviana Costa Sena Nascimento e Levon do Nascimento.
Páginas: 132.
Editora: O Lutador (Belo Horizonte).
Edital Microprojetos Mais Cultura (Governo de Minas, Inec, Banco do Nordeste, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: um país de todos).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cerimônia de formatura e 1ª apresentação musical do Projeto Cantarte


É com muito prazer que anunciamos que no dia 29 de outubro de 2010, aconteceu a cerimônia de formatura e 1° apresentação musical do Projeto Cantarte, às 19 horas, na Câmara Municipal de Taiobeiras.

O Projeto Cantarte, contemplado pelo “Microprojetos Culturais - Mais Cultura” foi patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Nordeste Cidadania e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Taiobeiras, Divisão Municipal de Cultura, Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Câmara Municipal de Taiobeiras, Norte Mais FM, Jornal Dia-a-Dia e Jornal Folha Regional.

A turma inicialmente era composta de 30 alunos, tivemos apenas 3 desistências e nenhuma reprovação. Assim, 27 alunos receberam seus certificados e encantaram o público com uma apresentação musical diversificada com músicas regionais e clássicas, com o uso de violões, teclado e flautas.

A mesa de honra foi composta de autoridades locais, representantes do Projeto (Proponente, executor e professores) Um representante dos músicos taiobeirenses (Silvânio Araújo, conhecido como Di Araújo) e um representante dos formandos (Luíz Otávio Mini).

Abaixo colocamos à disposição a fala proferida pelo agora formado Luiz Otávio Mini*.

“Boa noite a todos aqui presentes para a formatura dos alunos do 1° projeto Cantarte da cidade de Taiobeiras. Antes de dizer algumas palavras, gostaria de narrar uma frase muito oportuna para essa ocasião. Diz assim: “a razão cardial de toda superioridade humana, é sem duvida, à vontade. Sempre que um homem aplicar a sua veemência e energia a um fim, ele atingirá seus objetivos, senão conseguirá fazer ao menos coisas admiráveis.” (frase dita por José de Alencar).

Há cerca de dois meses, foi exatamente isso que aconteceu com pessoas que desejavam aprender mais a respeito da música. Foi lançado em nossa cidade o projeto Cantarte com o objetivo de instruir musicalmente o povo taiobeirense. Reuniu-se um grupo de pessoas, mas com um pequeno detalhe, pessoas que tinham pouca instrução musical, mas que tinham a determinação, perseverança e vontade de conseguir cumprir com seus objetivos, sendo naquele momento a capacitação musical de cada um. Portanto, foi lançado o desafio. Os professores teriam a tarefa de musicalizar a todos seus alunos. E mostrar, que com vontade, tudo se consegue. E se conseguiu até muito mais do que o esperado. 

Os alunos desenvolveram-se e algo até então não imaginado ocorreu. Uma pesquisa feita em todo território brasileiro com projetos que estavam em andamento, na mesma ocasião do projeto Cantarte, classificou o nosso projeto como um dos 5 melhores projetos realizados no Brasil, e estava sendo analisado na mesma ocasião mais de 300 projetos. Mostrando que podemos conquistar tudo quando temos vontade e dedicação.

Desde já, em nome de todos os alunos gostaria de agradecer imensamente a disposição e a boa vontade que todos os professores demonstraram para conosco. Para quem ainda não sabe de quem estou falando, vamos apresentar para vocês os professores do projeto Cantarte, são eles: Fabiano Alves, professor de teoria musical e flauta, Junior, professor de teclado e por fim Nilson, professor de violão. Todos são excelentes profissionais. Eles conseguiram transmitir a matéria que estudamos de forma clara e objetiva facilitando ainda mais o nosso entendimento.

Ao falar sobre pessoas que nos ajudaram, que nos apoiaram durante esse curso, não poderíamos esquecer, de alguém tão importante para a musica taiobeirense, de um ótimo compositor que compôs mais 100 musicas e que uma delas será tocada aqui essa noite, não podemos esquecer-nos do senhor Silvanio di Araujo, popular Di Araujo que nos deu uma grande lição de vida e com suas sabias palavras ensinou-nos que: “quem olha para trás e desistie não sabe o tamanho do seu potencial, por isso devemos ir em frente nunca desistir e iremos conquistar o que tanto desejamos”.

E hoje estamos aqui... Preparados para dar o nosso melhor, para mostrarmos que estamos qualificados para ensinar.

Esse curso que hoje estamos concluindo é de extrema importância para todos nós, por que alem de aumentar o nosso conhecimento, nos proporcionou também uma nova janela de trabalho, capacitou cada aluno para ser um ótimo profissional no ramo da musica. E é algo que deve ser valorizado.

Enfim, o projeto Cantarte só trará lembranças boas para todos que o freqüentaram. Houve momentos de estudos sérios? Com certeza. Mas alem disso houve também momentos de alegria, de descontração e brincadeiras. E criamos ali laços de amizades que nunca serão apagados. Por isso, agradecemos do fundo do coração a todos pelas companhias, pelo apoio nos momentos difíceis e por tudo que vivemos durante o curso. 

Talvez muitos estejam pensando que esse é o fim. Mas, não é. É apenas um momento de iniciar novamente. Sonhar alto e pensar em fazer coisas melhores. Como já foi dito pelo eterno poeta Carlos Drummond de Andrade: “por que sou do tamanho daquilo que quero e não do tamanho da minha altura!!!

___________
*Luíz Otávio Mini, concluiu satisfatoriamente os cursos de teoria musical, flauta, teclado, violão e canto, (com carga horária de 200 horas) ministrados pelo Projeto Cantarte, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, MG.

sábado, 23 de outubro de 2010

3ª Avaliação Musical do Projeto Cantarte


Avaliação de Teoria Musical

Professor Fabiano Alves
 
1. Quais são as vozes masculinas?
Baixos, Barítonos e Tenores

 2. Quais são as vozes femininas?
Contraltos, Meio-Sopranos e Sopranos

3. Dê o significado das palavras abaixo:

a)      Extensão: É a quantidade de sons que são alcançados por uma determinada voz.

b)      Timbre: É a qualidade específica que caracteriza uma determinada voz.

c)       Tessitura: São notas emitidas sem esforço e com comodidade por uma determinada voz.

d)      Vozes de corais: São vozes que mesmo sem o estudo do canto, atingem uma extensão de 13 sons.

e)      Vozes solistas: São vozes desenvolvidas pelo estudo do canto, que atingem uma extensão maior que 13 sons.

f)       Semitom: É o menor intervalo entre dois sons que o ouvido pode perceber e classificar.

g)      Tom: É o intervalo entre dois sons, formado por dois semitons.

h)      Escala Diatônica: É a sucessão de 8 sons conjuntos guardando de um para outro intervalo de tom ou de semitom.

i)        Graus Conjuntos: São graus sucessivos, de acordo com sua relação de altura.

j)        Graus Disjuntos: São graus intercalados por um ou mais graus.

k)      Escala Geral: É uma série de 97 sons que são usados na música, para qualquer voz, instrumento ou ruído.

l)        Som: É o resultado da vibração de um corpo sonoro.

4. Dê o nome dos sinais musicais abaixo:

5. Quais são os nomes que recebem cada um dos graus de uma escala:

Tônica, supertônica, mediante, subdominante, dominante, super dominante, sensível e tônica.

 6. O que é Armadura de Clave e qual é a sua principal função?

São sinais de alteração que se coloca no início da pauta para a formação de escalas.  Tem como principal função indicar a tonalidade da peça musical, como também indicar as notas que terão alterações fixas no decorrer de um trecho ou peça musical.

 7. Explique o que são andamentos.

Diz respeito à velocidade com que a música é executada.

8. Quais são alguns dos andamentos:

a)      Lentos: Grave, largo, larghetto, lento e adágio.

b)      Moderados: Andante, Andantino e moderato.

c)       Rápidos: Allegro, Allegrettto, vivace, vivo, preto e prestíssimo.

9. Explique o que são sinais de intensidade e mencione quais são alguns deles.

São sinais que indicam a forma que as notas devem ser executadas. Alguns deles são: Piano, pianíssimo, forte, mezzo voce, morendo, diminuendo e decrescendo.

10. Desenhe e explique para que serve:
       a)      Ritornelo: Serve para retornar a um determinado trecho na repetição de uma peça musical.

       b)      Coda: Indica o trecho que não será executado na repetição.

       c)       Da Capo: A repetição será feita até o final da peça ou até a palavra fim, que pode aparecer no início ou no meio de uma peça musical.

       d)      Al Fine: Marca de onde reiniciará a repetição.

       e)      Dobrado Bemol: Desce a nota 1 tom.

       f)       Bemol: Desce a nota meio tom.

       g)      Bequadro: Anula o efeito do sustenido ou do bemol.

       h)      Sustenido: Sobe a nota meio tom.

                i)        Dobrado Sustenido: Sobe a nota um tom.

11 .     Qual é o ritmo característico das regiões:
     a)      Nordeste: Forró

     b)      Sudeste: Samba

     c)       Centro-Oeste: Chamamé

     d)      Norte: Carimbó

     e)      Sul: Chamarrita

terça-feira, 5 de outubro de 2010

PROJETO “O MUNDO DA MÚSICA”

Proponente: Fabiano Alves Pereira*

Durante o ano de 2010 cada turma da E. E. Presidente Tancredo Neves estudará um subtema específico dentro do tema principal “O mundo da música” sob a coordenação e orientação de um professor responsável. As turmas receberam nomes de músicos diversos. A culminância do evento ocorrerá no dia 23 de novembro de 2010 (terça-feira). Na ocasião, a diretora da Escola em sua fala de abertura dará boas vindas aos presentes (você e sua família estão cordialmente convidados desde já) e os convidarão a visitarem e apreciarem os trabalhos desenvolvidos por cada um dos grupos em suas respectivas standes (ou salas) e conhecerem a biografia de cada um dos músicos homenageados.


RELAÇÃO DE TURMAS DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES EM 2010

MATUTINO
6º Ano – Luiz Gonzaga
6º e 7º Ano – Caetano Veloso
7º Ano – Edson Colares
8º Ano – Gilberto Gil
8º Ano – Lulu Santos
8º Ano – Beethoven
8º Ano – Fafá de Belém
8º Ano – Renato Russo
8º e 9º Anos – Michael Jackson
9º Ano – Zé Ramalho
9º Ano – Elis Regina
9º Ano – Mozart
9º Ano – Tim Maia


VESPERTINO

3º Ano – Bia Berdran
4º Ano – Paulo Tatit
5º Ano – Heitor Vila Lobos
5º Ano – Tom Jobim
6º Ano – Sebastian Bach
6º Ano – Adriana Calcanhoto
6º Ano – Roberto Carlos
6º Ano - Gal Costa
6º Ano – Guilherme Arantes
7º Ano -  Toquinho
7º Ano  - Cazuza
7º Ano – Alcione
7º Ano – Chico Buarque


Estande Curiosidades Musicais (1)
Este grupo apresentará curiosidades diversas existentes no mundo da música como “Qual é o instrumento musical mais antigo?”, “A história das notas musicais”, etc.

Professores de Matemática: Sylo, Danúbia, Jurailde, Luciany e Mabel).

Estande Os Ritmos do Brasil (2)

O grupo apresentará as principais características dos principais estilos musicais existentes em cada região brasileita

a)      Música Nordestina
b)      Música no Sudeste
c)       Músicas no Norte
d)      Música no Sul
e)      Música no Centro-Oeste

Professores de Geografia (Gilmara, Martinha e Mara Rúbia)

Estande Brincadeiras Musicais (3)

Este grupo apresentará diversas brincadeiras musicais como a Gincana musical, a Entrevista Cantada e musicas para desenvolvimento do raciocínio rápido como Meu Boneco de Lata, Meu galo, No meu quintal, A minha velha, etc.

Professores do 1° ao 5° Ano: Eusa e Fátima

Estande Instrumentos Musicais com Lixo Reciclável (4)

Este grupo pesquisará e explicará aos visitantes informações concernentes a temas como reciclagem, acúmulo de lixo, preservação do meio ambiente além de montar uma exposição para apreciação do publico de instrumentos musicais feitos a partir de lixo reciclável.

Professores de Ciências (Silvânia, Nádia e Elizene)

Estande Os imortais da música clássica (5)

O grupo apresentará a trajetória da música clássica e a biografia e obras dos principais músicos clássicos, como: Mozart, Bach, Beethoven, etc.

 Cada coordenador das respectivas salas ficará responsável

Estande Músicos Taiobeirenses (6)

O grupo apresentará biografia, painel de fotos e obras de vários músicos taiobeirenses, como: Edson Colares, Yure Colares, Silvânio Araújo, dentre outros.

Professores de Inglês: Marinalva, Ieda e Eliêde.


Estande Teoria Musical (7)

Este grupo pesquisará e explicará aos visitantes de forma criativa com o uso de cartazes e outros recursos visuais um pouco da linguagem musical como claves, figuras de notas, figuras de pausas, sinais de aliteração, etc.
                                                                
Professores de Música: Nilson e Fabiano

Estande a História dos instrumentos musicais (8)
O grupo mostrará a origem e evolução de instrumentos de percussão, cordas e sopro como: Tambores, flauta, violão, piano, etc.

Professore de Educação Física: Cleyton e Lili

Estande Grandes Nomes da MPB (9)

O grupo apresentará biografia e obras de músicos da MPB como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, etc.

Cada coordenador das respectivas salas ficará responsável por cada um dos artistas.


Estande A História da Música (10)

O grupo apresentará as manifestações musicais características que cada período histórico. Ele serás subdividido nos seguintes subgrupos:

a)      Musica na pré-história
b)      Musica na antiguidade
c)       Musica Medieval
d)      Musica na Idade Moderna
e)      Musica na Idade Contemporânea

Professores de História: Levon e Kenedy

Estande Museu musical (11)

Este grupo apresentará ao público uma exposição mostrando a evolução de itens musicais no decorrer dos tempos. (Poderá expor discos de vinil, fitas k7, cds, fonógrafos, toca fitas, aparelhos de rádio, drives de CD, etc).

Professores de Português: Deice, Ana, Luíz e Cida

Estande Brinquedos Musicais (12)

Este grupo Ficará responsável pela apresentação de diversos brinquedos sonoros que podem ser construídos (obs.: os coordenadores podem procurar o professor Fabiano, que ele possuiu material ensinando a construir vários deles).

Professores do 1º ao 5º ano: Tiana e Lucilene

Estande: “A mídia e seu lixo sonoro (13):

O Grupo alertará sobre depreciação feita às mulheres, a discriminação, preconceito e incentivo a violência e drogas presentes em algumas músicas, e exporá e explicará canções como: “Aos meus Heróis”, “Nós Queremos Paz”, “Epitáfio”, É Preciso Saber viver, dentre outros.

Professores de Ensino Religioso: Lucivânia e Zilma

Apresentação Final (no palco da Escola):

Apresentação dos projetos “Cantarte”, “Violão Meu Sonho” e “Introdução à Flauta Doce” à comunidade escolar, homenagem aos músicos taiobeirenses, show de calouros e entrega de violões e flautas aos alunos que mais se destacaram durante o ano.

Obs.: Qualquer crítica, elogio ou sugestão, encaminhe ao nosso e-mail: eeptancredoneves@hotmail.com ou deixe seu comentário no blog. Sua opinião é muito importante para nós. 
_____________
*Professor das disciplinas: Artes, História e Iniciciação Musical na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves em Taiobeiras, MG e regente do Coral Cantarte, da mesma Escola.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

2ª Avaliação Musical do Projeto Cantarte


AVALIAÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL

Professor Fabiano Alves
Nome:_________________________________________ Data: ___________

1. Aos 7 anos tocava órgão, cravo e violino. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos 6 anos na Universidade de Salzburgo. Escreveu mais de 600 composições. Aos 35 anos de idade, minado pela tuberculose, sofreu um ataque de paralisia, vindo a morrer no dia seguinte. Morreu na mais extrema miséria e foi enterrado em vala comum.

a) ( X ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Chopin

2. Foi perdendo a audição aos poucos. Essa doença, embora a maldição de sua vida, ajudou-o providencialmente a alcançar as alturas de uma música abstrata, além de toda beleza sensorial. Morreu com apenas 57 anos de idade, deixando uma enorme contribuição para o mundo da música.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( X ) Beethoven d) ( ) Hayden

3. Foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música. Morreu em Paris em 17 de outubro de 1849.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( X ) Chopin

4. Nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na região alemã da Turíngia. Descendente de uma linhagem de músicos de talento, foi educado por um irmão mais velho e tornou-se violinista e organista. Em 1717, foi nomeado diretor da orquestra do príncipe Leopold von Anhalt, em Kothen. Foi um dos primeiros- senão o primeiro- compositores de concertos para instrumento de teclado e orquestra, assim como o primeiro a utilizar o cravo para a execução de uma das partes melódicas em música de câmara

a) ( ) Mozart b) ( X ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Hayden

5. Compositor alemão (Séc. XIX) de remotas origens flamengas, filho de um músico boêmio que o quis amestrar, quando criança, para explorá-lo como menino prodígio. Descrito como o maior do século XIX, sua influência superou a de qualquer outro compositor.. Autor de obras grandemente valorizadas como a 9° Sinfonia e Pour Elize.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( X ) Beethoven d) ( ) Hayden

6. Compositor austríaco (1756-1791) Representa, o ponto culminante da música no século XVIII; é considerado, (juntamente com outros) a mais pura expressão do gênio musical. Exemplo notável de precocidade criativa: aos 3 anos de idade recebia lições de piano, ministradas pelo pai; aos 4 fez sua primeira composição.

a) ( X) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Chopin

7. A imensa obra composta por ele, representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais das gerações precedentes, além de ter levado a sistematização dos princípios tonais que dominaram a música ocidental até o final do século XIX. Morreu em Leipzing em 1750, praticamente cego. Sua perda foi lamentada como a de um grande organista e cravinista e não mereceu mais que uma ligeira nota de falecimento.

a) ( ) Mozart b) ( X) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Hayden

8. Até 2008 acreditou-se que ele tinha morrido de tuberculose, estudos de Wojciectch Chichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose quística. Antes de morrer seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( X) Chopin