Público presente na Câmara |
"Um povo sem História é um povo sem memória. Taiobeiras possui uma história riquíssima, e essa história precisa ser registrada no intuito de ser preservada, divulgada e valorizada, Está aí a grande importância do do livro Memorial da Juventude, que resgata a história de movimentos juvenis de Taiobeiras, desde 1975 até os tempos atuais".
(Palavras proferidas pelo professor Fabiano Alves Pereira no lançamento do Memorial da Juventude de Taiobeiras)
"Queremos olhar pela janela desta história e enxergar no rosto do jovem dos anos 80 do século XX, com suas roupas e penteados da época, a mesma emoção de um jovem da primeira década do século XXI. E assim, fazer a comparação entre os desejos e as visões de mundo de uma época e de outra.
Mesa de Honra |
Taiobeiras sempre teve uma juventude sonhadora, capaz e atuante. Uma juventude que nunca se conformou com as regras impostas pela sociedade. Juventude alerta aos problemas e sofrimentos do próximo. Juventude festiva e irradiante de uma fé na vida, no sagrado, nos irmãos e irmãs, no progresso e no planeta.
Este “Memorial da Juventude de Taiobeiras” é uma janela por onde os jovens de todos os tempos poderão mirar seus sonhos, suas lutas, seus valores, sua dedicação e, assim, reencontrarem-se consigo mesmos e, mais uma vez, com alegria juvenil, assumir suas vocações para o bem comum, para a vida em comunidade, para a transformação do mundo em uma sociedade mais justa, humana e solidária."
Flaviana Costa Sena Nascimento
Levon do Nascimento
O dia 3 de dezembro de 2010, sexta-feira, foi marcado pelo lançamento do livro "Memorial da Juventude de Taiobeiras" de autoria do professor Levon do Nascimento, professor de História da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. O Projeto para elaboração da obra foi contemplado pelo edital de Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido, edição 2009, patrocinado pelo Governo de Minas, Instituto Nordeste Cidadania, Banco do Nordeste, Fundação Nacional de Artes, Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Taiobeiras às 19:30 horas. Confira algumas fotos:
Bruna Lopes Sena, Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Taiobeiras |
Ivonilde Rodrigues de Souza Costa, Diretora da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves |
Fabiano Alves Pereira, Professor de História e Coordenador do Projeto Cantarte |
Marlene Araújo Santos, Gerente da Divisão Municipal de Cultura |
Apresentação do Coral Cantarte |
Marlene Araújo, Flaviana, Levon, Sérgio (atrás), Bruna, Evandro, Karina (na frente) e Ivonilde |
Parabéns a toda população Taiobeirenses, principalmente a Escola Estadual Tancredo Neves por mais esta vitória do dia 03/12/10.
ResponderExcluirSou Taiobeirense moro em São Paulo à 15 anos mas, estou muito contente por ver a cada dia nossa cidade crescendo e desenvolvendo em Educação e cultura. Quando voltar em Taiobeiras quero conhecer este livro desta marca registrada. Um forte abraço a todos, fiquem com Deus.
Foi muitoo bom este livro pq ele está no mostrando q devemos valorizar no adolescência e foi muito bom saber q tem pessoas q nos apoiam!!!
ResponderExcluir