Hoje foi dia de Cine Clube na Câmara Municipal de Taiobeiras. O auditório estava lotado, prontos para assistirem a quatro curtas metragens. Houve a presença de alunos das Escolas Estaduais Oswaldo Lucas Mendes, Doutor José Americano Mendes e Presidente Tancredo Neves.
Modalidade esportiva que integra a última fase dos Jemg ajuda no desenvolvimento da memorização e concentração de estudantes
Na história de Monique e Mênique Rocha Cardoso a coincidência vai além da genética. Como se não bastassem serem gêmeas, as adolescentes de 13 anos possuem uma paixão em comum: o xadrez. O interesse pelo jogo que exige concentração e habilidade vem desde cedo, quando tinham seis anos. “Começamos observando o nosso pai, que é treinador de xadrez. Nós éramos pequenas e como viu que a gente estava interessada ele resolveu nos ensinar a jogar”, lembra Monique.
Com o tempo, a curiosidade deu lugar à dedicação, o que trouxe benefícios também na sala de aula. “A gente presta mais a atenção nas aulas, nossa capacidade de memorização melhorou. O raciocínio lógico é mais rápido”, avalia Mênique. Hoje, as irmãs se destacam no município de Taiobeiras, Norte de Minas, quando o assunto é o jogo do famoso xeque mate. Elas estão entre os 58 estudantes da rede estadual classificados para a última etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que acontece entre os dias 08 e 13 de agosto. Considerando todas as redes, são 110 participantes na modalidade.

Além do resultado esperado na área pedagógica, o projeto tem ajudado a escola a ter representantes na fase estadual dos Jemg, há três anos consecutivos. Além das gêmeas, o estudante Elias de Souza Dias Júnio, também está entre os classificados para a última etapa da competição, em 2011, que será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto.

Na escola de Ayana Hama, o uso do xadrez como uma atividade pedagógica traz reflexos em várias áreas do conhecimento. “O jogo é utilizado nas aulas de Educação Física, mas nos conselhos de classe, eu converso com os outros professores e vejo que tem contribuído em suas aulas, como Língua Portuguesa e Matemática. Outro ponto apontado por eles é a disciplina”, ressalta a professora de Educação Física Eunice de Fátima Cordeiro.
Lição de estratégia

Outra possibilidade que o jogo favorece é fazer com que os participantes aprendam a lidar com a derrota e com os oponentes. “O xadrez reflete nossa vida cotidiana. A todo o momento estamos cheios de opções, assim como as várias estratégias de ação que o jogo possibilita. Porém, se a nossa escolha não nos tornou vencedores, é preciso respeitar o oponente que teve mais cautela e sucesso ao fazer sua escolha”, justifica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.
Os jogos de xadrez na etapa estadual dos Jogos acontecem nos dias 09 e 10 de agosto, terça e quarta-feiras, respectivamente. Os melhores jogadores na modalidade se classificam para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que vão acontecer entre os dias 09 e 18 de setembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
* Matéria publicada em https://www.educacao.mg.gov.br/



Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2243-jemg-aluna-da-rede-estadual-conquista-o-ouro-no-xadrez-
sábado, 13 de agosto de 2011
Escola Estadual Presidente Tancredo Neves novamente recebe destaque no site da Educação
Nesta terça-feira encerraram-se as competições no xadrez e a rede estadual conquistou o ouro. Desta vez foi com a aluna Cassiana Ribas da Silva, da Escola Estadual Professor Clovis Salgado, em Três Corações, no Sul de Minas. Ela é a vencedora do módulo I que na competição representa os estudantes de 12 a 14 anos. “É um momento muito importante para mim. Um grande conquista. Agora vou me preparar para participar do brasileiro representando, o meu estado, Minas Gerais”, destaca a estudante, referindo-se às Olimpíadas Escolares que serão realizadas em setembro, em Londrina, no Paraná.
O treinador de Cassiana também é o pai dela. Cassiano da Silva explica que a conquista é merecida e que a filha se esforçou muito para isso. “É muita emoção. Estamos treinando há um ano. Esta vitória é o coroamento do próprio esforço dela”, comenta.

Outros Premiados
No módulo I, no nipe feminino estão as estudantes Monyky Rocha Cardoso (segundo lugar) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Taiobeiras. Sua irmã gêmea, Mênyky Rocha Cardoso também estuda na mesma escola e ficou com a quarta colocação. No módulo II (15 a 17 anos) tem a quarta colocação da aluna Maria Luiza Gimenes Faria, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janúba.
Entre os meninos, o bom desempenho se repete. No módulo I, Joliver de Souza Koslowski, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont, ficou com a segunda colocação. Já Ramon Cordeiro Barros Pinheiro, da Escola Estadual Marina de Paiva, em Guidoval, ocupou o quarto lugar. Entre os premiados no módulo II estão os alunos Ítalo Francisco Narciso, da Escola Estadual Dom Lustosa, em Patrocínio (segundo lugar), Romário Allef Ribeiro da Silva, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janaúba. A quarta colocação ficou com o estudante Leonardo Henrique, da Escola Estadual Amilcar Savassi, em Barbacena.

Gabriela Angélica Marques, aluna da Escola Estadual Ary da Franca, de Belo Horizonte, também comprovou o talento. Ela foi a segunda colocada no módulo II feminino (14 a 17 anos) na modalidade Xadrez na etapa final do JEMG 2011.

Premiação das Escolas
As escolas com o maior número de alunos com boa classificação na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais também foram premiadas. A primeira colocação ficou com a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Além de ser trabalhado nas aulas de Educação Física, o Xadrez ganhou um projeto específico na escola. No Clube do Xadrez, os alunos que têm interesse podem aperfeiçoar os seus conhecimentos no jogo que exige raciocínio rápido e concentração. O trabalho é feito pelos próprios professores. “Esse prêmio é um incentivo para os nossos alunos participarem do Clube do Xadrez. O prêmio mostra que eles podem como qualquer outro”, explica a professora Elizângela Ruas Barbosa.