A
sala de recursos visa orientar a aprendizagem, estimulando o aluno de modo a
auxilia-lo a desenvolver suas capacidades. Para isso nós professores da sala de
recursos devemos adotar abordagens metodológicas diferenciadas para que o aluno
possa acompanhar a escolaridade. Não devemos reproduzir o que é dado em salas
de aula, mas buscar estratégias para desenvolver as habilidades necessárias
para a aprendizagem. Devemos observar de que forma cada aluno organiza,
seleciona, executa e altera os conhecimentos e habilidades que possui. É
preciso considerar que o aluno possui muitos saberes e levar em conta suas
necessidades, expectativas, a realidade do seu meio social e, principalmente,
que dificuldades interferem em sua não aprendizagem.
Por
meio de jogos, podemos observar e construir uma visão do processo de
desenvolvimento dos alunos em conjunto e de cada um em particular, registrando
suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais
e dos recursos afetivos e emocionais de que dispõem. Afinal de contas, brincar
leva a criança a tornar-se mais flexível e buscar alternativas de ações. Os
Jogos é uma importante ferramenta metodológica que possibilita o
desenvolvimento integral da criança e visa o desenvolvimento cognitivo e
metacognitivo, do raciocínio lógico, das habilidades psicomotoras, além de ser
um excelente veículo de socialização.
É
o primeiro ano da Sala de Recursos na Escola Estadual Presidente Tancredo
Neves. A sala tem como nome “Flexibilidade”, espero obter ótimos resultados.
______________________
* É graduada em Normal Superior pela Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF) e em Matemática pela Faculdade João Pinheiro (FCJP). Pós-graduada em Educação Especial, atua como professora da Sala de Recursos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.
Elcione,
ResponderExcluirVocê faz a diferença!!!!!!!!!!!!