sábado, 31 de maio de 2014

Projeto Anual Meio Ambiente

Projeto Meio Ambiente:Transformando Hábitos para a Saúde do Planeta
Palestra realizada  pela Polícia Florestal.Foto: Arquivo da Escola

Todo ser vivo ocupa um nicho dentro da teia da vida. O ser humano nem sempre se dá conta de seu papel, pois há muito se distanciou da natureza e de suas origens biológicas. No entanto, não vivemos sem a natureza porque ela faz parte, ou melhor, ela está no âmago do nosso ser.O despertar para a importância de uma reintegração com um mundo mais amplo se torna agora fundamental, pois o nosso distanciamento acabou resultando em comportamentos irresponsáveis como, por exemplo, o uso inadequado e insustentável dos recursos naturais. Hoje, milhares de espécies se encontram ameaçadas de extinção, habitais inteiros estão sendo devastados, e são muitos os níveis de poluição. Além disso, nunca houve tanta concentração de riquezas nas mãos de tão poucos, e os que necessitam de elementos básicos para sobreviver são aos milhares. As escalas atuais de destruição e iniqüidade são inusitadas na história da humanidade. Diante desse quadro, a educação ambiental surgiu como um caminho que pode levar a um despertar de uma nova consciência, de nosso papel de colaboração e de nossa responsabilidade em nos engajar em processos de mudanças que favoreçam o todo. A educação ambiental toca na essência do indivíduo porque, além de trabalhar o aumento de conhecimentos, se preocupa em sensibilizar e introduzir ou reforçar valores que encorajem posturas, ações e comportamentos que refutam comprometimento com um mundo melhor. 

O objetivo geral deste trabalho foi o de "desenvolver ações educativas junto
aos alunos do 6° ao 9° ano de escolaridade, através de métodos ativos, palestras, pedágio ecológico, etc, conscientizando - os  com a preservação e defesa do meio ambiente, como cidadãos responsáveis".

A escola educa, por sua vez também é responsável pela sociedade. A educação ambiental é uma forma abarcante de educação, através de um processo pedagógico participativo que procura infiltrar no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente.É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente.Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se
trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que
envolvam os alunos.

A Terra é envolvida por uma frágil camada de ozônio que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Sem a proteção da camada de ozônio, os raios ultravioleta atacam o homem e a natureza. O ozônio é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. A camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e do Pólo Norte.

Neste contexto, justificou-se o tema deste trabalho a ser desenvolvido durante o ano  pelos educadores das disciplinas de geografia e ciências, na situação de que se desenvolvessem ações sobre questões e problemas ambientais. Pretende-se paulatinamente construir os conhecimentos necessários para a conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na preservação e recuperação do meio ambiente de forma mais eficaz.

A humanidade evoluiu. A população humana cresceu. A natureza já não tem mais pontos de referência na sociedade atual. As pessoas estão arrastadas pelas novas tecnologias e cenários urbanos, e existe pouco da relação natural que havia com a cultura da terra. Para que a situação não piore, é preciso agir, proteger o ambiente.

Uma das formas que pode ser utilizada para o estudo dos problemas relacionados ao meio ambiente é através de uma disciplina específica a ser introduzida nos currículos das Escolas, podendo assim alcançar a mudança de comportamento de um grande número de alunos, tornando-os influentes na defesa do meio ambiente para que se tornem ecologicamente equilibrados e saudáveis.Porém, estes projetos precisam ter uma proposta de aplicação, tratando de um tema específico de interesse dos alunos, e não longe da proposta pedagógica da escola.

A ação direta do professor na sala de aula é uma das formas de levar a Educação Ambiental à comunidade, pois um dos elementos fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais é o educador.Este tem o poder de desenvolver, em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país. Essa preocupação ambiental também é de extrema importância para toda a sociedade, que pode buscar alternativas que não comprometam ainda mais a saúde do planeta.





Ação-Pedágio
O Pedágio, entretanto, não foi um fato isolado, mas apenas mais uma etapa do projeto, implantado na escola pelos professores,com a doação de mudas de plantas  que foram presenteadas as pessoas , em local próximo ao Pedágio Ecológico.








Tivemos o apoio da polícia florestal e militar no presente evento. Conseguimos despertar a comunidade para a importância da preservação ambiental. Foi uma ação que partiu da escola, mas que envolveu  a comunidade.












segunda-feira, 26 de maio de 2014

Utilizando a internet de maneira sábia

No atual mundo globalizado em que vivemos, temos acesso cada vez mais fácil a novas e avançadas tecnologias que podem nos trazer inúmeros benefícios. Uma de tais tecnologias é a Internet. Dispostos de um computador ou mesmo um aparelho celular, podemos conectar-nos ao mundo. Daqui de Taiobeiras enviamos e recebemos textos, fotos, músicas, vídeos... de pessoas de todas as partes do planeta. Em tempo real conversamos com indivíduos que dificilmente teríamos a oportunidade de conhecê-los caso não fosse essa importantíssima rede de comunicação internacional. Por meio dela fazemos compras, pesquisamos e realizamos trabalhos escolares, vemos notícias importantes como a previsão do tempo e o que está acontecendo agora em nossa cidade, estado, país ou em qualquer outra parte do planeta.

            No entanto, é preciso sermos criteriosos no que diz respeito a como usamos a Internet. Devemos lembrar que muitas vezes não conhecemos quem está do outro lado. Assim, nem sempre as pessoas dizem a verdade quando estão on-line. Em uma sala de bate-papo, por exemplo, às vezes nem sabemos o verdadeiro nome da pessoa, visto que geralmente elas usam um “nick-name”, ocultando sua verdadeira identidade. Sabendo que a rede é um espaço onde encontramos todo tipo de pessoas, entre elas, predadores sexuais e trapaceiros, tais indivíduos com más intenções utilizam-se dela objetivando enganar, roubar, extorquir ou causar diversos outros males àqueles que ingenuamente caem como vítimas de suas artimanhas. Sendo assim, Devemos tomar cuidado em relação a revelar informações pessoais tais como números de telefone e endereço ou informações sigilosas como senhas de banco, por exemplo.

            A Internet, ao mesmo tempo em que nos dá acesso a um vasto mundo de cultura, também nos dá fácil acesso a um vasto mundo de pornografia, violência, discriminação e outras práticas prejudiciais infiltradas em nossa sociedade. Cabe a cada um, baseado em seus valores éticos, morais e religiosos, decidir conscienciosamente o que vai ou não acessar. 

Assim sendo, é meu desejo como educador que cada um dos jovens tanto em Taiobeiras como em qualquer outra parte do planeta, usufrua dos recursos possibilitados pela Internet, mas, que ao fazer isso, faça de forma segura e responsável.

Algumas das ferramentas mais utilizadas pelos internautas

GOOGLE: Principal site de busca. Permite localizar endereços eletrônicos sobre assuntos que deseje pesquisar.

E-MAIL: Endereço digital. Ele nos permite enviar e receber informações como textos, fotos, músicas e vídeos.

MSN: Programa que nos permite saber quando alguém está on-line e conversar com ele em tempo real.

TWITER / ORKUT / FACEBOOK / WHATSAPP: Trata-se de sites de relacionamento amplamente utilizados. Há alguns anos o Orkut era febre em nosso país. O Brasil chegou a ser o país que mais o utilizava em todo o mundo. O número de usuários era maior do que nos Estados Unidos (que ocupava o 2º lugar) e de importantes países europeus. Hoje o Facebook tornou-se o mais popular site de relacionamentos, com milhões de usuários só em nosso país.  O Twitter permite ao internauta fazer postagens curtas sobre o que pensa ou o que sente, compartilhando com inúmeras pessoas. O WhatsApp Messenger é um aplicativo que permite trocar textos, imagens, sons e vídeos pelo celular. Está disponível para iPhone, BlackBerry, Android, Windows Phone, e Nokia .


BLOGS: Refere-se a diários pessoais. A pessoa cria uma página simples na internet a fim de postar textos, imagens, músicas, vídeos, e outros arquivos. Outras pessoas que visitam o Blog deixam comentários favoráveis ou desfavoráveis em relação ao que encontraram na página e podem votar em enquetes, caso existentes.

SALAS DE BATE PAPO: Ambientes Virtuais que permite a pessoa escolher uma categoria (Esporte, música, religião, culinária, escola, e inúmeras outras) e conversar em tempo real com pessoas que tenham o mesmo interesse que ela.

YOUTUBE: Principal site que permite a postagem, visualização e download de milhares de vídeos postados diariamente.

4SHARED: Site mais famoso usado para postar e baixar arquivos, principalmente músicas.

WIKIPÉDIA: Trata-se da mais utilizada enciclopédia on-line. Qualquer internauta pode criar uma conta e assim, editar e postar matérias.


Obs: Este artigo estará disponível no livro "Um convite à reflexão" que será lançado em breve pelo professor Fabiano Alves Pereira.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Encontro de Especialistas em Educação Básica

19 a 23 de maio-Congresso

Encontro de Especialistas em Educação Básica “Conhecendo e Compartilhando Experiência II”. A iniciativa busca favorecer o avanço das práticas pedagógicas nas escolas da rede pública, reunindo educadores e educadoras – Especialistas em Educação Básica- que inovam na sua atuação profissional e que investem no registro de suas experiências. O encontro que vai até o dia 23 de maio é realizado na cidade de Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Na abertura da capacitação, os 600 educadores participarão de uma mesa redonda sobre “Projetos da Secretaria de Estado de Educação: diálogos com o especialista em Educação Básica”. O bate papo terá a participação da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, e da subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais, Sônia Andere Cruz.
O evento, que vai até a próxima sexta-feira, é realizado em Jaboticatubas. Foto: Arquivo Magistra
O evento, que vai até a próxima sexta-feira, é realizado em Jaboticatubas. Foto: Arquivo Magistra
As discussões serão coordenadas pela diretora da Magistra, Angela Dalben. “Vamos situar o papel do especialista na gestão pedagógica da escola. A importância desse profissional na leitura da escola, do entorno e no direcionamento dos projetos pedagógicos da escola”, destaca a diretora.

Durante a semana, os participantes poderão conhecer relatos de experiências dos 220 projetos selecionados pela Magistra. “Com essa troca de experiências, nós conseguimos levar adiante uma construção mais coletiva da educação em nossas escolas”, completa Ângela Dalben.
A programação ainda conta com minicursos, relatos de experiências e outras mesas redondas com os temas: “Identidade do Especialista em Educação Básica no Contexto da Escola” e “Sala de aula: espaço de aprendizagem, sociabilidade e inclusão”.
 



A função do Especialista - Propulsor de Práticas Educacionais (propõe,faz acontecer,acompanha e avalia)










  Buscando inovar e compartilhar sempre.




Habilidades Fundamentais para o Desenvolvimento 
Profissional- Saber comunicar, dialogar e escutar; Saber registrar experiências conforme normas acadêmicas;Aprender com os pares e com a experiência;Saber lidar com a autonomia; Ter o desejo pelo conhecimento e pelo fazer cada vez melhor.


 



Oportunidade para trocar experiências e debater o papel do especialista na educação básica. Esta tem sido a tônica do encontro “Conhecendo e Compartilhando Experiência II”, realizado pela Magistra.



Boas Práticas: Integração, articulação,convergência, diálogo,experimentação e inovação.









Com a oferta de 12 minicursos que envolvem temas da rotina educacional, cada participante pode escolher três deles para participar.







Magistra: Encontro encerra com ensinamentos, aprendizados e novas possibilidades no campo educacional.










sábado, 17 de maio de 2014

Projeto Copa

28 de abril- Projeto Copa do Mundo



“São nossas decisões, são nossas escolhas e nossas atitudes... que vão determinar o rumo dos acontecimentos.”

No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial da Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento.Em 28 de abril  a escola  realizou sua abertura oficial.O projeto Copa na escola tem como objetivo, conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto. 

O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as frequentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.