ABRIL DE 2014 - PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
(...) Ampliando tempos, espaços e oportunidades educativas para
crianças, adolescentes e jovens.
A
educação que almejamos extrapola atividades acadêmicas de cunho tradicional.
Nosso desafio consiste em buscar uma educação em tempo integral que priorize a
integralização de saberes com a participação e envolvimento dos profissionais, alunos,
dos parceiros e voluntários e da comunidade.
A
Educação Integral, significando uma educação escolar ampliada em suas tarefas
sociais e culturais, esteve presente nas propostas de diferentes correntes
políticas,na trajetória histórica do nosso país.No decorrer da última década,
através do Projeto Escola de Tempo Integral, as escolas estaduais mineiras
deram início à jornada ampliada,ofertando aos alunos mais tempo na escola,com
novas oportunidades de aprendizagem, nas quais foram vislumbradas conquistas e
dificuldades.Hoje,buscamos uma ampliação qualificada do tempo,composta por
atividades educativas diferenciadas no campo das ciências, da cultura, das
artes, das tecnologias, entre outras;articuladas aos componentes curriculares e
áreas do conhecimento, bem como as vivências e práticas socioculturais,numa
concepção de educação integral que proporcione ao educando seu desenvolvimento
físico,cultural, afetivo, social, cognitivo e ético.
As
Estratégias Metodológicas são Projetos de Trabalho e Oficinas Pedagógicas dentre as
diferentes possibilidades de organização didático pedagógica que podem ser
utilizadas no desenvolvimento de atividades educativas, os Projetos de Trabalho
e Oficinas se apresentam como estratégias promissoras na Educação Integral. As
atividades do Projeto Escola de Tempo Integral deverão ser desenvolvidas por
meio de Projetos, nos quais ocorrerá a confluência entre os conhecimentos em
abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e transversais ou Oficinas(ensinar
e aprender baseados no princípio do “aprender fazendo”.) que irão favorecer a
compreensão de conceitos e procedimentos de modo concreto.
Espera-se
que o Projeto Escola de Tempo Integral – PROETI, crie oportunidades reais para
que o aluno possa desenvolver-se como pessoa e cidadão; para que a escola
efetivamente garanta ao aluno melhor aprendizagem; que ele possa progredir nos
estudos, superando obstáculos e enfrentando desafios. Amplie as oportunidades
educacionais dos alunos,visando à formação cidadã, a melhoria dos resultados dos
indicadores educacionais, pela expansão do período de permanência diária nas
atividades promovidas pela escola.
[...] de nada adiantará esticar a corda do tempo: ela não
redimensionará, obrigatoriamente, esse espaço. É nesse contexto que a educação
integral emerge como uma perspectiva capaz de (re)significar os tempos e
espaços escolares.
Moll (2009)
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