VIVENCIANDO
A PAZ NA ESCOLA
As escolas
enfrentam as mesmas dificuldades das sociedades contemporâneas: violência,
homofobia, vulnerabilidade social, intolerância, desrespeito, corrupção,
racismo, individualismo. Podemos compreendê-las como manifestações de
anti-valores através de atitudes e comportamentos específicos. Usamos o prefixo
anti porque entendemos que esses valores representam a face negativa daqueles
que identificamos como humanitários e, portanto, negam um mundo em conformidade
com o que pensamos ser o ideal possível . A paz, tolerância, colaboração,
solidariedade, generosidade, voluntariado e gratidão: esses são valores pelos
quais temos lutado e os quais foram construídos ao longo dos últimos passos de
nossas sociedades rumo ao aprimoramento. Estes, nós os identificamos com os
elevados valores éticos que se tornaram o norte de nossa civilização e que se
encontram ameaçados pela presença de anti-culturas. A escola, sendo local
privilegiado da segunda socialização, é um espaço ideal para a reflexão
sistemática desses valores, bem como das situações e comportamentos que lhes
são contraditórios. Nossa pretensão foi fornecer a possibilidade de debates e
reflexões que despertaram em nossos alunos a capacidade de criar um ambiente
pacífico no espaço escolar. No entanto, para além da escola, objetivamos também
lhes municiar de condições críticas para construção do ideal cidadão de
sociedade de paz, entendendo-a como locus
próprio da justiça e dos direitos, uma vez que a “paz é fruto da justiça”.
Socialização dos
resultados
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