sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CULMINÂNCIA PROJETO DE CIÊNCIAS 2011 E PREMIAÇÕES

Conforme postando anteriormente neste blog, em 2011 cada uma das turmas da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves recebeu o nome de um cientista diferente e se propôs a estudar diversos experimentos científicos com o objetivo de apresentar posteriormente uma Feira de Ciências à comunidade.

A culminância do Projeto ocorreu hoje, dia 02 de dezembro de 2011. Nossos alunos brilharam como verdadeiros cientistas, mostrando na prática os conhecimentos adquiridos e explicando aos visitantes cada uma de suas experiências.

O evento contou ainda com a entrega de certificados concedidos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e a Eletrobrás Furnas à Escola, aos 10 alunos que melhor se classificaram na XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XIV OBA) e aos professores participantes. Um de nossos alunos recebeu medalha de bronze (Igor Marques), e outro (Ênio Felipe) recebeu medalha de ouro.

As premiações não pararam por aí, a aluna Dayane (do turno vespertino) e Monyky (do turno matutino) receberam como prêmio concedido pela Escola, saborosas cestas natalinas por terem obtido o primeiro lugar na OMITAN (Olimpíadas da Matemática Internas do Tancredo Neves).

Por fim, houve a premiação aos alunos que se destacaram nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nos anos de 2010 e 2011. Diversos alunos ganharam certificados de Menção honrosa e três ganharam da Secretaria de Estado de Educação lindos Netbooks (Christian, Rayane e Gustavo).

 
Confira abaixo algumas fotos do dia:













































quarta-feira, 23 de novembro de 2011

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra


A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.

Nos links abaixo você vai encontrar algumas informações sobre o assunto, sendo algumas selecionadas da Síntese de Indicadores Sociais 2003, produzida pelo IBGE. Além dessas estatísticas, você também vai aprender um pouco sobre a importância de Zumbi dos Palmares e sobre os quilombos.

Boa leitura!

Rei Zumbi
Quilombos
Censo 2000
Escolarização
Rendimentos
Para saber mais


Na sexta-feira, 25 de novembro, serão apresentadas expressões da cultura negra brasileira, tais como Capoeira e danças na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, nos turnos matutino e vespertino, como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Romper barreiras: É possível ser criativo e inovador dentro de uma estrutura burocrática de um cargo público?

 Fabiano Alves Pereira*

Muitos encaram de maneira negativa as instituições públicas como sendo sinônimo de serviços de má qualidade e de funcionários que apenas fingem que trabalham. Alguns detentores de cargos públicos cumprem suas obrigações apenas de forma automática e mecânica, o tempo passa e nada muda.
Em vista do que foi considerado acima perguntamos, é possível ser criativo e inovador dentro de uma estrutura burocrática de um cargo público? Muitos diriam que não pois referem-se de maneira pejorativa aos cargos públicos existentes. Já outros acreditam na possibilidade de romper barreiras e assim fazer diferente, uma vez que o ser humano ao usar sua faculdade de raciocínio é capaz de ser agente transformador de uma determinada realidade existente.
            Trabalho em uma instituição pública, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves que está vinculada ao Sistema Estadual de Ensino e, na forma da Legislação Federal pertinente, em vigor, dedica-se aos Cursos Regulares do Ensino Fundamental. É uma unidade da Rede Estadual de Ensino, mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, ato de criação: Decreto Lei Nº 26835 de 13/03/1987. A Instituição de Ensino é fruto de um projeto compartilhado por pais, estudantes e educadores, tendo como princípios a busca da excelência educacional, na concepção construtivista de ensino e aprendizagem; na visão humanista da vida, onde a educação tem por objetivo final a felicidade pela própria sociedade. Além do estímulo ao desenvolvimento do espírito cooperativo e a qualidade administrativa, através da gestão democrática.
            A Escola mantém um blog e um site na internet, onde são postadas algumas de suas ações. Tais ações demonstram que é possível sim ser inovador, criativo e trabalhar de forma diferenciada e com resultados satisfatórios numa instituição pública.
Para quem pensa que vida de professor limita-se apenas a atividades pedagógicas como lecionar, corrigir provas, fazer planejamentos, etc., e que os demais funcionários de uma escola apenas cuidam dos deveres relacionados às suas respectivas funções, está muito enganado! Na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves há  também momentos socialização, relaxamento, descontração e lazer. Como exemplo, na sexta-feira, 01 de julho de 2010, a direção e supervisão da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves proporcionou a todos os servidores do educandário uma animadíssima festa, em contado direto com a natureza, na Fazenda lagoa Dourada.  
Atividades diversificadas como: dinâmicas, ginástica coletiva, palestras, churrasco, música e dança, preencheram a tarde e parte da noite, renovando o ânimo e disposição de todos para o fechamento do 1° semestre 2010.
Os alunos também não são esquecidos, pois, acreditamos que a fim de possibilitar real satisfação dos educandos é de máxima importância a preocupação quanto ao tratamento a eles dispensado. Pois, embora as organizações “tenham propriedades físicas como edifícios, escritórios e equipamentos, são agregados de pessoas...”¹ .
Tem-se constatado que o sucesso ou insucesso das organizações se deve principalmente a atuação das pessoas envolvidas, e é partindo disso que é possível afirmar que todo servidor público deve procurar compreender muito bem as relações entre pessoas no contexto organizacional, estando atendo ao comportamento tanto individual como grupal.
Requer dele a adoção de uma postura que leve em conta os sentimentos e emoções de cada um dos indivíduos existentes em seu local de trabalho.
A Escola deve ser um ambiente de motivação, algo formidável e aprazível entre educandos. Colocando-se em prática tais princípios da Psicologia Organizacional, o resultado será refletido num melhor desempenho e maior satisfação na execução dos trabalhos. Com o estímulo, certamente haverá contribuição para o crescimento produtivo, eficiência e eficácia da organização.
Levando tais fatores em consideração, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, procura sempre valorizar cada ação de seus servidores e alunos. Juntos comemoram conquistas e vitórias alcançadas.
Assim, na quarta-feira, 08 de julho de 2010, todos os alunos da Escola que participaram do JET (Jogos Estudantis de Taiobeiras) e do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) e ficaram classificados até o terceiro lugar, a convite da direção da Escola, participaram de um jantar especial ocorrido na Fazenda Lagoa Dourada.
A ocasião proporcionou aos educandos um agradável momento de descontração e lazer, em meio a atividades diversificadas como: futebol, vôlei, sauna, dança, churrasco, etc.
Visto que faz parte da política administrativa da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves a valorização profissional e pessoal de todos os seus servidores, proporcionando assim um ambiente de trabalho harmônico e satisfatório, no intuito de expressar a grande importância exercida pelos Auxiliares de Serviços Gerais na Escola, foi programada uma festa surpresa em homenagem ao "Dia da Cantineira" que é comemorado em o3 de abril de 2010.
A festa aconteceu no dia 03 de maio de 2010, em um ambiente agradável em contado direto com a natureza, na Fazenda "Toca do Mocó" (Lagoa Grande), contando com a presença dos Auxiliares de Serviços Gerais da Escola, além da direção, supervisão, secretárias e professores. 
A ocasião foi marcada por muita descontração, confraternização e alegria entre os presentes. 
Além da preocupação com os sentimentos e a valorização dos educandos e servidores do educandário, há esforço constante na inovação das práticas pedagógicas visando um melhor rendimento escolar. Assim, muitos professores preparam aulas dinâmicas com recursos tecnológicos como notbook, data-show, apresentando aulas previamente montadas em Power Point e/ou Movie Maker, além da apresentação de vídeos, trabalho com músicas, poesias e teatros.
Em relação à disciplina matemática, torna-la atrativa e interessante tem sido um grande desafio enfrentado por muitos professores. “Na matemática existe muita teoria, os alunos sentem grande dificuldade. A disciplina às vezes não é vista como algo concreto e prática para os nossos dias”, reclama os educadores.
No intuito de trabalhar a disciplina de uma forma mais dinâmica e criativa, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves criou o “Clubinho da Matemática”. Uma de suas primeiras ações foi realizar na Escola a “1ª Gincana do Clubinho da Matemática” em 2010 e a 2ª Gincana do Clubinho da Matemática em 2011.
A área de Português não fica esquecida, há um evento anual, chamado Poemagia, onde obras e autores literários são previamente estudados. Posteriormente, há uma culminância onde a comunidade é convidada a comparecer a Escola e acompanhar o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos.
A fim de possibilitar atividades que desenvolvam a concentração, agilidade, coordenação motora e a qualidade de raciocínio há também projetos de xadrex, aulas de violão, flauta, teclado e coral, de maneira gratuita aos alunos. Tais projetos tem sido amplamente divulgados por meio de jornais locais e regionais, chegando a mencionar que os projetos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves contribuíram para que o município de Taiobeiras alcance o selo UNICEF pela segunda vez.
A disciplina Iniciação Musical faz parte do currículo escolar da Escola, os alunos aprendem a ler a partitura musical já no 6º ano. O Coral Cantarte faz diversas apresentações tanto em Taiobeiras como em outras cidades. Este Trabalho tem permitido a revelação de novos talentos musicais e possibilitado  atividades que desenvolvem a capacidade de raciocínio lógico e rápido.    
Há diversos outros projetos como PEAS, Dança, Feira de Ciências, etc, mas, como o espaço concedido é pouco para comprovarmos ainda mais que é possível sim inovar, fazer diferente e tornar um serviço público algo que realmente tenha boa qualidade, convidamos a todos a acompanhar as diversas ações e metodologias empregadas pela instituição que estão disponíveis no blog www.eeptancredoneves.blogspot.com, e no site www.eeptancredoneves.com além de assistir aos vários vídeos postados no Youtube, e ainda ver as muitas fotos contidas no Orkut www.eeptancredoneves@hotmail.com
A Escola agradece ao esforço, empenho e dedicação de todos os profissionais que possui. Pois, seu brilhantismo tem contribuído em muito para que a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves seja destaque no cenário educacional de Taiobeiras e região.
* Professor das disciplinas Artes, História e Iniciação Musical na Escola Estadual Presidente  Tancredo Neves em Taiobeiras, MG e regente do Coral Cantarte. 
¹ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1999

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Professores da E. E. P. T. N. fazem viagem

Nos dias 07 a 11 de Setembro de 2011 os professores (e outros funcionários) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves estiveram em excursão à cidade de Porto Seguro, Bahia. Foram momentos de muito lazer, relaxamento e descontração em meio às praias e outras belezas naturais da região. A viagem também proporcionou aos educadores (todos os professores da disciplina História da Escola estiveram presentes: Fabiano Alves Pereira, Kennedy Sena, Levon do Nascimento e Zilma Dutra) a expansão do seu universo cultural por meio de visita às aldeias indígenas da Costa do Descobrimento localizadas em Santa Cruz Cabrália, nos limites dos rios Mutá e Mutari, alcançando a BR-367, que liga o município a Porto Seguro. Tem uma área de 77 ha. Nas proximidades, dentro da Mata Atlântica, tem uma Reserva Indígena de cerca de 2500 ha. Sua população compreende umas 30 famílias puras e outras mais de 200 miscigenadas.
 
Consta que a aldeia se originou com a chegada da família do Pajé Itambé, em 1972, vinda da reserva indígena de Barra Velha.

O Pajé Itambé, de nome de batismo Alberto Espírito Santos Matos, 65a., tem loja de artesanato e farmácia homeopática. É a figura mais conhecida da comunidade, junto ao índio Boré, muito requisitado por seus trabalhos de curandeirismo.

Os Pataxós de Coroa Vermelha vivem, basicamente, do artesanato e, uns poucos, das roças da mandioca e do milho, praticadas na Reserva Indígena; e da pesca, realizada no mar. No artesanato: "... coisas de pena, chocalho, leque, tanga, arco e flecha, gamela, colher de pau,...".

Na aldeia encontra-se o Marco da Primeira Missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, pelo Frei Henrique Soares (de Coimbra). Uma cruz é o símbolo do início da evangelização no Brasil. Está fincada na praia, em frente ao ilhéu, onde em sua parte emersa, foi celebrado o ato religioso. Diz-se que, originariamente, uma pequena cruz de madeira foi ali colocada pelos Capuchinhos, em 3 de março de 1898. Recentemente, a cruz de madeira foi substituída por uma outra de aço, perdendo toda a magia do simbolismo primitivo, e a referência ao pau-brasil. Neste centro turístico os índios, vestidos a rigor, vendem seus artesanatos e dançam e cantam em torno da cruz.

Há uma escola de primeiro grau dentro da comunidade, com professoras índias, que procuram preservar os costumes e as tradições indígenas. Cerca de 244 alunos freqüentam as salas de aulas.
Um Posto Médico da FUNAI atende aos índios, com a presença semanal de um médico. Normalmente os índios procuram os Postos Médicos e Hospitais de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte.

A qualidade de vida dos índios de Coroa Vermelha não é satisfatória, pois a roça produz pouco e a pesca é modesta. A venda do artesanato é fraca "... tem dia que a gente vende nada.... bem pouco". "O índio tem vez que está, até, passando fome aqui". Muitas casas de índios, de condições precárias, não têm gás de cozinha, luz elétrica e água encanada. Esta é pega no chafariz da escola. Alguns índios abandonaram o artesanato e vivem da venda de bebidas alcoólicas e cigarros, em biroscas.

Os ventos das comemorações dos quinhentos anos do descobrimento do Brasil trouxeram novo alento para a tribo de Coroa Vermelha, pois foi construído um novo Centro de Artesanato Indígena e edificadas casas de alvenaria que irão beneficiar boa parte dos índios.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Consumismo" é o tema da Escola Tancredo no 7 de setembro

Desfile da EEPTN no 7 de setembro de 2011
denuncia o "Consumismo"
estimulado pelo sistema capitalista
Texto oficial para o desfile da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves nas comemorações da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2011, Taiobeiras (MG). Autor: Prof. Levon do Nascimento.

Neste 7 de setembro de 2011, quando se completam 189 anos da Independência política e administrativa do nosso Brasil, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves tem o orgulho de propor uma reflexão que vai além das questões sociais, políticas e econômicas do país. Falamos, verdadeiramente, do futuro do Planeta Terra, do prosseguimento da existência humana e da salvação da vida, como um todo.

O modo de produção capitalista, em sua ditadura do consumo, é pródigo na produção de tecnologias supérfluas e descartáveis. Tudo para nos fazer sentir necessidade daquilo que não necessitamos. Não há freio para a inovação. Todos os dias, novidades são lançadas no mercado. No entanto, o objetivo não é o bem estar da pessoa humana. A meta é, sempre e mais, o acúmulo do capital e o enriquecimento de poucos indivíduos e grupos econômicos, num mundo onde bilhões de homens, mulheres, idosos e crianças são vistos como meros fantoches em suas mãos.

O discurso e a propaganda conduzem as mentes e os corações de todos, especialmente dos mais jovens, não para o verdadeiro exercício da sabedoria e do discernimento, mas para a alienação e a cobiça. Diariamente escutamos e vemos:


– “Compre!”;
– “Você não pode deixar para depois, compre agora!”;
– “Seja feliz, peça já para o seu pai ou a sua mãe!”;
– “Você precisa!”.


Será que precisamos mesmo? No capitalismo, a única coisa que interessa é que o Ser Humano se transforme em nada mais do que um CONSUMIDOR. Você só é gente se consumir. Consumir, eis o verbo mágico dos tempos em que vivemos. “Consumo, logo sou”, poderia se dizer, parafraseando o grande filósofo Descartes. A pessoa só é vista como gente quando se porta como uma grande compradora e devoradora de bens de consumo.

O ser humano está se reduzindo à condição parasitária de um grande produtor de reservas de lixo, fruto do consumo desenfreado, frenético e sem planejamento. A moda e os modismos nos induzem e incutem em nós o desejo irrefreável de comprar, usar e descartar. Novamente, comprar, usar e descartar. E assim por diante, comprar, usar e descartar.

Está chegando o dia em que a Terra, nossa casa e nossa mãe, não aguentará mais tanto descarte, tanto lixo, tanta cultura e tanta moda de destruição voraz.

Enquanto uns consomem muito, até aquilo de que não têm necessidade premente, outros, como nas periferias das cidades e do mundo, passam fome, frio e sofrem das mais variadas doenças, além de estarem sujeitos às intempéries climáticas resultantes da própria má-ação humana sobre o meio ambiente.

Reflitamos: Que nosso consumo seja controlado e dentro do necessário para suprir a existência. Sejamos seres humanos livres. Libertos e independentes, porque há algo em nosso coração. Nãos mais escravos dos produtos descartáveis com os quais enfeitamos nosso corpo e nossa alma! Mais do que aparência consumista e artificial, tenhamos consistência e conteúdo interior.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alunos da Escola participam mais uma vez de Cine Clube

Hoje foi dia de Cine Clube na Câmara Municipal de Taiobeiras. O auditório estava lotado, prontos para assistirem a quatro curtas metragens. Houve a presença de alunos das Escolas Estaduais Oswaldo Lucas Mendes, Doutor José Americano Mendes e Presidente Tancredo Neves.


Antes da exibição dos filmes houve a parte de apresentação cultural no intuito de servir de abertura para a sessão do dia. Tal ficou a cargo da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Assim, os alunos do Coral Cantarte puderam se apresentar. Foram cantadas três lindas músicas que abrilhantaram ainda mais o evento. Parabéns!

sábado, 13 de agosto de 2011

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves novamente recebe destaque no site da Educação

Nesta terça-feira encerraram-se as competições no xadrez e a rede estadual conquistou o ouro. Desta vez foi com a aluna Cassiana Ribas da Silva, da Escola Estadual Professor Clovis Salgado, em Três Corações, no Sul de Minas. Ela é a vencedora do módulo I que na competição representa os estudantes de 12 a 14 anos. “É um momento muito importante para mim. Um grande conquista. Agora vou me preparar para participar do brasileiro representando, o meu estado, Minas Gerais”, destaca a estudante, referindo-se às Olimpíadas Escolares que serão realizadas em setembro, em Londrina, no Paraná.
O treinador de Cassiana também é o pai dela. Cassiano da Silva explica que a conquista é merecida e que a filha se esforçou muito para isso. “É muita emoção. Estamos treinando há um ano. Esta vitória é o coroamento do próprio esforço dela”, comenta.
Cassiana é aluna da EE Professor Clovis Salgado, em Três Corações. Foto: Hudson Menezes ACS SEE
Outros Premiados
No módulo I, no nipe feminino estão as estudantes Monyky Rocha Cardoso (segundo lugar) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Taiobeiras. Sua irmã gêmea, Mênyky Rocha Cardoso também estuda na mesma escola e ficou com a quarta colocação. No módulo II (15 a 17 anos) tem a quarta colocação da aluna Maria Luiza Gimenes Faria, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janúba.
Entre os meninos, o bom desempenho se repete. No módulo I, Joliver de Souza Koslowski, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont, ficou com a segunda colocação. Já Ramon Cordeiro Barros Pinheiro, da Escola Estadual Marina de Paiva, em Guidoval, ocupou o quarto lugar. Entre os premiados no módulo II estão os alunos Ítalo Francisco Narciso, da Escola Estadual Dom Lustosa, em Patrocínio (segundo lugar), Romário Allef Ribeiro da Silva, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janaúba. A quarta colocação ficou com o estudante Leonardo Henrique, da Escola Estadual Amilcar Savassi, em Barbacena.
EE Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras ficou em primeiro lugar entre s escolas premiadas. Foto: Hudson Menezes ACS SEE
Gabriela Angélica Marques, aluna da Escola Estadual Ary da Franca, de Belo Horizonte, também comprovou o talento. Ela foi a segunda colocada no módulo II feminino (14 a 17 anos) na modalidade Xadrez na etapa final do JEMG 2011.
Gabriela Marques durante a premiação do JEMG em Juiz de Fora. Foto: Arquivo pessoal
Premiação das Escolas
As escolas com o maior número de alunos com boa classificação na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais também foram premiadas. A primeira colocação ficou com a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Além de ser trabalhado nas aulas de Educação Física, o Xadrez ganhou um projeto específico na escola. No Clube do Xadrez, os alunos que têm interesse podem aperfeiçoar os seus conhecimentos no jogo que exige raciocínio rápido e concentração. O trabalho é feito pelos próprios professores. “Esse prêmio é um incentivo para os nossos alunos participarem do Clube do Xadrez. O prêmio mostra que eles podem como qualquer outro”, explica a professora Elizângela Ruas Barbosa.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2243-jemg-aluna-da-rede-estadual-conquista-o-ouro-no-xadrez-

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

II Gincana da Matemática da EEPTN

O ensino da matemática nas escolas sempre encontrou diversos desafios. Entre eles podemos destacar a falta de interesse dos alunos que enxergam a disciplina como um bicho de sete cabeças.

No entanto tal disciplina é fundamental para a formação lógica e racional dos educandos.

Reconhecendo sua importância a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves promoveu no dia 11 de Agosto de 2011 a II Gincana da Matemática. O evento consistiu em uma série de atividades previamente elaboradas como resolução de tangrans, tabuadas, apresentação de paródias sobre matemática, etc. Cada turma foi representada por uma cor diferente e em forma de competição executou as atividades propostas.

A turma campeã do turno matutino foi a sala número 2, e a do turno vespertino foi a sala número 14. Como prêmio os vencedores ganharam um passeio oferecido pela direção da Escola.

Parabéns pelo empenho dos professores e alunos na efetivação deste importantíssimo evento em nossa Escola.

OBS: Outras fotos podem ser vistas no Orkut da Escola.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESCOLA RECEBE DESTAQUE NO SITE DA EDUCAÇÃO

Modalidade esportiva que integra a última fase dos Jemg ajuda no desenvolvimento da memorização e concentração de estudantes

Na história de Monique e Mênique Rocha Cardoso a coincidência vai além da genética. Como se não bastassem serem gêmeas, as adolescentes de 13 anos possuem uma paixão em comum: o xadrez. O interesse pelo jogo que exige concentração e habilidade vem desde cedo, quando tinham seis anos. “Começamos observando o nosso pai, que é treinador de xadrez. Nós éramos pequenas e como viu que a gente estava interessada ele resolveu nos ensinar a jogar”, lembra Monique.
Com o tempo, a curiosidade deu lugar à dedicação, o que trouxe benefícios também na sala de aula. “A gente presta mais a atenção nas aulas, nossa capacidade de memorização melhorou. O raciocínio lógico é mais rápido”, avalia Mênique. Hoje, as irmãs se destacam no município de Taiobeiras, Norte de Minas, quando o assunto é o jogo do famoso xeque mate. Elas estão entre os 58 estudantes da rede estadual classificados para a última etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que acontece entre os dias 08 e 13 de agosto. Considerando todas as redes, são 110 participantes na modalidade.
Mênique, Monique e Elias, são os destaques da  Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, quando o assunto é xadrez. Foto: Arquivo da EscolaAlém do apoio familiar, as estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental contam com um importante reforço na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Lá é desenvolvido o ‘Clube do Xadrez’, projeto que atende aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho, que começou em 2009, veio a partir de um projeto de intervenção pedagógica da escola. Desenvolvido pelos professores de Educação Física, Cleyton Anderson Custódio de Aragão e Elisângela Ruas Barbosa, o ‘Clube do Xadrez’ é utilizado para ajudar os estudantes nos cálculos matemáticos. “Pesquisamos e vimos que o xadrez auxiliava na concentração e raciocínio lógico das disciplinas. Ele é um jogo em que os participantes precisam pensar bastante nas jogadas. O aluno que quiser se sobressair nas aulas também precisa de muita disciplina e treinamento”, avalia o professor Cleyton Anderson Custódio de Aragão.

Além do resultado esperado na área pedagógica, o projeto tem ajudado a escola a ter representantes na fase estadual dos Jemg, há três anos consecutivos. Além das gêmeas, o estudante Elias de Souza Dias Júnio, também está entre os classificados para a última etapa da competição, em 2011, que será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto.

Escola utiliza o xadrez para desenvolver habilidades entre os alunos. Foto: Arquivo da EscolaA atual campeã na categoria de xadrez dos Jemg no modulo II é a estudante Ayana Hama. A estudante da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva, em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte, também busca compartilhar suas habilidades com os colegas de turma. “Nas aulas de Educação Física procuro ensinar o jogo para os colegas interessados. Eu e meus irmãso aprendemos com nosso pais. Acho que todo estudante deveria saber jogar”, acredita a aluna do 1º ano do ensino médio.

Na escola de Ayana Hama, o uso do xadrez como uma atividade pedagógica traz reflexos em várias áreas do conhecimento. “O jogo é utilizado nas aulas de Educação Física, mas nos conselhos de classe, eu converso com os outros professores e vejo que tem contribuído em suas aulas, como Língua Portuguesa e Matemática. Outro ponto apontado por eles é a disciplina”, ressalta a professora de Educação Física Eunice de Fátima Cordeiro.

Lição de estratégia

Concentração e raciocínio rápido estão entre as contribuições do xadrez. Foto: Arquivo da EscolaNo Norte de Minas, no município de Januária, uma das escolas que trabalha o xadrez é a Escola Estadual Caio Martins. Nas aulas de Educação Física e no projeto Escola de Tempo Integral, o professor Luis Gustavo dos Santos Rosa usa o jogo como estratégia para o desenvolvimento de habilidades entre os alunos. Porém, antes da prática, o trabalho começa com as curiosidades históricas do jogo, uma medida utilizada para atrair a atenção dos alunos. “O jogo começou na era medieval. Era uma espécie de estratégia de combate utilizada pelos reis e grandes conquistadores. Eles montavam seus soldados para o ataque, mas também pensavam em estratégias de defesa. Tinham que pensar porque o oponente fez aquele tipo de jogada. Entre os conquistadores estava Napoleão Bonaparte que traçava suas estratégias de conquistas em um xadrez com humanos” explica o professor.

Outra possibilidade que o jogo favorece é fazer com que os participantes aprendam a lidar com a derrota e com os oponentes. “O xadrez reflete nossa vida cotidiana. A todo o momento estamos cheios de opções, assim como as várias estratégias de ação que o jogo possibilita. Porém, se a nossa escolha não nos tornou vencedores, é preciso respeitar o oponente que teve mais cautela e sucesso ao fazer sua escolha”, justifica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.

Os jogos de xadrez na etapa estadual dos Jogos acontecem nos dias 09 e 10 de agosto, terça e quarta-feiras, respectivamente. Os melhores jogadores na modalidade se classificam para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que vão acontecer entre os dias 09 e 18 de setembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

* Matéria publicada em  https://www.educacao.mg.gov.br/

 

sábado, 13 de agosto de 2011


 Escola Estadual Presidente Tancredo Neves novamente recebe destaque no site da Educação

Nesta terça-feira encerraram-se as competições no xadrez e a rede estadual conquistou o ouro. Desta vez foi com a aluna Cassiana Ribas da Silva, da Escola Estadual Professor Clovis Salgado, em Três Corações, no Sul de Minas. Ela é a vencedora do módulo I que na competição representa os estudantes de 12 a 14 anos. “É um momento muito importante para mim. Um grande conquista. Agora vou me preparar para participar do brasileiro representando, o meu estado, Minas Gerais”, destaca a estudante, referindo-se às Olimpíadas Escolares que serão realizadas em setembro, em Londrina, no Paraná.
O treinador de Cassiana também é o pai dela. Cassiano da Silva explica que a conquista é merecida e que a filha se esforçou muito para isso. “É muita emoção. Estamos treinando há um ano. Esta vitória é o coroamento do próprio esforço dela”, comenta.
Cassiana é aluna da EE Professor Clovis Salgado, em Três Corações. Foto: Hudson Menezes ACS SEE
Outros Premiados
No módulo I, no nipe feminino estão as estudantes Monyky Rocha Cardoso (segundo lugar) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Taiobeiras. Sua irmã gêmea, Mênyky Rocha Cardoso também estuda na mesma escola e ficou com a quarta colocação. No módulo II (15 a 17 anos) tem a quarta colocação da aluna Maria Luiza Gimenes Faria, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janúba.
Entre os meninos, o bom desempenho se repete. No módulo I, Joliver de Souza Koslowski, da Escola Estadual Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont, ficou com a segunda colocação. Já Ramon Cordeiro Barros Pinheiro, da Escola Estadual Marina de Paiva, em Guidoval, ocupou o quarto lugar. Entre os premiados no módulo II estão os alunos Ítalo Francisco Narciso, da Escola Estadual Dom Lustosa, em Patrocínio (segundo lugar), Romário Allef Ribeiro da Silva, da Escola Estadual José Gorutuba, em Janaúba. A quarta colocação ficou com o estudante Leonardo Henrique, da Escola Estadual Amilcar Savassi, em Barbacena.
EE Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras ficou em primeiro lugar entre s escolas premiadas. Foto: Hudson Menezes ACS SEE
Gabriela Angélica Marques, aluna da Escola Estadual Ary da Franca, de Belo Horizonte, também comprovou o talento. Ela foi a segunda colocada no módulo II feminino (14 a 17 anos) na modalidade Xadrez na etapa final do JEMG 2011.
Gabriela Marques durante a premiação do JEMG em Juiz de Fora. Foto: Arquivo pessoal
Premiação das Escolas
As escolas com o maior número de alunos com boa classificação na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais também foram premiadas. A primeira colocação ficou com a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Além de ser trabalhado nas aulas de Educação Física, o Xadrez ganhou um projeto específico na escola. No Clube do Xadrez, os alunos que têm interesse podem aperfeiçoar os seus conhecimentos no jogo que exige raciocínio rápido e concentração. O trabalho é feito pelos próprios professores. “Esse prêmio é um incentivo para os nossos alunos participarem do Clube do Xadrez. O prêmio mostra que eles podem como qualquer outro”, explica a professora Elizângela Ruas Barbosa.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/2243-jemg-aluna-da-rede-estadual-conquista-o-ouro-no-xadrez-