quarta-feira, 1 de maio de 2013

ESCOLA PARTICIPA DE DIA "D" DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR, EM ARAÇUAÍ, MG

No dia 30 de abril de 2013, aconteceu na cidade de Araçuaí, MG, o dia “D” do Prêmio Gestão Escolar – PGD 2013.
 
O evento ocorreu das 08:30 às 17:00 hs, na sede da SRE – Araçuaí, e contou com a presença diretores das escolas municipais e estaduais e secretários municipais de educação da área abrangida pela Superintendência . 
 
O Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, participou do evento cantando três lindas músicas. 
 
A seguir, a diretora da instituição Ivonilde Rodrigues foi convidada a falar sobre sua experiência de ter ganhado o prêmio no ano passado tanto na fase regional como na estadual e sua consequente viagem aos Estados Unidos. Segundo ela, além dos bons projetos realizados pela Escola, o que contribui para o sucesso em 2012, foi a excelente equipe que a Escola possui. “Temos profissionais competentes e dedicados, estes fazem a diferença em nossa Escola”, salientou a diretora.
 
Na sequência, a especialista em educação Andréa Flores, também da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pela Escola, e ressaltou que o registro foi de fundamental importância para a Escola. “Temos o hábito de registrar tudo que acontece por meio de fotos e vídeos e publicar no blog da Escola”, disse ela, incentivando a todos os presentes a agirem da mesma forma, visto que a região de Araçuaí é rica em projetos e está em condições de concorrer ao Prêmio em 2013 e ser contemplada com um resultado satisfatório.
 
Outros destaques foi a apresentação de um vídeo de lançamento do PGE 2013, socialização de experiências das escolas que participaram no ano passado, apresentação do Prêmio Gestão Escolar (O que é, histórico, parceiros, objetivos, participação, dimensão da Gestão Escolar, etapas de avaliação, importância do Colegiado Escolar, Inscrição on line, premiação, cronograma, regulamento, manual de inscrições) e apresentação do site www.premiogestaoescolar.com.br.
 
Finalizando o evento houve a entrega de dossiês e certificados para as escolas participantes do PGE 2012 e apresentação artística realizada pela professora Bianca Handeri.
 
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves recebeu três certificados assinados pela Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola. Um em reconhecimento do título de “Liderança Regional – Prêmio Gestão Escolar” concedido à diretora Ivonilde Rodrigues, outro pela participação no Prêmio Gestão Escolar – ano base 2011, e por fim, ainda outro em reconhecimento da Escola como “Escola Destaque Regional – Prêmio Gestão Escolar”.
 
A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves se sente feliz pela participação no evento, e agradece a Sandra Moraes, Jucélia Freitas, Joeliza Gama, Ruth, Jussara e ao Márcio Corrêa por suas falas e a todos os outros que de forma direta ou indireta contribuíram para esta importante realização. 
Obs: Outras fotos do evento, estão postadas no facebook no seguinte endereço: http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.608117622531829&type=1.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESCOLA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO ANTIDROGAS

Com o intuito de levar à sociedade taiobeirense informações úteis
concernentes a problemática das drogas, o COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) está realizando uma série de capacitações a diversos seguimentos da comunidade.

No dia 25 de abril de 2013 (quinta-feira), foi a vez dos funcionários das escolas públicas e particulares do município participarem.

A capacitação ocorreu no auditório da Escola Municipal João Da Cruz Santos. A abertura foi realizada pelo Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, por meio de duas belas canções. A seguir houve duas palestras bastante significativas sobre o tema.

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves agradece a oportunidade de participar e externa os mais sinceros elogios ao COMAD pelo evento realizado.

sábado, 20 de abril de 2013

Escola recebe certificado


Durante o ano de 2012, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participou ativamente das ações do Cine Clube Arte em Cena. Enviamos em muitas ocasiões nossos alunos para assistir as seções de cinema realizadas na Câmara Municipal de Taiobeiras e participamos da programação cultural da entidade enviando diversas vezes o Coral Cantarte para executar suas belas canções. 

Reconhecendo nosso empenho, recebemos essa semana das mãos da presidente Marlice Alves Pinheiro Vasconcelos, um Certificado de Participação Especial.

Agradecemos á direção do Cineclube Arte em Cena, pela consideração e iniciativa.

domingo, 14 de abril de 2013

ESCOLA REALIZA DIA D DE COMBATE À DENGUE

Neste sábado (13/04/2013), a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves realizou o dia D de combate à Dengue. 

Um carro de som percorreu as ruas do Bairro Santos Cruzeiro conduzindo um dos professores da Escola que dava orientações importantes sobre a doença ao microfone. 

Os alunos fizeram uma passeata pelo Bairro com cartazes informativos e visitaram as casas alertando aos moradores sobre o que é a dengue, como evita-la e distribuindo panfletos.

Ficou claro para todos que o vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.
Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença.

A grande maioria das infecções é assintomática. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte, se não houver atendimento especializado. 

a) Dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não. 

b) Dengue hemorrágica 

As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias. 

c) Síndrome do choque associado à dengue
O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia), sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural. As manifestações neurológicas, geralmente, surgem no final do período febril ou na convalescença.
O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).
 
A prova do laço está indicada nos casos com suspeita de dengue, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Uma vacina contra os quatro tipos da dengue, desenvolvida a partir de uma cepa do vírus vivo, geneticamente modificado, está sendo testada em humanos. Até o momento os voluntários não apresentaram reações adversas.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue. 
Recomendações
* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;

* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;

* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;

* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. É importante não deixar água limpa e parada em recipientes como pneus, latas, garrafas, casas de ovos e vasos de plantas. 

Parabéns à todos os alunos, professores e outros funcionários da Escola que participaram dessa importante ação social em benefício de nossa cidade.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Escolas mineiras já podem se inscrever no Prêmio Gestão Escolar

As escolas mineiras já podem se preparar para participar da 14ª edição do Prêmio Gestão Escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio no site www.premiogestaoescolar.com.br. Podem participar escolas da educação básica das redes estaduais e municipais de todo o país. Para orientar o processo de participação das escolas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou, no Diário Oficial dos Poderes do Estado da última quinta-feira (28), um edital que traz as diretrizes do concurso em Minas Gerais.
 
No Estado, o processo de escolha da escola vencedora será dividido em cinco etapas. Na primeira delas, o colegiado escolar deverá realizar a autoavaliação da escola, propor o plano de ação da gestão, entre outros. Na segunda etapa, compete às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) organizar os comitês regionais, que deverão auxiliar as escolas no processo e selecionar o destaque regional da Superintendência. Já a terceira etapa consiste na criação do comitê estadual, que deverá entre outras coisas, analisar as inscrições indicadas pelos comitês regionais e selecionar a escola que representará o Estado na próxima fase. Na quarta etapa, serão selecionadas as seis escolas que mais se destacaram nacionalmente. Já na última fase é escolhida a ‘Escola Referência Brasil’.
 
Manual de Orientação

Para auxiliar o processo de inscrição das escolas, a organização do concurso publicou o ‘Manual de Orientação para a Inscrição’. O documento traz o passo a passo para a inscrição das escolas.

O Prêmio

O ‘Gestão Escolar’ é um prêmio que estimula iniciativas exitosas na educação básica da rede pública. Cada unidade da federação deve selecionar seu destaque estadual/distrital. Posteriormente, uma comissão formada por representantes dos parceiros do prêmio irá escolher seis finalistas, que concorrem ao título de “Referência Brasil”. Em todas as etapas, são avaliadas cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas.
A edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, Instituto Natura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC), assessoria técnica; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI).

Premiação

As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis instituições finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A primeira colocada ganhará R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também serão contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Minas no Prêmio Gestão Escolar

Em 2012, Minas foi o segundo estado com maior número de escolas inscritas na ‘13º edição do Prêmio Gestão Escolar’. Das 4.243 escolas que concluíram as inscrições do prêmio, ou seja, que efetivaram as inscrições com o envio do dossiê às Comissões, 776 instituições são mineiras. São Paulo foi o estado com o maior número de instituições inscritas, 1.271 escolas se inscritas no prêmio.

Na ocasião, o Estado foi representado pela Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras. Como prêmio pela indicação, a diretora Ivonilde Rodrigues de Souza Costa participou de um intercâmbio de um mês nos Estados Unidos.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/4385-escolas-mineiras-ja-podem-se-inscrever-no-premio-gestao-escolar

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CONSTRUINDO UM RELÓGIO SOLAR


Alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves constroem um relógio solar utilizando papelão de caixa de sapato e palitos de churrasco ou tubos de caneta, com auxílio da professora Nádia, que montava ao mesmo tempo um em MDF. Os alunos conseguem indicar aproximadamente as horas utilizando-se da luz do Sol.
 
Os relógios solares estão entre os mais antigos instrumentos inventados pela humanidade para marcar a passagem do tempo. Com eles pode-se também determinar as datas de início e término das estações do ano.
Um relógio de sol mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum. A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Também existem relógios de sol mais complexos, com mostradores inclinados e/ou curvos.

Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas alterações, também podem indicar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado.

quarta-feira, 20 de março de 2013

ALUNOS CLASSIFICADOS PARA O CORAL CANTARTE 2013




Hoje, nos turnos matutino e vespertino, houve na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves teste de voz para selecionar os novos componentes do Coral Cantarte 2013. O teste priorizou critérios como afinação e ritmo. Diversos alunos participaram e cerca de 40 foram selecionados. Confira abaixo a lista com o nome dos que foram aprovados:

MATUTINO

Daniel Oliveira Almeida
Edilaine Alves de Araújo
Edilene Alves de Araújo
Emilly Danielle Borges Sousa
Karoline Rodrigues Ferreira
Kessy Lorranny Lima dos Santos
Leonardo
Maria Eduarda Gameleiro Justino da Silva
Matheus Aurélio Mendes Rodrigues
Misleile Dias de Oliveira
Natália Pôrto dos Santos

VESPERTINO

Admilson Silva de Oliveira
Daniel Rodrigues Santos
Eduarda Mendes Araújo
Emily Cristina Rocha Rodrigues
Fernanda Alves Machado
Guilherme Macena Silva
Héberth Ryan Mendes Marques
Ingrid Caroline Oliveira Magalhães
Isabela Pereira da Silva
João Victor Rodrigues da Rocha
Joyce Laine Cardoso Dias
Juliana Oliveira Pôrto
Júnia Gomes Rocha
Karina Melo
Keitiely dos Santos Souza
Laudicélia de Oliveira Santos
Lincoln Gabriel Silva Costa
Lorena Miranda Lopes
Luana Barbosa
Luana da Cruz Santos
Luana Pereira de Souza
Mateus Costa Guimarães
Rayane Barbosa Lima Costa
Stéfany Oliveira Silva

terça-feira, 12 de março de 2013

Aluno fica em 1º lugar em Olimpíada de Língua Portuguesa

O aluno Geovan Carlos de Oliveira mora na Fazenda Marruaz, no município de Taiobeiras. Em agosto de 2012 ele participou de uma Olimpíada de Língua Portuguesa, abrangendo 15 escolas, num total de 1.500 alunos concorrentes.

Ele era estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hermelino Xavier, e foi orientado pela professora Janete Rodrigues.

O tema escolhido para sua redação foi “As paisagens de um lugar onde vivo”.  Como resultado, Geovan obteve o 1º lugar e recebeu como prêmio um relógio de 15 pulseiras da Champion, além de medalha de ouro.

“No início eu não queria participar. Aí eu ouvi um comentário de alguém que disse que ‘menino de roça não aprendia’, então eu quis mostrar o contrário e participei incentivado pela minha irmã”, relata o estudante.

Geovan está hoje com 11 anos de idade e estuda no 6º ano Solidariedade (sala 12) na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Sentimos orgulho de tê-lo em nosso meio e fazemos votos para que continue brilhando cada vez mais.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Superintendência de Araçuaí expõe bons resultados para a secretária Ana Lúcia Gazzola

Espalhados pelo auditório da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí estavam trabalhos artísticos, artesanatos e cartazes com a imagem de alunos premiados em olimpíadas de conhecimento. Os 102 diretores das escolas estaduais da Superintendência aproveitaram a reunião com a secretária de Estado de Educação Ana Lúcia Gazzola, realizada nessa terça-feira (05-03), para expor os resultados garantidos no último ano letivo.
 
O encontro marcou o início do trabalho nas novas instalações da Regional. Os 125 servidores da Regional já trabalham no novo prédio, alugado pelo Estado, que possui 1,4 m² de área construída. A equipe de diretores e funcionários da Superintendência esteve reunida com a secretária para esclarecer dúvidas e apresentar os resultados das escolas da região. Essa foi a 35º Superintendência visitada pela secretária de Educação.
 
Durante o encontro, a secretária esclareceu dúvidas dos gestores das escolas sobre a resolução n° 2.245, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a utilização desse recurso pelas escolas. A resolução renova e aprimora a legislação já existente, de abril de 2009, com o acréscimo de um instrumento: o regime especial de adiantamento. “Para as pequenas despesas do dia-a-dia, os diretores poderão retirar o dinheiro para utilização sem burocracia, o objetivo é facilitar a gestão do cotidiano do diretor”, enfatizou a secretária.
 
Aluna Ana Elisa Lopes declamou o Hino Nacional na abertura da reunião. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE
Aluna Ana Elisa Lopes declamou o Hino Nacional na abertura da reunião. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE

A secretária Ana Lúcia também elogiou os resultados das escolas da região. “A única forma de superarmos as desigualdades do nosso Estado é investindo em educação. Importantes propostas como o projeto Professor da Família e o Programa Travessia estão nos ajudando a alcançar melhorias nessa região. A avaliação da Secretaria é que os indicadores educacionais estão melhorando, que os critérios estão sendo seguidos. Os resultados são visíveis. Esse é um reconhecimento a essa SRE pelo trabalho que está fazendo junto com os diretores das escolas nessa grande rede e precisamos nos motivar para avançar mais ainda”, destacou a secretária Ana Lúcia.
 
O projeto Professor da Família busca ampliar a participação da família na vida escolar dos alunos do ensino médio e incentivar que os responsáveis por estes alunos se aliem às escolas e até iniciem ou retomem os estudos. Acontece com a visita de professores às casas dos alunos, dando suporte ao seu desenvolvimento. Já o Programa Travessia, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tem foco nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDH-M. O objetivo é possibilitar melhorias nesses municípios, com ações integradas às necessidades específicas de cada localidade. Nesta quinta-feira (07-03), o governador Antonio Anastasia e prefeitos de 202 municípios de todo o Estado assinam convênios para repasse de recursos e pactuação de novas ações do Programa.
 
As escolas da Regional tiveram melhoria nos indicadores educacionais, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um exemplo. Algumas escolas da região superaram, no Ideb 2011, o índice esperado para o ano de 2013. Como é o caso da Escola Estadual João Bernardino de Souza, que teve Ideb de 6,7 em 2011, superando a projeção do índice para 2013, que era de 6,4.
 
A diretora da Superintendência, Sandra Regina de Moraes, comemorou os resultados das escolas. “Conseguimos avanços nas escolas da nossa superintendência, o que é resultado do bom trabalho realizado pela nossa equipe da SRE e pelas nossas escolas. A visita da secretária é importante porque traz esclarecimentos para os anseios dessa equipe, além de destacar, de maneira muito clara e democrática, os bons resultados que estamos conseguindo obter”, ressaltou.
 
Outro assunto discutido foi a adesão dos municípios ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação. A vice-prefeita de Araçuaí, Rita Capdeville, esteve presente na reunião e ressaltou a importância da parceria entre Estado e municípios no desenvolvimento do Programa. “Estado, municípios e União precisam trabalhar juntos, unir forças para conseguir um bom resultado para a educação”. O município está entre os 838 que aderiram ao Programa e irão receber, da Secretaria de Educação, apoio pedagógico, capacitação continuada às equipes das escolas, além de material didático específico.
 
Destaques e talentos da região
 
A Escola Estadual Antônio Miranda, do município de Indaiabira, estava entre as escolas que expuseram no auditório os bons resultados dos seus alunos. A escola teve destaque em 2012 por conquistar espaço, por meio dos projetos desenvolvidos. Ouro Preto, Brasília, e até a Índia já foi alcançada pelos estudantes da escola. “Nossos projetos já levaram nossos alunos a muitos lugares. Essas iniciativas estão incentivando muito os alunos, assim como a comunidade inteira. E nos orgulhamos disso. Tudo para os meninos é novidade, eles aprendem muito com essas experiências”, relatou a diretora, Ilza Lemos de Oliveira.
 
Cerca de 40 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental estiveram em Brasília no ano passado para atuar como “deputados mirins”, no Congresso Nacional. A oportunidade surgiu com a participação dos alunos no projeto Câmara Mirim, uma ação da Câmara dos Deputados. A iniciativa tem o objetivo de levar a crianças e adolescentes o aprendizado da cidadania, da atividade parlamentar e a importância do debate sobre questões propostas pelos próprios estudantes.
 
Outro grupo de alunos da mesma escola representou o Brasil na Índia em Dezembro de 2012. Os alunos participaram do ‘QUANTA 2012 18th International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Electronics’. O QUANTA é composto por várias provas como debate sobre um tema científico em inglês, a construção de escultura com sucata eletrônica, quizzes de Ciências, Matemática e Problemas de Lógica também na Língua Inglesa e o projeto para construção de um barco autocontrolado. Participaram da competição cerca de 50 mil alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio de vários países.
 
Já a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras, teve destaque por ser indicada pela Secretaria para a etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012.  A escola atende 806 estudantes do ensino fundamental e foi selecionada por implementar diversos projetos interdisciplinares, apresentar uma cultura inclusiva e com o clima organizacional sustentado na cooperação. “Chá literário”, “Clube da matemática”, “Feira interescolar dos livros” e Xadrez foram algumas das atividades empreendidas pela escola que desenvolve projetos inovadores que despertam o interesse dos alunos pela leitura e o raciocínio lógico.
 
“Nossa escola atende alunos de realidades diferentes e conseguimos mudar aos poucos a imagem que tínhamos. De uma simples escola de periferia passamos a ser uma escola referência na região. Vimos, aos poucos, os índices melhorando com o empenho da equipe e da comunidade. Ser reconhecida como escola indicada por Minas Gerais para o Prêmio foi resultado desses avanços”, relatou a diretora da instituição, Ivolinde Rodrigues.
 
A diretora da instituição participou de um intercâmbio para os Estados Unidos no final de 2012. A experiência foi resultado do Prêmio Gestão Escolar, do Ministério da Educação (MEC) que em pareceria com a embaixada dos Estados Unidos, concedeu as bolsas para intercâmbio para todas as escolas do Brasil que se destacaram regionalmente por desenvolver práticas de gestão participativa voltada para o monitoramento e avaliação de professores.
 
Além das premiações, as escolas do Vale do Jequitinhonha também se destacam pela valorização das tradições locais e o incentivo das atividades artísticas e artesanais. Na Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo, por exemplo, os professores utilizam a literatura como mote para o incentivo à pintura e o desenvolvimento de peças artesanais, durante as atividades do Programa de Atenção ao Jovem – Peas Juventude. Os 489 alunos do ensino fundamental e médio participam das atividades.
 
Entre as atividades desenvolvidas, está a “Cortina literária”, que é feita pelos alunos com pintura em tecido, a cortina têm como tema os clássicos literários. “Dividimos entre as turmas grandes autores da literatura. Após a leitura, os alunos discutem as histórias e criam as pinturas. Formamos duas cortinas, com os alunos, que ficam expostas na escola”, revelou a vice-diretora da escola, Delmária Dias Ribeiro.
 
Diretora e vice-diretora da Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE
Diretora e vice-diretora da Escola Estadual do Povoado de Lagoa de Baixo. Foto: Amanda Lelis ACS/SEE

Outra escola com bons exemplos é o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Francisco Borges de Souza, do município de Francisco Badaró. Os alunos da escola desenvolvem uma diversidade de trabalhos artesanais durante as aulas de Artes. Os professores trabalham com os alunos o resgate da cultura e das tradições locais. “Trabalhamos a arte do município, as tradições, os costumes da nossa região. Nossos alunos são jovens e adultos, que não tiveram oportunidade de estudar e procuram hoje uma maneira de resgatar esse direito. Encontramos uma maneira de fazer com que isso seja produtivo e prazeroso para eles. Nossa escola é também um espaço de socialização, de resgate da autoestima desses alunos”, destacou a diretora Maria Valdênia Figueiró.

Em alguns casos, quem ensina é o aluno. E isso é muito comum na instituição. O professor de Artes abre espaço para que o aluno compartilhe o seu conhecimento com os colegas. “No nosso município, temos uma festa tradicional: a de Nossa Senhora do Rosário dos homens pretos de Sucuriú. Tivemos um aluno que participa do cortejo. O professor não conhecia tanto da tradição, então o aluno levou o conhecimento para dividir com os colegas. Ele levou a história da festa, o ritual da produção do tambor. O aluno, o professor e os colegas fizeram juntos um tambor durante as aulas”, destacou Maria Valdêmia.
 
Boas vindas
 
Já na chegada ao aeroporto, a secretária Ana Lúcia Gazzola foi recebida pela banda formada pelos alunos das Escolas Estaduais Dom José Haas, de Araçuaí, Valdomiro Silva Costa e Nossa Senhora da Lapa, de Virgem da Lapa. A banda era formada por instrumentos de sopro e também de fanfarra.
 
Na abertura da reunião, a jovem Ana Elisa Andrade Lopes, de 9 anos, encantou os participantes ao declamar o hino nacional. Ana Elisa é aluna do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Catúlio Cearense, do município de Virgem da Lapa.

“Minha mãe é professora de Língua Portuguesa e me ensinou a declamar. Gostei muito da oportunidade de fazer isso durante a reunião”, relatou a jovem.

Fonte: https://www.educacao.mg.gov.br/component/gmg/story/4184-superintendencia-de-aracuai-expoe-bons-resultados-para-a-secretaria-ana-lucia-gazzola

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROJETO CANTARTE 2013


Fabiano Alves Pereira*
 
Em 2012 elaborei e enviei um projeto musical ao Programa de Cultura do Banco do Nordeste, com o intuito de fornecer de forma gratuita a jovens taiobeirenses, curso de capacitação musical abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) ressaltando características da musicalidade regional e a parte prática com aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral.  
 
É com grande prazer que anuncio que hoje (07/02/2013), recebi um e-mail do Banco do Nordeste informando que meu projeto foi contemplado. Assim, logo logo teremos mais uma opção de desenvolvimento artístico-cultural em nosso município.
 
O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens duas vezes por semana. A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso, cinco (5) meses, numa carga horária total de 200 horas/aulas.
As aulas teóricas (ministradas de maneira dinâmica e criativa, com o auxílio de apostilas previamente elaboradas) acontecerão nos três (3) primeiros meses do curso. A partir do quarto mês, os alunos terão adquirido maturidade o suficiente para serem inseridos na instrumentalização, ou seja, aprenderão a arte de tocar um instrumento musical (Por meio de métodos simples e objetivos terão aulas de flauta, teclado e violão). Já no quinto mês do curso a ênfase será nas aulas de canto, definição de repertório e formação de coral.
A culminância do projeto será no Auditório da Câmara Municipal de Taiobeiras, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. 
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* Fabiano Alves Pereira é Pós-graduado em Arte em Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Docência do Ensino Superior, pela FINOM. É graduado em História pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). Fez cursos de Teoria Musical, Piano e Teclado na Taiô-Music, em Taiobeiras, MG, curso de Gestão Cultural em Araçuaí, MG, pelo projeto Pensar e Agir com a Cultura e curso de Canto com o cantor e compositor Walter Dias. Exerce a função de professor de Música, Artes e História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde é também regente do Coral Cantarte.