quarta-feira, 3 de abril de 2013

CONSTRUINDO UM RELÓGIO SOLAR


Alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves constroem um relógio solar utilizando papelão de caixa de sapato e palitos de churrasco ou tubos de caneta, com auxílio da professora Nádia, que montava ao mesmo tempo um em MDF. Os alunos conseguem indicar aproximadamente as horas utilizando-se da luz do Sol.
 
Os relógios solares estão entre os mais antigos instrumentos inventados pela humanidade para marcar a passagem do tempo. Com eles pode-se também determinar as datas de início e término das estações do ano.
Um relógio de sol mede a passagem do tempo pela observação da posição do Sol. Os tipos mais comuns, como os conhecidos "relógios de sol de jardim", são formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum. A medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador, passando sucessivamente pelas linhas que indicam as horas. Também existem relógios de sol mais complexos, com mostradores inclinados e/ou curvos.

Os relógios de sol normalmente mostram a hora solar aparente, mas, com pequenas alterações, também podem indicar a hora padrão, que é a hora no fuso horário em que o relógio está geograficamente localizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário