A I Gincana Ecológica/Clubinho da
Matemática, aconteceu a sua culminância no dia 19/10/2012 no turno vespertino,
Sob a Coordenação das Professoras de Matemática Lucianny Meireles e Geografia : Matilde Mendes , em
parceria com os professores das demais
disciplinas. Todos os alunos do 6º e 7º Anos confeccionaram jogos matemáticos
,utilizando materiais recicláveis, com a ajuda dos professores de matemática.os
jogos confeccionados serão utilizados em sala de aula e durante o recreio pelo
menos uma vez por semana. Chamaremos de
recreio animado .
Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante para o educando. As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Pois, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina; sente dificuldades em utilizar o conhecimento “adquirido”, em síntese, não consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental importância.
Esta
gincana busca um recurso didático
que possa despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos
construídos a partir de materiais recicláveis. O jogo, na Educação Matemática,
“passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem. O aluno, colocada diante de situações lúdicas,
apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a
estrutura matemática presente” .
Apesar de permear todas as áreas
do conhecimento que serão utilizados na vida prática o ensino da matemática em
nossas escolas, muitas vezes se divorcia dos seus principais objetivos, entre
eles o direcionamento de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania e
participação ativa do educando na sociedade. Esse divórcio ocorre quando nos
dias atuais as escolas utilizam o ensino da matemática tradicional baseado na aprendizagem mecânica, de mera transmissão de
conhecimentos, no qual os alunos se condicionam a receber informações prontas,
acabadas, gerando nos educandos sensações de medo e insatisfação e até a
incapacidade de decodificar os sinais do dia-a-dia, tornando-os
consequentemente excluídos da sociedade.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico independente da criatividade
e a capacidade de resolver problemas. Sendo assim, este ensino requer superação
de alguns obstáculos que comumente estão relacionados a palavra
matemática.Conscientes da necessidade de alcançar resultados satisfatórios, nós educadores buscamos cada vez mais,
instrumentos que sirvam de recursos pedagógicos para melhorar o processo
ensino-aprendizagem.
Utilizar
a ludicidade para ensinar matemática é uma maneira inteligente para a superação
de tais obstáculos. O ensino da matemática através dos jogos, por exemplo,
eleva o jogo como instrumento que transforma a Matemática considerada
“bicho-de-sete-cabeças”, em uma fonte inesgotável de satisfação, motivação e
interação social, além de estar preservando a natureza.
Ensinar matemática não é fácil e
aprendê-la muito menos, por isso surge a necessidade de usar instrumentos como
mediador entre o professor, aluno e conhecimento. Esses devem ser planejados e
bem aplicados, sendo um recurso pedagógico eficaz para a construção do
conhecimento matemático.Um instrumento utilizado nos dias atuais são os jogos
matemáticos, que conseguem transformar a sala de aula num ambiente gerador de
conhecimentos e facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Segundo
Bom (1995, p. 09) o motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é
a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos
que temem a matemática e sentem-se incapacitados para interpretá-la.
Dentro
da situação do jogo, onde é possível uma atitude passiva e com grande
motivação, os alunos percebem seu melhor desempenho e atitudes positivas frente
a seu processo de aprendizagem.
Assim, a matemática desenvolve-se de
modo conflituoso e contrastante, permeando entre o concreto, o abstrato e o
coerente.
Origem dos Jogos: Breve
Histórico
O
jogo é considerado um fenômeno social dentro das práticas onde estão inseridos
os movimentos lúdicos. Não é possível datar com precisão seu surgimento, nem o
local onde se originaram. Materiais arqueológicos encontrados mostram que o
jogo é uma das ocupações mais antigas do ser humano, presente em qualquer
cultura. No tempo das cavernas, ossos eram usados para jogos de azar. A Grécia
Antiga tinha como base cultural, os jogos e a competição retratados em lendas e
gravuras. A Bíblia relata que soldados de Pilatos disputaram o manto de Cristo,
“lançando sortes”. Nas festas do séc. XVI, os jogos de advinhas mereceram
destaque, pois não estavam vinculados ao trabalho e sim ao prazer, seu objetivo
principal era a socialização. O jogo era negado quando seu objetivo estava
relacionado à guerra. Já na Idade Média, ele se caracteriza por seu caráter
sério, aproveitando esse fato para a resolução de desavenças entre povos.
Professora : Lucianny Meireles de Oliveira/Graduada em Matemática
lucy eu adorei a gicana tever muitas coissas obrigado to do mundo
ResponderExcluir