Ler bem, ou ser um leitor competente, não
é apenas compreender o que está dito, mas compreender também o não
dito, as “entrelinhas”, o implícito do texto.
O leitor crítico é aquele que, diante de qualquer
texto, verbal ou não verbal, coloca-se numa postura ativa, de análise,
de resposta ao texto lido. Ele não só analisa o texto, mas também os
demais elementos da situação de produção: quem fala, para quem fala, em qual
contexto e momento histórico, em que meio ou suporte de divulgação, com qual
intenção, etc.
Como se sabe, ninguém fala ou escreve sem ter um
destinatário em mente. Quando alguém produz um texto, tem uma intenção e supõe
ou tem um interlocutor real. Leva em conta, por exemplo, que seu texto pode
interagir com o interlocutor, modificar seu comportamento, suas ideias ou
emoções; pode, por exemplo, informar, emocionar, defender um ponto de vista,
ensinar, contar o que aconteceu...
Nenhum texto é neutro, despretensioso. Todo texto está carregado de intenções, significados explícitos e implícitos e ideologia que dependem impreterivelmente do contexto em que foi produzido. Um mesmo texto pode ter, em um e outro contexto, sentidos completamente diferentes, ou seja, a situação participa da construção do sentido do texto.
O leitor competente é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação...
Todas as intenções e todos os significados, os explícitos e os implícitos, os subterfúgios, as pausas e o silêncio precisam ser lidos, interpretados de modo crítico e competente. Ler, nesse sentido, é assumir uma postura ativa diante do que lemos ou escutamos. Só assim podemos ser leitores competentes e críticos, prontos para o exercício da cidadania, prontos para a vida. Esse é o maior desafio, porém a maior fonte de prazer da tarefa de ler.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
Para melhor exemplificarmos o que foi dito, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, realizou no dia 29 de novembro de 2012 (quinta-feira), a Mostra Literária “Desvendando os Gêneros Textuais” que foi uma pequena exposição de variados tipos de textos trabalhados durante o ano letivo.
As fotos do evento estão postadas no Facebook no grupo EEPTN.
Nenhum texto é neutro, despretensioso. Todo texto está carregado de intenções, significados explícitos e implícitos e ideologia que dependem impreterivelmente do contexto em que foi produzido. Um mesmo texto pode ter, em um e outro contexto, sentidos completamente diferentes, ou seja, a situação participa da construção do sentido do texto.
O leitor competente é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação...
Todas as intenções e todos os significados, os explícitos e os implícitos, os subterfúgios, as pausas e o silêncio precisam ser lidos, interpretados de modo crítico e competente. Ler, nesse sentido, é assumir uma postura ativa diante do que lemos ou escutamos. Só assim podemos ser leitores competentes e críticos, prontos para o exercício da cidadania, prontos para a vida. Esse é o maior desafio, porém a maior fonte de prazer da tarefa de ler.
É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
Para melhor exemplificarmos o que foi dito, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, realizou no dia 29 de novembro de 2012 (quinta-feira), a Mostra Literária “Desvendando os Gêneros Textuais” que foi uma pequena exposição de variados tipos de textos trabalhados durante o ano letivo.
As fotos do evento estão postadas no Facebook no grupo EEPTN.
Parabéns a todos os professores que participaram do Projeto! EEPTN tem uma equipe extraordinária!!!
ResponderExcluirvc tem muita razao lu
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