Recriando
o recreio
Escola reconhece o
tempo do recreio como importante para a socialização de seus alunos, transformando
um espaço ocioso, na maioria das vezes, em oportunidade para o desenvolvimento
de inúmeras atividades.
O recreio, além de
intervalo para o descanso dos alunos, é um espaço importante para a
socialização desses jovens, sendo um
momento ímpar na construção de um bom ambiente escolar. Surgiu, daí, a ideia do
projeto Espaços de Brincar.
O Projeto Espaços de
Brincar da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves foi elaborado visando
contribuir que até os estudantes mais velhos tenham tempo para as brincadeiras
livres, aquelas que “não têm regras iniciais e, assim, permitem mais respostas criativas”.
uno |
peteca |
dança das cadeiras |
Neste intuito, esta
instituição atua não só como incentivadora e formadora, mas também compreende
que o jovem precisa, então, acionar o
que sabe para colocar em prática seus esquemas de assimilação já construídos e
estabelecer novas relações para aprender o que ainda não sabe, “livre”.
Todo ser humano, sendo
adulto, criança ou jovem, precisa da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho
e fantasia para viver. A capacidade de brincar abre a possibilidade de decifrar
os enigmas que nos rodeiam, dentro de um contexto de faz de conta.
“A brincadeira é a
estrada que a criança percorre para chegar ao coração das coisas, para desfazer
temores, para explorar o desconhecido.”
Patrícia Lopes
da Fonte
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