terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Histórico - Coral Cantarte

Por entender que educar é mais do que apenas a ensinar a ler e a escrever, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves destacadamente vem utilizado a Educação Musical como importantíssima aliada em seu âmbito escolar.

Dentre os diversos benefícios proporcionados, pode-se mencionar que a música envolve os alunos, serve de motivação, eleva a autoestima e estimula diferentes áreas do cérebro, aumentando a sensibilidade, a criatividade, a capacidade de concentração e de fixação de dados, além de desenvolver aptidões musicais e revelar novos talentos. Acrescenta-se ainda o fato de que envolvendo-se com a música, os jovens tem menos possibilidade de se envolver com drogas, violência e outros vícios frequentes que temos presenciado em nossa sociedade

Sendo assim, já por alguns anos a disciplina “Iniciação Musical” faz parte do currículo da Escola. Com carga horária de 1 aula semanal, os discentes estudam em sala de aula a parte teórica da música. Apostilas previamente elaboradas que abordam conceitos como: Elementos fundamentais da música, figuras de notas, figuras de pausas, estudo de claves, sinais de alteração, etc, são usadas como recursos didáticos. Desta forma, é possível ao aluno concluir o 6º ano do Ensino Fundamental (5ª série) já sabendo ler partitura. Consequentemente, ao iniciar o 7º ano do Ensino Fundamental (6ª série), ele encontra-se melhor preparado para ser inserido na parte prática, assim, a Escola oferece-lhe gratuitamente um curso de flauta, ministrado 1 vez por semana a alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental (6ª e 7ª séries).

Em março de 2007, por iniciativa do professor Fabiano Alves Pereira (que também ministra as aulas de flauta) um grande número de alunos foram submetidos a testes vocais que avaliavam dentre outras coisas, ritmo e afinação. Cerca de 25 alunos foram selecionados. Os ensaios passaram a ocorrer semanalmente em horário oposto. Assim, já em maio de 2007 os alunos começaram a fazer suas primeiras apresentações ao público. Além da própria Escola, apresentaram na Escola Estadual Dona Beti , na Escola Municipal Gente Pequena, (Ambas em Taiobeiras, MG) e na Escola Estadual Norberto de Almeida Rocha, em Rio Pardo de Minas, MG. 


Visto que em 2008, a Escola recebeu novos alunos provindos de outras escolas a fim de cursarem o 6º ano do Ensino Fundamental, (5ª série) tornou-se necessário um novo teste de voz, objetivando dar oportunidade aos novos que chegaram, além de aumentar ainda mais o grupo. E realmente o grupo cresceu para cerca de 40 alunos que, em março de 2008, durante a primeira reunião do ano letivo com os pais, apresentou-se pela primeira vez com o nome “Coral Cantarte”. O nome escolhido foi aprovado por todos os presentes com calorosas palmas. De lá para cá o Coral Cantarte vem se destacando muito no cenário musical de nossa região. Atualmente o grupo conta com um amplo repertório musical bem diversificado em estilos. Muitas das músicas trazem mensagens positivas e encantam a todos os presentes às apresentações. Algumas das canções são: Crianças Iguais, É Preciso Saber viver (Titãs), Vamos Construir (Sandy e Júnior) e Nós Queremos Paz (Joana). 



No ano de 2008, o Coral Cantarte fez diversas apresentações públicas em ocasiões e locais como: FERARP 2008, Praça da Bíblia, Mercado Municipal, Lançamento do PEAS da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na Escola Municipal Pequeno Príncipe, Escola Estadual Professora Dona Preta, Escola Estadual de Araçá (Rio Pardo de Minas), I Mostra Folclórica de Taiobeiras (Praça da Matriz), Confraternização do CAPS (no Moto Clube de Taiobeiras), Aniversário da Escola Municipal João da Cruz Santos (no auditório da própria Escola) e na Creche Municipal de Mirandópolis.

Os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves não apenas cantam, também tocam. A Escola possui dois teclados Yamaha e diversos alunos possuem flautas e violões. 

O grupo começou o ano de 2009, com novos testes para seleção e ensaios de um novo repertório musical, vindo a apresenta-lo pela primeira vez, no mês de março de 2009, na Escola Estadual Doutor José Americano Mendes, e posteriormente (no mês de abril) em Ferreirópolis, MG. O coral apresentou também, no dia 23 de abril (quinta –feira) na Escola Estadual Dona Beti, dia 24 (sexta) na Câmara Municipal de Taiobeiras, por ocasião do lançamento do livro “Blogosfera dos Gerais, de autoria do professor Levon do Nascimento e no dia 26(domingo), em frente ao Ginásio Poliesportivo de Taiobeiras, por ocasião da realização da rua de lazer promovida pelo Projeto “Inspiração Internacional” e também no Estádio do “Minas Esporte Clube” e na Festa da Mandioca, na Comunidade Cercado, em Taiobeiras, MG.

O que marcou o ano de 2010 (após testes de seleção e ensaios), foi a apresentação de musicais. Um deles, com o tema “O que é o amor?” intercala músicas, coreografias e declamações, mostrando o significado do termo desde a Grécia Antiga e sua aplicação prática nos tempos atuais. Alunos do grupo Resgate – Violão Meu Sonho e do Projeto Iniciação à flauta doce, também participaram da apresentação com duas músicas ao som do violão ecom uma música (Imagine) ao som de flautas. Tal musical foi apresentado pela primeira vez na Comunidade Lagoa Dourada (Taiobeiras MG) e posteriormente na Câmara Municipal de Taiobeiras. Além destas apresentações, este ano, até o presente momento, o Coral teve oportunidade de mostrar seu trabalho no município de Indaiabira, duas vezes na Escola Municipal João da Cruz Santos, na Festa de Santo Antônio e na Praça da Matriz (na II Mostra Folclórica de Taiobeiras).
 
Em 2011 o Coral fez diversas apresentações em Taiobeiras e em outros municípios. Uma das apresentações foi na data de 15/05/11, por volta das 13h 40m,  na Fazenda HP, zona rural de Rio Pardo de Minas, por ocasião de visita do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Para 2012 o Coral tem como meta a gravação do seu primeiro CD, com músicas e respectivos playbacks.

O trabalho musical que vem sendo executado na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves é fruto de um trabalho sério e comprometido exercido não apenas pelo professor da disciplina Iniciação Musical (Fabiano Alves Pereira), mas sim, é o resultado do esforço conjunto de todos os excelentes profissionais que a escola possui, além dos diversos parceiros que acreditam na grande importância que a música traz ao âmbito educacional. A Escola agradece a todos os que direta ou indiretamente dão sua parcela de contribuição para que nossos alunos continuem tocando, cantando e encantando, e desde já se encontra de portas abertas para receber alunos provenientes de outras escolas de ensino primário a fim de cursarem o 6º ano do ensino fundamental (5ª série), para que assim, em 2012, embarcarem junto com a família Tancredo Neves no maravilhoso mundo da música.
 
Obs: Um vídeo sobre o Coral Cantarte pode ser visto no Youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=AkfH7G7uNGg

3 comentários:

  1. Ivonilde,

    Parabéns de coração pela inicitiva de usar a Música no currículo da Escola.

    Agora que o estudo da música será obrigatório, espero que as demais escolas de Taiobeiras possam seguir o exemplo de vocês.

    Gostaria de tirar uma dúvida, agora em 2012 vocês terão música nas séries iniciais também? Caso tenham estou pensando em matricular meus dois filhos que farão o 5º ano. Aguardo resposta.

    att,

    Marlice

    ResponderExcluir
  2. oi fabiano vc ja percebeu que a musica é a arte que muda tudo!!!! Por isso nossa escola ensinar sai das drogas e da violencia!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. oi, eu adoro o coral. eu acho muito interessante o trabalho que eles estão realizado. alem de ser uma forma de mostrar o talento que todos temos,o dom de cantar e poder expressar o sentimento que tem dentro si.

    ResponderExcluir