Esporte


Na semana que passou (1º a 6 de junho), Taiobeiras foi palco da 1ª etapa (microrregional) do JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais), recebendo atletas-estudantes de todas as cidades que compõem a Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha). Foi uma festa da juventude. A cidade foi tomada pelo entusiasmo e alegria dos alunos das muitas cidades que vieram participar das várias modalidades esportivas.

Parabéns aos meninos e meninas do xadrez de Taiobeiras, que demonstraram muita força e concentração. Aí vão as colocações:

No módulo I feminino, as duas primeiras colocadas foram as irmãs Monyky e Mênyky Rocha Cardoso, ambas alunas do 8º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

No módulo II feminino a vitória foi de Maria Mariana Ferreira Célio, do Colégio Presbiteriano.

Módulo I masculino, parabéns ao primeiro colocado, Fernando Fonseca, ao segundo Jhonattan Silva, da Escola Estadual Dr. José Americano Mendes, e ao terceiro, Erik Vinícius Alves. Fernando e Erik são alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Já no módulo II masculino ficaram em primeiro e em segundo lugares, respectivamente, Vinícius Mendes e Thales Bernardo, do Centro Educacional Beliza Corrêa.

A equipe de futsal da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves também se sagrou campeã da 1ª etapa do JEMG 2010 da sede de Taiobeiras.

Desejamos sucessos a todos na 2ª etapa, que será por macrorregiões do estado.



Fonte: Mãos à Obra! - Publicação Semanal da Prefeitura de Taiobeiras, ano V, nº 185 (30/05/2010 a 05/06/2010).

Fotografias: Professora Elizângela Ruas Barbosa (Escola Estadual Presidente Tancredo Neves).

A etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) aconteceu na cidade de João Monlevade, MG, do dia 28 de junho ao dia 03 de julho.

Monyky Rocha Cardoso estuda na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no 8º ano Gilberto Gil, turno matutino e foi a 1ª colocada no xadrez, módulo I. Sua irmã, Mênyky Rocha Cardoso (que estuda na mesma turma), foi a 2ª colocada também no xadrez, módulo I.

Ficamos muito orgulhosos em saber que duas de nossas alunas estarão entre os cinco classificados que representarão a cidade de Taiobeiras na fase estadual, que ocorrerá na cidade de Patos de Minas nos dias 09 a 14 de agosto.

Deixamos aqui nossos sinceros parabéns e a garantia de que estaremos sempre torcendo por maiores vitórias posteriores.
__________
Fotos: 1- Cleyton Anderson Aragão (professor da disciplina Educação Física na E. E. Presidente Tancredo Neves), Mênyky, Elizângela Ruas Barbosa (professora da disciplina Educação Física na E. E. Presidente Tancredo Neves) e Monyky. 2- Monyky (à esquerda) e uma das adversárias. 3-  Mênyky (à direita) e uma das adversárias. 4 -  Turma do Xadrez e representantes da SRE de Araçuai.


 

 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESCOLA RECEBE DESTAQUE NO SITE DA EDUCAÇÃO

Modalidade esportiva que integra a última fase dos Jemg ajuda no desenvolvimento da memorização e concentração de estudantes

Na história de Monique e Mênique Rocha Cardoso a coincidência vai além da genética. Como se não bastassem serem gêmeas, as adolescentes de 13 anos possuem uma paixão em comum: o xadrez. O interesse pelo jogo que exige concentração e habilidade vem desde cedo, quando tinham seis anos. “Começamos observando o nosso pai, que é treinador de xadrez. Nós éramos pequenas e como viu que a gente estava interessada ele resolveu nos ensinar a jogar”, lembra Monique.
Com o tempo, a curiosidade deu lugar à dedicação, o que trouxe benefícios também na sala de aula. “A gente presta mais a atenção nas aulas, nossa capacidade de memorização melhorou. O raciocínio lógico é mais rápido”, avalia Mênique. Hoje, as irmãs se destacam no município de Taiobeiras, Norte de Minas, quando o assunto é o jogo do famoso xeque mate. Elas estão entre os 58 estudantes da rede estadual classificados para a última etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), que acontece entre os dias 08 e 13 de agosto. Considerando todas as redes, são 110 participantes na modalidade.
Mênique, Monique e Elias, são os destaques da  Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, quando o assunto é xadrez. Foto: Arquivo da EscolaAlém do apoio familiar, as estudantes que cursam o 9º ano do ensino fundamental contam com um importante reforço na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Lá é desenvolvido o ‘Clube do Xadrez’, projeto que atende aos alunos dos anos finais do ensino fundamental. O trabalho, que começou em 2009, veio a partir de um projeto de intervenção pedagógica da escola. Desenvolvido pelos professores de Educação Física, Cleyton Anderson Custódio de Aragão e Elisângela Ruas Barbosa, o ‘Clube do Xadrez’ é utilizado para ajudar os estudantes nos cálculos matemáticos. “Pesquisamos e vimos que o xadrez auxiliava na concentração e raciocínio lógico das disciplinas. Ele é um jogo em que os participantes precisam pensar bastante nas jogadas. O aluno que quiser se sobressair nas aulas também precisa de muita disciplina e treinamento”, avalia o professor Cleyton Anderson Custódio de Aragão.

Além do resultado esperado na área pedagógica, o projeto tem ajudado a escola a ter representantes na fase estadual dos Jemg, há três anos consecutivos. Além das gêmeas, o estudante Elias de Souza Dias Júnio, também está entre os classificados para a última etapa da competição, em 2011, que será realizada entre os dias 08 e 13 de agosto.

Escola utiliza o xadrez para desenvolver habilidades entre os alunos. Foto: Arquivo da EscolaA atual campeã na categoria de xadrez dos Jemg no modulo II é a estudante Ayana Hama. A estudante da Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva, em São Joaquim de Bicas, região metropolitana de Belo Horizonte, também busca compartilhar suas habilidades com os colegas de turma. “Nas aulas de Educação Física procuro ensinar o jogo para os colegas interessados. Eu e meus irmãso aprendemos com nosso pais. Acho que todo estudante deveria saber jogar”, acredita a aluna do 1º ano do ensino médio.

Na escola de Ayana Hama, o uso do xadrez como uma atividade pedagógica traz reflexos em várias áreas do conhecimento. “O jogo é utilizado nas aulas de Educação Física, mas nos conselhos de classe, eu converso com os outros professores e vejo que tem contribuído em suas aulas, como Língua Portuguesa e Matemática. Outro ponto apontado por eles é a disciplina”, ressalta a professora de Educação Física Eunice de Fátima Cordeiro.

Lição de estratégia

Concentração e raciocínio rápido estão entre as contribuições do xadrez. Foto: Arquivo da EscolaNo Norte de Minas, no município de Januária, uma das escolas que trabalha o xadrez é a Escola Estadual Caio Martins. Nas aulas de Educação Física e no projeto Escola de Tempo Integral, o professor Luis Gustavo dos Santos Rosa usa o jogo como estratégia para o desenvolvimento de habilidades entre os alunos. Porém, antes da prática, o trabalho começa com as curiosidades históricas do jogo, uma medida utilizada para atrair a atenção dos alunos. “O jogo começou na era medieval. Era uma espécie de estratégia de combate utilizada pelos reis e grandes conquistadores. Eles montavam seus soldados para o ataque, mas também pensavam em estratégias de defesa. Tinham que pensar porque o oponente fez aquele tipo de jogada. Entre os conquistadores estava Napoleão Bonaparte que traçava suas estratégias de conquistas em um xadrez com humanos” explica o professor.

Outra possibilidade que o jogo favorece é fazer com que os participantes aprendam a lidar com a derrota e com os oponentes. “O xadrez reflete nossa vida cotidiana. A todo o momento estamos cheios de opções, assim como as várias estratégias de ação que o jogo possibilita. Porém, se a nossa escolha não nos tornou vencedores, é preciso respeitar o oponente que teve mais cautela e sucesso ao fazer sua escolha”, justifica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepúlveda Viana.

Os jogos de xadrez na etapa estadual dos Jogos acontecem nos dias 09 e 10 de agosto, terça e quarta-feiras, respectivamente. Os melhores jogadores na modalidade se classificam para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que vão acontecer entre os dias 09 e 18 de setembro, na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

* Matéria publicada em  https://www.educacao.mg.gov.br/