Durante o mês de agosto de 2012, todos os alunos dos sextos anos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, fizeram um passeio de campo visitando uma área de voçoroca. A seguir a professora Matilde Mendes de Oliveira Marques (Martinha), descreve por que o trabalho realizado é importante.
O estudo da Geografia é bem antigo assim como
também é o conceito que ela recebe de disciplina enfadonha e sem nexo. Neste
sentido vejo o Trabalho de Campo como uma prática andante de fazer Geografia,
forma de aproximação da teoria com a prática. Com essa atividade, a Geografia
deixa de ser vista pelos alunos como uma disciplina inútil, que se preocupa
somente em descrever as formas do relevo, os nomes de rios, os tipos de solos,
vegetação, clima e etc., e sim como uma forma de se entender as influências que
o relevo de nossa região tem sobre a sociedade, os processos erosivos ou a
importância da vegetação para proteger o solo.
A VOÇOROCA é um
fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão,
causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não
mais protege o solo, que fica cascalhamento e suscetível de carregamento por
enxurradas. Pobre, seco e quimicamente morto, nada fecunda. As áreas com
voçorocas ficam impossibilitadas tanto para uso agrícola como urbano.
Para impedir a formação
das voçorocas, a primeira ação deve ser o desvio do fluxo de água. Se a
topografia do relevo não permitir esse desvio, deve-se controlar a velocidade e
o volume da água que escoa sobre o sulco. Isso pode ser feito com o plantio de
grama (se a declividade das paredes do sulco não for muito acentuada) ou com a
construção de taludes (degraus responsáveis pela diminuição da velocidade do
escoamento da água). No local visitado, as pessoas preocupadas com a destruição
das estradas e amenizar o crescimento da voçoroca, começaram a jogar entulhos
em suas margens.
eu adorei o passeio voi otimo obriigada a todos
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