domingo, 2 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ESTUDO DA GEOGRAFIA




Durante o mês de agosto de 2012, todos os alunos dos sextos anos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, fizeram um passeio de campo visitando uma área de voçoroca. A seguir a professora Matilde Mendes de Oliveira Marques (Martinha), descreve por que o trabalho realizado é importante.

 

O estudo da Geografia é bem antigo assim como também é o conceito que ela recebe de disciplina enfadonha e sem nexo. Neste sentido vejo o Trabalho de Campo como uma prática andante de fazer Geografia, forma de aproximação da teoria com a prática. Com essa atividade, a Geografia deixa de ser vista pelos alunos como uma disciplina inútil, que se preocupa somente em descrever as formas do relevo, os nomes de rios, os tipos de solos, vegetação, clima e etc., e sim como uma forma de se entender as influências que o relevo de nossa região tem sobre a sociedade, os processos erosivos ou a importância da vegetação para proteger o solo. 

O trabalho de campo nos faz reviver ou refazer os passos dos geógrafos de séculos atrás, buscando novos fatores que desenvolvam novas ou questionem antigas opiniões. Portanto, o trabalho de campo, além de facilitar a visualização e assimilação de conceitos expostos de forma didática, nos reforça a idéia de que o seu estudo é de suma importância para o entendimento de vários fatores sociais e, conseqüentemente, colaborando para a formação de alunos críticos e conscientes das transformações espaciais vigentes.

A VOÇOROCA é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhamento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco e quimicamente morto, nada fecunda. As áreas com voçorocas ficam impossibilitadas tanto para uso agrícola como urbano.
 
Para impedir a formação das voçorocas, a primeira ação deve ser o desvio do fluxo de água. Se a topografia do relevo não permitir esse desvio, deve-se controlar a velocidade e o volume da água que escoa sobre o sulco. Isso pode ser feito com o plantio de grama (se a declividade das paredes do sulco não for muito acentuada) ou com a construção de taludes (degraus responsáveis pela diminuição da velocidade do escoamento da água). No local visitado, as pessoas preocupadas com a destruição das estradas e amenizar o crescimento da voçoroca, começaram a jogar entulhos em suas margens. 









Um comentário: