segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SALA DE RECURSOS DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES


Elcione Machado Alves Fernandes*

A sala de recursos visa orientar a aprendizagem, estimulando o aluno de modo a auxilia-lo a desenvolver suas capacidades. Para isso nós professores da sala de recursos devemos adotar abordagens metodológicas diferenciadas para que o aluno possa acompanhar a escolaridade. Não devemos reproduzir o que é dado em salas de aula, mas buscar estratégias para desenvolver as habilidades necessárias para a aprendizagem. Devemos observar de que forma cada aluno organiza, seleciona, executa e altera os conhecimentos e habilidades que possui. É preciso considerar que o aluno possui muitos saberes e levar em conta suas necessidades, expectativas, a realidade do seu meio social e, principalmente, que dificuldades interferem em sua não aprendizagem.

Por meio de jogos, podemos observar e construir uma visão do processo de desenvolvimento dos alunos em conjunto e de cada um em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais de que dispõem. Afinal de contas, brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e buscar alternativas de ações. Os Jogos é uma importante ferramenta metodológica que possibilita o desenvolvimento integral da criança e visa o desenvolvimento cognitivo e metacognitivo, do raciocínio lógico, das habilidades psicomotoras, além de ser um excelente veículo de socialização. 

É o primeiro ano da Sala de Recursos na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. A sala tem como nome “Flexibilidade”, espero obter ótimos resultados.

















 ______________________
* É graduada em Normal Superior pela Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF) e em Matemática pela  Faculdade João Pinheiro (FCJP). Pós-graduada em Educação Especial, atua como professora da Sala de Recursos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Um comentário: