quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES BRILHA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE 2012


A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves teve como tema no  desfile em comemoração à independência do Brasil, em 07 de setembro de 2012, o arcadismo. 

O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos. 

Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.


Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.

Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.
Parabéns a todos os alunos que belamente desfilaram, proporcionando um momento riquíssimo de conhecimento sobre um tema que souberam de forma ímpar representar muito bem!








Um comentário: