Música

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PROJETO CANTARTE 2013


Fabiano Alves Pereira*
Em 2012 elaborei e enviei um projeto musical ao Programa de Cultura do Banco do Nordeste, com o intuito de fornecer de forma gratuita a jovens taiobeirenses, curso de capacitação musical abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo, figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) ressaltando características da musicalidade regional e a parte prática com aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral.  
É com grande prazer que anuncio que hoje (07/02/2013), recebi um e-mail do Banco do Nordeste informando que meu projeto foi contemplado. Assim, logo logo teremos mais uma opção de desenvolvimento artístico-cultural em nosso município.
O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens duas vezes por semana. A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso, cinco (5) meses, numa carga horária total de 200 horas/aulas.
As aulas teóricas (ministradas de maneira dinâmica e criativa, com o auxílio de apostilas previamente elaboradas) acontecerão nos três (3) primeiros meses do curso. A partir do quarto mês, os alunos terão adquirido maturidade o suficiente para serem inseridos na instrumentalização, ou seja, aprenderão a arte de tocar um instrumento musical (Por meio de métodos simples e objetivos terão aulas de flauta, teclado e violão). Já no quinto mês do curso a ênfase será nas aulas de canto, definição de repertório e formação de coral.
A culminância do projeto será no Auditório da Câmara Municipal de Taiobeiras, ocasião em que os participantes do projeto farão apresentação pública. 
________________________________________
* Fabiano Alves Pereira é Pós-graduado em Arte em Educação, História e Cultura Afro-Brasileira e Docência do Ensino Superior, pela FINOM. É graduado em História pela UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros). Fez cursos de Teoria Musical, Piano e Teclado na Taiô-Music, em Taiobeiras, MG, curso de Gestão Cultural em Araçuaí, MG, pelo projeto Pensar e Agir com a Cultura e curso de Canto com o cantor e compositor Walter Dias. Exerce a função de professor de Música, Artes e História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, onde é também regente do Coral Cantarte.

domingo, 16 de setembro de 2012


CORAL CANTARTE LANÇA SEU PRIMEIRO CD



Aconteceu nesta sexta-feira, 14 de setembro de setembro de 2012, o lançamento do primeiro CD do Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. 
O CD conta com 18 faixas (9 músicas cantadas e seus 9 respectivos playbacks), que são:
1.      A lenda
2.      Aos olhos do Pai
3.      Conquistando o impossível
4.      Norte de Minas
5.      Era uma vez
6.      Crianças iguais
7.      Vamos construir
8.      Nunca deixe de sonhar
9.      É preciso saber viver
 10-18 Playbacks

A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Taiobeiras, às 19:00  horas.

A Escola agradece a todos os pais, alunos, professores, autoridades e demais convidados que estiveram presentes e abrilhantaram o evento.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


CORAL CANTARTE PARTICIPA DE EVENTO AMBIENTAL


No intuito de preparar os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio para o ENEM e os vestibulares, a Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, montou um cronograma de palestras.
Na segunda-feira, 04 de setembro de 2012, foi a vez de assistirem a palestras relacionadas à disciplina Geografia, abordando os temas Meio Ambiente e Sustentabilidade.
O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras. O Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves foi convidado a fazer a abertura. Assim, ele cantou a música “Planeta Azul” de Chitãozinho e Xororó, às 8 horas da manhã para os alunos do turno matutino e às 20 horas para os alunos do turno noturno.
Parabéns aos membros do Coral Cantarte, que tem contribuído enormemente com a arte e a cultura em nossa região.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


CORAL CANTARTE FAZ DUAS APRESENTAÇÕES NESTA SEXTA-FEIRA


O Coral Cantarte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, esteve nesta sexta-feira, 24 de agosto de 2012, às 4 horas da tarde na Escola Municipal Gente Pequena, participando da culminância do Projeto Folclore. O Coral apresentou belas cantigas de roda ao público formado pelos alunos e profissionais da escola.
Durante a noite, o Coral Cantarte esteve a convite da Secretaria Municipal de Cultura, presente à IV Mostra Folclórica de Taiobeiras, na Praça da Matriz. Além das cantigas de roda, foi apresentado a música Norte de Minas e uma dança mostrando a variedade de ritmos existentes.
OBS: Ainda na Mostra Folclórica, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participou mais uma vez, apresentando uma quadrilha coordenada pela professora Elizângela Ruas Barbosa. 
Agradecemos ao público pela presença e esperamos que tenha gostado de ver o talento demostrado por nossos alunos.
Confira algumas fotos:








Projeto Cantarte

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
 

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do INEC (Instituto Nordeste Cidadania), em parceria com o Banco do Nordeste, destinará 13,5 milhões de reais para projetos culturais no semi-árido brasileiro, por meio do Edital de Microprojetos, nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Artes Integradas (mistas).

Foram aprovados 86 projetos em Minas Gerais, dentre eles, dois de Taiobeiras: "CantArte" (área musical) e "Memorial da Juventude" (artes integradas - literatura e imagem). Ambos receberão investimentos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura e serão voltados para a valorização da cultura dos jovens taiobeirenses.

O projeto "CantArte" será coordenado pelo professor Fabiano Alves e o "Memorial da Juventude" pelo professor Levon do Nascimento, ambos são professores da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves.

Maiores esclarecimentos estão disponíveis nos sites do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

A descrição e objetivos de ações do Projeto "Memorial da Juventude" seguem abaixo:

"Publicar um livro ilustrado com fotografias expressivas dos movimentos , grupos, reuniões, encontros, passeatas e outras manifestações da juventude da cidade e da zona rural do município de Taiobeiras. abrangendo um período histórico destas atividades e fotografias de 24 anos, ou seja, entre 1985 e 2009; e com pequenos textos explicativos e de opinião escritos pelos protagonistas dos eventos fotografados, em linguagem voltada para o público jovem da atualidade (17 a 29 anos), motivando-os a:

a) Participar da vida social e cultural;

b) Solidarizarem-se e exercer a sua cidadania;

c) Resgatar e vivenciar a memória histórica da juventude taiobeirense, norte-mineira e brasileira;

d) Continuar se organizando em grupos, discutindo a realidade e produzindo manifestações sociais e culturais."


Quanto ao projeto "CantArte" a descrição e objetivos seguem abaixo:

"Fornecer, de forma gratuita, a jovens entre 17 e 29 anos, curso de capacitação musical, abordando a teoria musical (aspectos fundamentais da música, como melodia, harmonia e ritmo. Figuras de notas, figuras de pausa, estudo de claves, sinais de alteração ou acidentes, etc.) e a parte prática (aulas de canto, flauta, violão, teclado e formação de coral).

O curso será ministrado por professores qualificados que se reunirão com o grupo de cerca de 30 jovens, duas vezes por semana (em local cedido pela Secretaria Municipal de Cultura). A carga horária será de 10 horas/aulas semanais (5 horas/aulas em cada um dos dias que será realizado o curso), sendo a duração completa do curso de cinco meses, numa carga horária toal de 200 horas/aulas.

A proposta tem como objetivo não apenas uma única apresentação. O intuito é que seja criado um Coral Juvenil Municipal. Que o grupo continue se reunindo de forma regular, após a formação inicial, ensaiando constantemente e mostrando-se pronto para colaborar com as inicitivas culturais do município e região, abrilhantando eventos por meio da música instrumental e do canto. Que cada um dos participantes venha a ser multiplicador dos conhecimentos adquiridos e que, acima de tudo, a música possa ser uma importantíssima aliada social em nossa cidade."

 
***

Inscrições abertas para o Projeto Cantarte

Atenção!


Inscrições abertas para o Projeto Cantarte em Taiobeiras

Curso de Capacitação Musical

Aulas de Teoria Musical, Flauta, Canto, Teclado, Violão e Formação de Coral

Carga horária: 200 horas/aula – Com certificado ao final do curso

Locais de inscrição: Divisão Municipal de Cultura de Taiobeiras, Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (em horário comercial) ou pela internet no endereço WWW.EEPTANCREDONEVES.BLOGSPOT.COM

Número de vagas: 30

Período para inscrições: De 23 de agosto de 2010 a 27 de agosto de 2010

OBS: A lista dos selecionados estará disponível no endereço WWW.EEPTANCREDONEVES.BLOGSPOT.COM a partir das 8 horas da manhã do dia 28 de agosto de 2010

Início das aulas: 30 de Agosto de 2010 – Local: Escola Estadual Presidente Tancredo Neves – Horário: 18 horas

Valor do curso: Gratuito

Maiores informações com o professor Fabiano Alves – Fones: (38) 9959 1289 / (38) 9185 4295


REALIZAÇÃO:

GOVERNO FEDERAL,

MINISTÉRIO DA CULTURA, PROGRAMA MAIS CULTURA, FUNDAÇÃO

NACIONAL DE ARTES, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, INSTITUTO

NORDESTE CIDADANIA e SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS

GERAIS

APOIO:
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE TAIOBEIRAS - DIVISÃO MUNICIPAL DE CULTURA - ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
 
Obs: Para efetuar sua inscrição pela internet, responda ao questionário abaixo e encaminhe-o (até o dia 27 de agosto de 2010) ao e-mail fabianoalvestj@hotmail.com .
 

PROJETO CANTARTE

FICHA DE INSCRIÇÃO:

1. Identificação:

Nome:________________________________________________________________________

CPF:__________________________________ Identidade:______________________________

Data de nascimento:____________________ Sexo:_____________________________________

Escolaridade:______________________________________ Endereço:____________________

_____________________________________________________________________________

Telefone fixo:_______________________ Celular(es):___________________________________

2. Já fez algum curso na área de música?_________ (se sua resposta for sim, mencione no espaço a seguir que curso foi e qual foi a duração) ______________________________________________

_____________________________________________________________________________

3. Possui alguma experiência musical prática? (toca algum instrumento? Canta? Já participou de alguma banda, coral ou outro grupo musical?, etc.____________ (se sua resposta for sim, descreva no espaço a seguir sua experiência musical)______________________________________________________

_____________________________________________________________________________


4. Termo de compromisso:

“Estou ciente de que as aulas ocorrerão gratuitamente de segunda a sexta-feira, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, a partir do dia 30 de agosto de 2010, das 18:00 às 22:10 horas (5 horas/aulas diárias) e farei os devidos ajustes necessários em minha vida pessoal a fim de estar presente em todas elas, participando ativamente das mesmas. Estou ciente também de que qualquer informação prestada caso seja inverídica resultará no cancelamento da minha vaga no projeto”.
Local:_________________________________________ Data:____________________


______________________________________________________________________
(Assinatura do candidato)
***

sábado, 28 de agosto de 2010


Alunos selecionados para o Projeto Cantarte

Adilson Mendes Júnior

Adrielly Célia de Azevedo

Adrielly Cristina de Freitas

Alessandra Rodrigues de Souza

Ana Maria Moisés dos Santos

André Ferreira de Souza

Andressa Alves de Souza

Anildo de Oliveira

Ariany Maria da Rocha

Cléber Corrêa de Almeida

Éder Nunes Bernardes

Eliana Alves Santana Selis

Felipe Martins Moreira

Francieley Ferreira de Deus

Francielly Oliveira de Sá

Geraldo de Oliveira Leal Júnior

Gerson de Souza Chaves

Géssika Tamires Pereira dos Santos

Ícaro Santana Selis Silva

Icelina de Oliveira Silva

Jackson Gomes da Costa

Janaína Rosa dos Santos

Joany Dias Moreira

Jully Arley Moreira

Karen Mendes Chagas

Keilane Dias de Oliveira

Luíz Otávio Mini

Maria Cristina da Silva Moreira

Maria Dias de Oliveira

Mariana Rodrigues Costa

Michael David de Oliveira

Nailde Alves Pereira

Patrícia Cardoso de Souza

Reginaldo Pereira dos Santos

Sílvia Lorena Furtado Cardoso

Thaynan Leôncio de Freitas

Wesley Lés Costa

Wellison Pereira de Souza

Welton Silveira Mendes

Zélia Mendes Martins

Zilma Corrêa de Oliveira

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, a partir do dia 30 de agosto de 2010, das 18:00 às 22:10 horas, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Perderá direito ao certificado o aluno que ao final do curso tiver menos que 75% de presença e/ou menos que 70% de aproveitamento. Todas as atividades executadas serão publicadas no endereço eletrônico http://www.eeptancredoneves.blogspot.com/ para que os alunos postem comentários interagindo com os demais colegas em forma de fórum.
*** 

sábado, 4 de setembro de 2010

Projeto Cantarte - Atividades

Página 3 do material de Iniciação Musical

1. Leia atentamente o texto acima, depois explique no caderno usando suas palavras (com letra bem caprichada) por que a música é importante.

2. Por que você está fazendo esse curso? Quais são suas expectativas quanto a ele?

Respostas

"Para mim a música é importante, pois é uma motivação a mais para aumentar a autoestima, colocando em prática a criatividade e a capacidade em desenvolver os verdadeiros talentos que cada um esconde dentro de si por falta de oportunidades. Com essa oportunidade ocupo a mente com grande proveito".

"Estou fazendo o curso com o intuito de aprender e ter noções sobre a música e respectivos instrumentos. Para cada momento ser valorizado, como uma ocasião especial, valorizar um louvor, com uma motivação a mais para quem assiste. As minhas expectativas estão voltadas ao meu desenvolvimento. Sou regente de mocidade em Berizal e aqui em Taiobeiras e me deparo com grande dificuldade, mas com isso aumenta meu desejo em aprofundar no conhecimento das mesmas".

Janaína Rosa dos Santos

“Por que ela nos envolve, atrai, nos motiva e dá autoestima. E os jovens que envolve com música tem pouca possibilidade de envolver com as drogas e a violência. Sendo assim, nos envolver com a música nos livrará das coisas ruins do mundo”.

“Por que é uma oportunidade dos jovens conhecer o que realmente é música. E as minhas expectativas é que isso me ajudará a ter mais conhecimento a respeito da música e ter um futuro bem sucedido”.

Keilane Dias de Oliveira

“O Projeto Cantarte tem como objetivo fornecer a seus participantes tanto conhecimentos teóricos como práticos da linguagem musical. E tendo em vista uma lei que mostra que a música passa a ser obrigatório nas escolas de todo o Brasil, o curso poderá formar professores para a grande demanda que surgir”.

“Tanto para aprender a teoria musical como para a aprendizagem prática com os instrumentos e também pelo certificado que é bem sugestivo”.

Michael David de Oliveira

“Por que é eleva a nossa autoestima e nossos conhecimentos. Faz com que possamos entrar no mundo de idéias e amizade com um ótimo bom humor”.

“Pelo fato que eu a amo. Ter como me qualificar no mercado de trabalho e ter mais conhecimento sobre tudo que eu amo”.

Gérson de Sousa Chaves

“A música é importante porque serve de motivação, eleva a autoestima e é também um fator determinante na personalidade de um indivíduo”.

“Para poder aprender melhor sobre o mundo da música. A minha expectativa é que eu possa realmente aprender e que os ensinos quanto às aulas possam ser bons”.

Icelina de Oliveira Silva

“A música é importante para desenvolver a mente e ter conhecimento teórico. A música cria oportunidade ao jovem par ter alguma capacidade musical”.

“Estou fazendo este curso para ter mais conhecimento da música. Para ter mais teoria e aprender teclado. Que tudo ocorra bem ao fim das aulas”.

Jackson Gomes da Costa

“A música é importante, pois ela treina os sentidos do corpo e ensina a cantar melhor e a ler partitura. E também, de acordo com a lei 11.769 é obrigatória a música nas escolas”.

“Para ter noção dos instrumentos e a teoria da música para futuramente dar aula”.

Ícaro Santana Selis Silva

“A música é importante porque os jovens que se envolvem com ela esquecem de ir para a rua e se envolver com as drogas. A música educa e faz com que o jovem associe com pessoas que tem bom gosto pela música além de criar oportunidades no mercado de trabalho. Eu estou estudando música por quero ter noção sobre prática musical”.

“Estou fazendo este curso porque quero aprender a cantar no ritmo certo e minha expectativa é que eu consiga tocar pelo menos flauta”.

Nailde Alves Pereira

“A música é um fator determinante na vida e na personalidade das pessoas. Serve de motivação e eleva a autoestima. A música deveria estar a muito tempo no currículo escolar. Através dessa disciplina muitos jovens sairiam das drogas, violência e outros vícios. O jovem que convive com um grupo social adquire mais maturidade e reponsabilidade e no futuro pode tornar um grande músico”.

“Estou neste curso porque achei a oportunidade de melhorar a minha aprendizagem na música para no futuro poder ajudar mais jovens a valorizar seu talento através da música. O Projeto Cantarte dá a todos nós oportunidade de ter conhecimento teórico e prático, é tudo isso que quero para passar a outros no futuro”.

Maria Dias de Oliveira

“A música é importante, pois é um fator determinante na personalidade da pessoa, serve de motivação, aumenta a sensibilidade e a criatividade da pessoa. Sem contar que o jovem que se envolve com a música tem muito menos possiblidade de envolver-se com drogas, violência e outros vícios”.

“Para aumentar meu conhecimento musical. Aprender e aperfeiçoar em tudo que for ensinado”.

Luíz Otávio Mini

OBS: Não haverá aula no dia 07 de setembro de 2010 (terça-feira)
*** 

Acrósticos Musicais

Acróstico

O que é um acróstico? De acordo com o dicionário Aurélio, acróstico é uma “Composição poética na qual o conjunto das letras iniciais (e por vezes as mediais ou finais) dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase”.

Atividades

1. Leia com atenção um acróstico de Chico Buarque de Holanda cujo título é: “Minha Canção”.


Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão.
Soletra um verso
Lá na melodia
Singelamente,
Dolorosamente,

Doce é a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço.
Faz-se com certeza
Minha canção
Réstia de luz, onde
Dorme o meu irmão



2. Agora produza você mesmo um acróstico a partir das notas musicais.


VIDA SILENCIOSA

Dormi sob o sol
Repensando novamente em
Minha vida. Vendo o que fiz e o que vou
Fazer. O
Sol estava alto, bem no meio do céu
Lá na escola. O
Sinal tocava.

Dormi sob a lua
Restava apenas você
Minha vida, meus sonhos
Fazia de mim sem
Sol, sem luz
Lamentando tudo, pensando
Silenciosamente.

Michael David de Oliveira


SINFONIA DO ACORDE

Do meu coração
Restou aquela música. Música linda e
Misteriosa que me
Faz lembrar
Solidamente aquela cifra maravilhosa que foi usada naquela
Larga e linda música.
Sinceramente pensei
Dolorosamente em tocá-la mais uma vez e até podia
Simplesmente sentir sua doce letra, com tanta emoção. Pensei em cantá-la
Laboriosamente para ti.
Soltei-me no espaço musical, tentei
Fazer de toda maneira
Minha canção fluir somente para você ouvir o
Restante do verso que fiz
Do simples refrão, veio posteriormente grande inspiração para esta canção.

Adilson Mendes Júnior



AMOR SEM SOLIDÃO

Dorme enquanto penso no que
Resta para o amanhecer
Minha vida sem sua presença
Falta muito para acontecer
Sol vem e vai
Lá no alto pude perceber o quanto
Sinto de amor por você
Dormente fica o meu coração
Sinto uma louca paixão
Largo a vida para viver a emoção
Soldado sou em meio a confusão
Falta pouco para ser deixado
Minha vida, minha alma
Restando apenas a
Doida paixão do amor sem solidão.

Gerson de Souza Chaves

FIQUEI DOENTE


Domingo eu vou tomar
Remédio. Pois
Minha garganta está doendo.
Falei para o médico me dar uma
Solução e que eu iria para a casa da
Simone. Ele falou que
Doente eu não estava. Pois, se estivesse com alguma
Dor, eu não estaria indo visitar a
Simone. Fui incentivada a
Lavar a boca, fazer gargarejo, tomar
Sol pela manhã e ir na
Farmácia com o
Miguel comprar
Remédio
Do vovô Maciel.

Nailde Alves Pereira

A DOR DA REJEIÇÃO

Dói tanto a
Rejeição
Minha vida fica tão triste que
Faz-me chorar intensamente
Soluçando em meu quarto
Lamentei tanto de como
Simplesmente você me deixou
Dormi pensando naquela noite que tudo terminou
Doendo tanto o coração
Sinceramente imaginei
Largar esta vida desdenhada de
Solidão
Fazer uma nova historia
Minhas últimas palavras são
Resta talvez uma esperança de poder um dia não dizer como é
Dolorida a dor da rejeição.
Icelina de Oliveira Silva

PROVA DE AMOR



Do alto de uma montanha
Resgatarei
Minha amada que
Fazia uma loucura ao chegar o pôr do
Sol
Lá de cima pularia para provar seu amor
Singelo e modesto carinho que mais
Doce não tem igual
Domina um grande sentimento que nos deixa
Sem reação
Minha vida enche de alegria sem comparação
Farei também uma prova de amor. Salvá-la-ei antes do
Sol se pôr e
Lá em cima pedirei sua mão e de maneira
Sincera desejarei que ela seja para sempre minha paixão.


Jully Arley

MOMENTOS QUE NÃO RETORNAM


Dócio se resume nos belos e emocionantes momentos que mais admiramos
Restando em cada coração um enorme desejo de voltar atrás e aproveitar cada
Minuto que deixou para trás quando estava ouvindo, admirando e não
Fazendo se tornar muito especiais aqueles mais
Solenes momentos de mais pura admiração
Lágrimas restaram daquele tão esperado evento que acabou sendo o mais triste e
Singelo momento de toda história contada de sonho quase realizado.

Janaína Rosa dos Santos

CANÇÃO DO CORAÇÃO
Do coração sai uma canção
Resgatando da solidão
Minhas alegrias, muitas emoções
Falando e gritando
Solidão afastando
Lágrimas caem, de repente há
Silêncio.

Zélia Mendes Martins

A CANÇÃO

Dói o coração ao ouvir uma canção falando de um sonho
Realmente encantador.
Minha sensação é de  emoção ao
Falar dessa canção que encanta todo aquele que é cantador.
Soldado da canção diz um cidadão
Lá no meio da multidão
Silenciando por um momento e gritando: viva a canção...

Zélia Mendes Martins
 
*** 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


Poesias Musicais


PESSOAS SÃO MÚSICAS

Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, interpretadas. Para tocarem vidas, com a mesma força do instante mágico em que foram criadas, no intuito de alçar vôos e assim, poder vibrar com todas as notas, cumprindo afinal, todo o sentido que a elas foi dado pelo “compositor”.

Pessoas têm que fazer sucesso,
Mesmo que não estejam nas paradas,
Mesmo que não toquem no rádio,
Mas que toquem no coração.
Pessoas são músicas como você.
Somos compositores da melodia que nos embalam.
Sua nota ficará em nossa história.

Agora é a sua vez! Use toda a sua criatividade e produza uma poesia sobre “Música”


O SABIÁ

Canta canta sabiá no meio do pomar
Canta de manhã e no jantar.

Canta canta e nunca vou te aprisionar
Canta na laranjeira e no jequitibá.

Nunca vou me esquecer de você meu lindo sabiá
Ficarei sempre contente, sonharei com seu cantar.

Nailde Alves Pereira

AQUELA MÚSICA


Pensei naquela música do fundo do meu coração
Aquela música que sempre toca no meio da manhã.

Expresso através dessa poesia que a música faz parte da minha vida
Música aclamativa que explica a história do meu ser.

Adilson Mendes Júnior

A ARTE DA MÚSICA

A música é a arte que tem o poder de mexer com as nossas emoções
Entra no mais profundo da alma, fazendo com que os sentimentos mais belos
Se aflorem com uma linda melodia, capaz de fazer chorar, amar, sonhar...
Isso felizmente é, a arte da música


Icelina de Oliveira Silva

A MÚSICA

Hoje ela faz parte da minha vida
Quando ouço parece que estou voando
Eu sinto a canção, esqueço os problemas
E me divirto sempre cantando.

Cantando eu posso expressar
Sentimentos que fazem delirar
Me leva a ter inspiração
De verdade, a música toca o meu coração.

Com um simples violão
E uma linda canção
Posso fazer milagres
Até mesmo encontrar uma paixão.

Paixão que faz história
História e inspiração
E com isso crio músicas
Músicas me trazem alegria e satisfação.

Jully Arley

MÚSICA

Música, a arte que eu tanto amo
Vivo com ela para onde vou
Não importa o dia, a noite e a hora
Sempre lembrarei que ela conquistei.

Nas horas difíceis lembro que ela nunca me esqueceu
Então pego meu violão
E a ela apresento uma canção.

Música é a minha vida
Sem ela sou como peixe sem água
Homem sem casa
Sol sem calor
Sem ela não tenho amor.

Gérson de Sousa Chaves

O ENCANTO MUSICAL

Música é uma arte de sons
Com ela inspiramos
Com ela sonhamos
Com ela realizamos objetivos.

Música é magia maravilhosa
Capaz de encantar os que estão de fora
Atraindo-os e transformando suas vidas
Sentindo como é gostoso conviver com a arte musical.

Janaína Rosa dos Santos

O QUE É MÚSICA?

A música é uma inspiração
Que toca o coração
São combinações de sons musicais
Que nos faz ter pensamentos especiais

Mais para entender, temos de a teoria aprender 
Melodia, ritmo e harmonia 
Com as notas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI 
Muitas melodias podem fazer sim

E assim conseguiremos na arte crescer 
E o conhecimento só tende a florescer

A música é uma inspiração
Que toca o coração
São combinações de sons musicais 
Que nos faz ter pensamentos especiais.

  Joany Dias Moreira

  CANTE

A música encanta todo aquele que canta
Por isso solte a voz, pois  “quem canta os males espanta”

Assim como a tristeza contagia ,  a música também e traz alegria
Música é arte capaz de afastar a tristeza
Entre em seu mundo e saboreie sua magia e beleza.
Zélia Mendes Martins
***

Avaliação de Iniciação Musical - Projeto Cantarte - Respostas


No dia 10/09/2010, os alunos da Projeto Cantarte, fizeram na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves , uma Avaliação de Iniciação Musical, abordando alguns dos temas musicais trabalhados durante as duas primeiras semanas do curso.

Segue abaixo para conferência as respostas corretas de cada uma das questões:

OBS: as respostas corretas estão na cor azul. Os alunos que tiverem dúvidas, estarei dando tutoria on-line hoje (11/09/2010) por meio do msn: fabianoalvestj@hotmail.com).

AVALIAÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL
PROJETO CANTARTE
Prof.: Fabiano Alves
Nome do aluno:__________________________________________

1 Complete os espaços vagos com palavras correspondentes que estão abaixo:

Clave, Harmonia, Pentagrama, Linhas suplementares inferiores, Pauta, Música, Notação Musical, Linhas suplementares superiores, Ritmo, Melodia.

Música é a arte de combinar os sons. Seus 3 elementos básicos são: 1. Melodia é o som que identifica uma musica. 2. Harmonia é a execução de dois ou mais sons ao mesmo tempo. 3. Ritmo é o andamento ordenado dos sons dentro de um determinado tempo.
Notação Musical são todos os elementos usados na escrita musical.
As notas musicais e os outros elementos usados para escrever uma música são colocados numa Pauta ou Pentagrama , que são 5 linhas paralelas e horizontais formando 4 espaços.
Clave é um sinal colocado no inicio da pauta para se dar nome as notas. As notas acima da pauta são colocadas em linhas suplementares superiores e as notas abaixo da pauta são colocadas em linhas suplementares inferiores.


2. Coloque o nome das notas musicais na pauta a seguir:





            
               Mi        Lá      Fá         Re     Sol        Dó        Lá       Fá        Ré         Si



3. Dê o nome dos elementos musicais abaixo:

a) Pauta ou Pentagrama


 
b) Clave de Sol










c) Clave de Fá







 


d) Clave de Dó











4. Coloque o nome de cada uma das partes da figura de nota abaixo:



Cabeça




Haste



Colchete





5. Marque a opção que define melhor o significado da palavra “Acorde”:

a) (    ) É a arte de combinar os sons.
b) ( X) São 3 ou mais notas sendo executadas ao mesmo tempo.
c) (    ) É o movimento ordenado dos sons dentro de um determinado tempo.
d) (    ) É o som característico que identifica uma música

 6. Dê os nomes dos acordes abaixo:

a) D: Ré Maior
b) Fm: Fá Menor
c) C: Dó Maior
d) G# : Sol Sustenido Maior
e) Am: Lá Menor

7. Coloque dentro dos espaços vagos o nome de cada uma das notas do teclado abaixo: (obs.: Tanto as teclas brancas como as pretas):

           Do#           Re#               Fá#          Sol #         La#















      
          Dó         Ré       Mi         Fá         Sol         Lá         Si

8. Complete a escala cromática abaixo com o nome das notas que faltam:

Dó – Do# - Re - RE# - Mi - Fa – Fa# - Sol - Sol# - La – Lá# - Si

9. De acordo com o exemplo (Letra A) coloque os nomes das notas que formam os seguintes acordes:

a. Em = Mi + Sol + Si
b. C = Do + MI + SOL
c. Dm = RE + FA + lA
d. E = MI + SOL# + SI
e. C#m= DO + RE# +SOL
f. F= FA+ LA + DO

10. A regrinha que mostra qual será a 2ª e a 3ª nota de um acorde maior é:

a) (     ) 1 tom + 1 tom e meio
b) (     ) 2 tons + 1 tom
c) (     ) 1 tom e meio + 2 tons
d) ( X ) 2 tons + 1 tom e meio

11. A regrinha que mostra qual será a 2ª e 3ª nota de um acorde menor é:

a) (     ) 1 tom + 1 tom e meio
b) (     ) 2 tons + 1 tom
c) ( X ) 1 tom e meio + 2 tons
d) (     ) 2 tons + 1 tom e meio

12. Desenhe cada uma das figuras de notas, escreva seus nomes e quanto tempo vale cada uma delas.

 
Semibreve - 4 tempos

Mínima - 2 tempos

Semínima - 1 tempo

Colcheia - 1/2 tempo

Semicolceheia - 1/4 tempo

Fusa - 1/8 tempo


Semifusa 1/16 tempo


Desejo uma boa prova a você! 
***

terça-feira, 14 de setembro de 2010

FOTOS - PROJETO CANTARTE

 
 
 


AULAS DE VIOLÃO



AULAS DE TECLADO 

Júnior (Professor de Teclado)


AULAS DE TEORIA MUSICAL (E TAMBÉM PRÁTICA, RITMO)



AULAS DE FLAUTA


_____________                                                 
FOTOS: 1. AULA DE TEORIA MUSICAL (LUÍZ OTÁVIO); 2. AULA DE VIOLÃO (MICHAEL DAVID); 3. AULA DE TECLADO (GERSON); 4. AULA DE VIOLÃO; 5. ALGUNS DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO (NILSON RODRIGUES E FABIANO ALVES); 6.  AULA DE TEORIA MUSICAL (JULLY ARLEY).
***

Gabarito da prova final de teoria musical

  1. d)
  2. c)
  3. b)
  4. a)
  5. d)
  6. c)
  7. b)
  8. a)
  9. c)
  10. b)
  11. a)
  12. c)
  13. d)
  14. a)
  15. d)
  16. c)
  17. a)
  18. b)
  19. a)
  20. c)
  21. a)
  22. c)
  23. b)
  24. a)
  25. c)
  26. b)


Novas fotos - Projeto Cantarte




















sábado, 23 de outubro de 2010


3ª Avaliação Musical do Projeto Cantarte


Avaliação de Teoria Musical

Professor Fabiano Alves
 
1. Quais são as vozes masculinas?
Baixos, Barítonos e Tenores

 2. Quais são as vozes femininas?
Contraltos, Meio-Sopranos e Sopranos

3. Dê o significado das palavras abaixo:

a)      Extensão: É a quantidade de sons que são alcançados por uma determinada voz.

b)      Timbre: É a qualidade específica que caracteriza uma determinada voz.

c)       Tessitura: São notas emitidas sem esforço e com comodidade por uma determinada voz.

d)      Vozes de corais: São vozes que mesmo sem o estudo do canto, atingem uma extensão de 13 sons.

e)      Vozes solistas: São vozes desenvolvidas pelo estudo do canto, que atingem uma extensão maior que 13 sons.

f)       Semitom: É o menor intervalo entre dois sons que o ouvido pode perceber e classificar.

g)      Tom: É o intervalo entre dois sons, formado por dois semitons.

h)      Escala Diatônica: É a sucessão de 8 sons conjuntos guardando de um para outro intervalo de tom ou de semitom.

i)        Graus Conjuntos: São graus sucessivos, de acordo com sua relação de altura.

j)        Graus Disjuntos: São graus intercalados por um ou mais graus.

k)      Escala Geral: É uma série de 97 sons que são usados na música, para qualquer voz, instrumento ou ruído.

l)        Som: É o resultado da vibração de um corpo sonoro.

4. Dê o nome dos sinais musicais abaixo:

5. Quais são os nomes que recebem cada um dos graus de uma escala:

Tônica, supertônica, mediante, subdominante, dominante, super dominante, sensível e tônica.

 6. O que é Armadura de Clave e qual é a sua principal função?

São sinais de alteração que se coloca no início da pauta para a formação de escalas.  Tem como principal função indicar a tonalidade da peça musical, como também indicar as notas que terão alterações fixas no decorrer de um trecho ou peça musical.

 7. Explique o que são andamentos.

Diz respeito à velocidade com que a música é executada.

8. Quais são alguns dos andamentos:

a)      Lentos: Grave, largo, larghetto, lento e adágio.

b)      Moderados: Andante, Andantino e moderato.

c)       Rápidos: Allegro, Allegrettto, vivace, vivo, preto e prestíssimo.

9. Explique o que são sinais de intensidade e mencione quais são alguns deles.

São sinais que indicam a forma que as notas devem ser executadas. Alguns deles são: Piano, pianíssimo, forte, mezzo voce, morendo, diminuendo e decrescendo.

10. Desenhe e explique para que serve:
       a)      Ritornelo: Serve para retornar a um determinado trecho na repetição de uma peça musical.

       b)      Coda: Indica o trecho que não será executado na repetição.

       c)       Da Capo: A repetição será feita até o final da peça ou até a palavra fim, que pode aparecer no início ou no meio de uma peça musical.

       d)      Al Fine: Marca de onde reiniciará a repetição.

       e)      Dobrado Bemol: Desce a nota 1 tom.

       f)       Bemol: Desce a nota meio tom.

       g)      Bequadro: Anula o efeito do sustenido ou do bemol.

       h)      Sustenido: Sobe a nota meio tom.

                i)        Dobrado Sustenido: Sobe a nota um tom.

11 .     Qual é o ritmo característico das regiões:
     a)      Nordeste: Forró

     b)      Sudeste: Samba

     c)       Centro-Oeste: Chamamé

     d)      Norte: Carimbó

     e)      Sul: Chamarrita

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


2ª Avaliação Musical do Projeto Cantarte


AVALIAÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL

Professor Fabiano Alves
Nome:_________________________________________ Data: ___________

1. Aos 7 anos tocava órgão, cravo e violino. Apresentou-se ao público pela primeira vez aos 6 anos na Universidade de Salzburgo. Escreveu mais de 600 composições. Aos 35 anos de idade, minado pela tuberculose, sofreu um ataque de paralisia, vindo a morrer no dia seguinte. Morreu na mais extrema miséria e foi enterrado em vala comum.

a) ( X ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Chopin

2. Foi perdendo a audição aos poucos. Essa doença, embora a maldição de sua vida, ajudou-o providencialmente a alcançar as alturas de uma música abstrata, além de toda beleza sensorial. Morreu com apenas 57 anos de idade, deixando uma enorme contribuição para o mundo da música.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( X ) Beethoven d) ( ) Hayden

3. Foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música. Morreu em Paris em 17 de outubro de 1849.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( X ) Chopin

4. Nasceu em 21 de março de 1685 em Eisenach, na região alemã da Turíngia. Descendente de uma linhagem de músicos de talento, foi educado por um irmão mais velho e tornou-se violinista e organista. Em 1717, foi nomeado diretor da orquestra do príncipe Leopold von Anhalt, em Kothen. Foi um dos primeiros- senão o primeiro- compositores de concertos para instrumento de teclado e orquestra, assim como o primeiro a utilizar o cravo para a execução de uma das partes melódicas em música de câmara

a) ( ) Mozart b) ( X ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Hayden

5. Compositor alemão (Séc. XIX) de remotas origens flamengas, filho de um músico boêmio que o quis amestrar, quando criança, para explorá-lo como menino prodígio. Descrito como o maior do século XIX, sua influência superou a de qualquer outro compositor.. Autor de obras grandemente valorizadas como a 9° Sinfonia e Pour Elize.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( X ) Beethoven d) ( ) Hayden

6. Compositor austríaco (1756-1791) Representa, o ponto culminante da música no século XVIII; é considerado, (juntamente com outros) a mais pura expressão do gênio musical. Exemplo notável de precocidade criativa: aos 3 anos de idade recebia lições de piano, ministradas pelo pai; aos 4 fez sua primeira composição.

a) ( X) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Chopin

7. A imensa obra composta por ele, representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais das gerações precedentes, além de ter levado a sistematização dos princípios tonais que dominaram a música ocidental até o final do século XIX. Morreu em Leipzing em 1750, praticamente cego. Sua perda foi lamentada como a de um grande organista e cravinista e não mereceu mais que uma ligeira nota de falecimento.

a) ( ) Mozart b) ( X) Bach c) ( ) Beethoven d) ( ) Hayden

8. Até 2008 acreditou-se que ele tinha morrido de tuberculose, estudos de Wojciectch Chichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose quística. Antes de morrer seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo.

a) ( ) Mozart b) ( ) Bach c) ( ) Beethoven d) ( X) Chopin

***

Cerimônia de Formatura Projeto Cantarte - Fotos



terça-feira, 30 de novembro de 2010


A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves possui a disciplina “Iniciação Musical” em seu currículo escolar já por alguns anos. Isso tem contribuindo para a revelação de talentos musicais por meio de projetos como “Resgate – Violão Meu Sonho”, “Coral Cantarte” e “Iniciação à Flauta Doce”.

No intuito de tornar a Educação Musical ainda mais divulgada e apreciada, durante o ano de 2010, cada turma da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves estudou um subtema específico dentro do tema principal “O Mundo da Música” (Os ritmos do Brasil, Os imortais da música clássica, Museu musical, Brinquedos e Brincadeiras Musicais, Teoria Musical, Músicos Taiobeirenses, A mídia e seu lixo sonoro, Grandes nomes da MPB, Curiosidades musicais, Instrumentos musicais com material reciclável, A História da Música e a História dos instrumentos musicais) sob orientação de professores coordenadores. As turmas receberam nomes de músicos diversos, dentre eles: Gilberto Gil, Edson Colares, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Fafá de Belém, Toquinho, Beetowen, Mozart e Sebastian Bach.  Por fim, na terça-feira, 23 de novembro de 2010, aconteceu a “1ª Mostra Musical da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves”.
 
 Na ocasião, os presentes foram convidados a assistirem a algumas apresentações do grupo “Os ritmos do Brasil”. Este mostrou por meio de música e dança cada um dos principais estilos musicais de cada uma das 5 regiões brasileiras (norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste). Após, o público foi incentivado a visitar e apreciar os trabalhos desenvolvidos por cada um dos demais grupos em stands espalhadas por toda a Escola, além de conhecer a biografia de cada um dos músicos homenageados.

No palco houve apresentações musicais diversificadas.  Os irmãos Lucas Guimarães Costa e Thiago Guimarães Costa, do Centro Cultural Guimarães Costa, juntamente com seus alunos apresentaram com o uso de violinos e violoncelo obras clássicas. Dentre elas, um trecho da 9ª sinfonia de Beetowen. Dão Cabelereiro, ao som da sanfona, tocou músicas nordestinas, como “Asa Branca” de Luíz Gonzaga. A dupla Claudiney e Montenegro cantou várias músicas sertanejas. Diversos alunos e ex-alunos da Escola também se apresentaram mostrando muito talento e dedicação.

O evento foi marcado ainda por uma homenagem feita aos músicos presentes, tendo em vista o dia do músico em 22 de novembro. Todos receberam um troféu em agradecimento pela presença e em reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham. Entre os homenageados estavam: Silvânio Araújo (Di Araújo), Milton Colares, Beto Durães e outros. Além disso, um dos alunos da Escola, Israel Oliveira Almeida, que se destacou musicalmente durante o ano letivo, recebeu como prêmio da Câmara Municipal de Taiobeiras, um violão entregue pelo então vereador Nen Pilão.

A realização do Projeto é fruto de um trabalho sério e comprometido de alunos, professores, direção, supervisão e demais funcionários, além do apoio de pais e comunidade em geral. A participação de cada um foi fundamental. A Escola agradece a todos que contribuíram para o grande sucesso da 1ª mostra Musical da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. 
Confira outras fotos do evento:

















































 

sábado, 14 de maio de 2011


Coral Cantarte Canta Belamente Para O Governador Do Estado

Neste sábado, 14 de maio de 2011, o governador do estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, esteve em companhia de outras autoridades políticas no município de Rio Pardo de Minas MG, no intuito de participar da cerimônia de inauguração da Escola Estadual Norberto de Almeida Rocha.
O Coral Cantarte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (Taiobeiras, MG), foi convidado a abrilhantar o evento, cantando uma música para recepcioná-los. A música escolhida foi a bela canção “Nunca deixe de sonhar” (Rouge e KLB).

O governador acompanhou atentamente a apresentação, cumprimentou os alunos e o regente ao final e elogiou-os pela participação.

Algo que chamou a atenção da Secretária Estadual de Educação foi o fato do coral ser composto de alunos de uma escola estadual, isto ela fez questão de mencionar.

As fotos do evento estão disponíveis no Orkut: (eeptancredoneves@hotmail.com).




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Histórico - Coral Cantarte

Por entender que educar é mais do que apenas a ensinar a ler e a escrever, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves destacadamente vem utilizado a Educação Musical como importantíssima aliada em seu âmbito escolar.

Dentre os diversos benefícios proporcionados, pode-se mencionar que a música envolve os alunos, serve de motivação, eleva a autoestima e estimula diferentes áreas do cérebro, aumentando a sensibilidade, a criatividade, a capacidade de concentração e de fixação de dados, além de desenvolver aptidões musicais e revelar novos talentos. Acrescenta-se ainda o fato de que envolvendo-se com a música, os jovens tem menos possibilidade de se envolver com drogas, violência e outros vícios frequentes que temos presenciado em nossa sociedade

Sendo assim, já por alguns anos a disciplina “Iniciação Musical” faz parte do currículo da Escola. Com carga horária de 1 aula semanal, os discentes estudam em sala de aula a parte teórica da música. Apostilas previamente elaboradas que abordam conceitos como: Elementos fundamentais da música, figuras de notas, figuras de pausas, estudo de claves, sinais de alteração, etc, são usadas como recursos didáticos. Desta forma, é possível ao aluno concluir o 6º ano do Ensino Fundamental (5ª série) já sabendo ler partitura. Consequentemente, ao iniciar o 7º ano do Ensino Fundamental (6ª série), ele encontra-se melhor preparado para ser inserido na parte prática, assim, a Escola oferece-lhe gratuitamente um curso de flauta, ministrado 1 vez por semana a alunos dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental (6ª e 7ª séries).

Em março de 2007, por iniciativa do professor Fabiano Alves Pereira (que também ministra as aulas de flauta) um grande número de alunos foram submetidos a testes vocais que avaliavam dentre outras coisas, ritmo e afinação. Cerca de 25 alunos foram selecionados. Os ensaios passaram a ocorrer semanalmente em horário oposto. Assim, já em maio de 2007 os alunos começaram a fazer suas primeiras apresentações ao público. Além da própria Escola, apresentaram na Escola Estadual Dona Beti , na Escola Municipal Gente Pequena, (Ambas em Taiobeiras, MG) e na Escola Estadual Norberto de Almeida Rocha, em Rio Pardo de Minas, MG. 


Visto que em 2008, a Escola recebeu novos alunos provindos de outras escolas a fim de cursarem o 6º ano do Ensino Fundamental, (5ª série) tornou-se necessário um novo teste de voz, objetivando dar oportunidade aos novos que chegaram, além de aumentar ainda mais o grupo. E realmente o grupo cresceu para cerca de 40 alunos que, em março de 2008, durante a primeira reunião do ano letivo com os pais, apresentou-se pela primeira vez com o nome “Coral Cantarte”. O nome escolhido foi aprovado por todos os presentes com calorosas palmas. De lá para cá o Coral Cantarte vem se destacando muito no cenário musical de nossa região. Atualmente o grupo conta com um amplo repertório musical bem diversificado em estilos. Muitas das músicas trazem mensagens positivas e encantam a todos os presentes às apresentações. Algumas das canções são: Crianças Iguais, É Preciso Saber viver (Titãs), Vamos Construir (Sandy e Júnior) e Nós Queremos Paz (Joana). 



No ano de 2008, o Coral Cantarte fez diversas apresentações públicas em ocasiões e locais como: FERARP 2008, Praça da Bíblia, Mercado Municipal, Lançamento do PEAS da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, na Escola Municipal Pequeno Príncipe, Escola Estadual Professora Dona Preta, Escola Estadual de Araçá (Rio Pardo de Minas), I Mostra Folclórica de Taiobeiras (Praça da Matriz), Confraternização do CAPS (no Moto Clube de Taiobeiras), Aniversário da Escola Municipal João da Cruz Santos (no auditório da própria Escola) e na Creche Municipal de Mirandópolis.

Os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves não apenas cantam, também tocam. A Escola possui dois teclados Yamaha e diversos alunos possuem flautas e violões. 

O grupo começou o ano de 2009, com novos testes para seleção e ensaios de um novo repertório musical, vindo a apresenta-lo pela primeira vez, no mês de março de 2009, na Escola Estadual Doutor José Americano Mendes, e posteriormente (no mês de abril) em Ferreirópolis, MG. O coral apresentou também, no dia 23 de abril (quinta –feira) na Escola Estadual Dona Beti, dia 24 (sexta) na Câmara Municipal de Taiobeiras, por ocasião do lançamento do livro “Blogosfera dos Gerais, de autoria do professor Levon do Nascimento e no dia 26(domingo), em frente ao Ginásio Poliesportivo de Taiobeiras, por ocasião da realização da rua de lazer promovida pelo Projeto “Inspiração Internacional” e também no Estádio do “Minas Esporte Clube” e na Festa da Mandioca, na Comunidade Cercado, em Taiobeiras, MG.

O que marcou o ano de 2010 (após testes de seleção e ensaios), foi a apresentação de musicais. Um deles, com o tema “O que é o amor?” intercala músicas, coreografias e declamações, mostrando o significado do termo desde a Grécia Antiga e sua aplicação prática nos tempos atuais. Alunos do grupo Resgate – Violão Meu Sonho e do Projeto Iniciação à flauta doce, também participaram da apresentação com duas músicas ao som do violão ecom uma música (Imagine) ao som de flautas. Tal musical foi apresentado pela primeira vez na Comunidade Lagoa Dourada (Taiobeiras MG) e posteriormente na Câmara Municipal de Taiobeiras. Além destas apresentações, este ano, até o presente momento, o Coral teve oportunidade de mostrar seu trabalho no município de Indaiabira, duas vezes na Escola Municipal João da Cruz Santos, na Festa de Santo Antônio e na Praça da Matriz (na II Mostra Folclórica de Taiobeiras).
 
Em 2011 o Coral fez diversas apresentações em Taiobeiras e em outros municípios. Uma das apresentações foi na data de 15/05/11, por volta das 13h 40m,  na Fazenda HP, zona rural de Rio Pardo de Minas, por ocasião de visita do Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Para 2012 o Coral tem como meta a gravação do seu primeiro CD, com músicas e respectivos playbacks.

O trabalho musical que vem sendo executado na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves é fruto de um trabalho sério e comprometido exercido não apenas pelo professor da disciplina Iniciação Musical (Fabiano Alves Pereira), mas sim, é o resultado do esforço conjunto de todos os excelentes profissionais que a escola possui, além dos diversos parceiros que acreditam na grande importância que a música traz ao âmbito educacional. A Escola agradece a todos os que direta ou indiretamente dão sua parcela de contribuição para que nossos alunos continuem tocando, cantando e encantando, e desde já se encontra de portas abertas para receber alunos provenientes de outras escolas de ensino primário a fim de cursarem o 6º ano do ensino fundamental (5ª série), para que assim, em 2012, embarcarem junto com a família Tancredo Neves no maravilhoso mundo da música.
 
Obs: Um vídeo sobre o Coral Cantarte pode ser visto no Youtube no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=AkfH7G7uNGg

11 comentários:

  1. Na minha vida a música significa minha personalidade ela me acompanha em todo aspecto!
    Eu sou uma amante da música tenho verdadeira paixão por ela!
    Ela entra na minha parte mais profunda e trás para fora os sentimentos que guardo escondidos me tornando uma pessoa mais fiel e mais síncera trazendo em mim a essência que o cotidiano tenta me retirar a cada dia!
    Defino a música como a liberdade de minha alma!


    NATALIA SALA 06

    ResponderExcluir

  2. A música significa tudo e mais alguma coisa para mim. Eu diria que é estar em sintonia com Deus. Ela nos transporta a um estado de espírito livre, solto, superior, nos eleva a um plano de satisfação plena e total. Já disseram:
    1 - O próprio silêncio tem ritmo;
    2 - Um homem gordo que toca flauta, não tem vergonha e, um outro homem magro que toca bombo, também não.
    Resumindo, seria a amante ideal dos espíritos apaixonados.
    Abraços do Jotaerre.

    natalia sala 06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MUSICA VEI DE DEUS ONDE TODOS TEM VIDA 11 ATE 18 A VIDA TEM DUAS ESCONHA VOCE SER ARTISTA E CANTORA EU QUERO SER CANTORA E COSER LUAN SANTANA O ONDE DEI ESCOLA QUETEI ALA DE MUSICA ISABELA PEREIRA DA SILVA SALA 6

      Excluir
  3. musica em portamte na vida de todo ser humano,tem gemte que gosta de musica de musica mais a gitada outro de musica mais cauma tem gente que gosta de ficar ou vindo musica o dia todo outras nao gostam tamto eu nao gosto tamto em tao e iso que eu acho de musica.


    aluna:pâmela sala 06

    ResponderExcluir
  4. A MUSICA E IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS E PRESISAMOS DELA SE FOR PARA TRABALHAR OU SE DIVERTIR E EU ADORA A AULA POR QUE NOS INTERAGIMOS COM A AULA E O PROFESOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EQUESI DE POR MEU NOME BRENO OLIVEIRA SALA 10

      Excluir
  5. O jovem que se envolve com a música tem menos chance de se envolver com drogas e violência além de outros vícios. Por isso a música é importante na nossa vida nos ajuda a desviar dos males que a vida nos traz.
    Kaio Felipe e Ian Carlos
    Sala 09 vespertino

    ResponderExcluir
  6. adorei com tudo comecou o coral cantate

    ResponderExcluir
  7. Bons Tempos 6 anos se passaram e aqui estou vendo fotos e documentários de acontecimentos e momentos marcantes. um Abraço ex Aluno da E.E. Presidente Tancredo Neves Israel Oliveira Almeida

    ResponderExcluir