sábado, 23 de outubro de 2010

3ª Avaliação Musical do Projeto Cantarte


Avaliação de Teoria Musical

Professor Fabiano Alves
 
1. Quais são as vozes masculinas?
Baixos, Barítonos e Tenores

 2. Quais são as vozes femininas?
Contraltos, Meio-Sopranos e Sopranos

3. Dê o significado das palavras abaixo:

a)      Extensão: É a quantidade de sons que são alcançados por uma determinada voz.

b)      Timbre: É a qualidade específica que caracteriza uma determinada voz.

c)       Tessitura: São notas emitidas sem esforço e com comodidade por uma determinada voz.

d)      Vozes de corais: São vozes que mesmo sem o estudo do canto, atingem uma extensão de 13 sons.

e)      Vozes solistas: São vozes desenvolvidas pelo estudo do canto, que atingem uma extensão maior que 13 sons.

f)       Semitom: É o menor intervalo entre dois sons que o ouvido pode perceber e classificar.

g)      Tom: É o intervalo entre dois sons, formado por dois semitons.

h)      Escala Diatônica: É a sucessão de 8 sons conjuntos guardando de um para outro intervalo de tom ou de semitom.

i)        Graus Conjuntos: São graus sucessivos, de acordo com sua relação de altura.

j)        Graus Disjuntos: São graus intercalados por um ou mais graus.

k)      Escala Geral: É uma série de 97 sons que são usados na música, para qualquer voz, instrumento ou ruído.

l)        Som: É o resultado da vibração de um corpo sonoro.

4. Dê o nome dos sinais musicais abaixo:

5. Quais são os nomes que recebem cada um dos graus de uma escala:

Tônica, supertônica, mediante, subdominante, dominante, super dominante, sensível e tônica.

 6. O que é Armadura de Clave e qual é a sua principal função?

São sinais de alteração que se coloca no início da pauta para a formação de escalas.  Tem como principal função indicar a tonalidade da peça musical, como também indicar as notas que terão alterações fixas no decorrer de um trecho ou peça musical.

 7. Explique o que são andamentos.

Diz respeito à velocidade com que a música é executada.

8. Quais são alguns dos andamentos:

a)      Lentos: Grave, largo, larghetto, lento e adágio.

b)      Moderados: Andante, Andantino e moderato.

c)       Rápidos: Allegro, Allegrettto, vivace, vivo, preto e prestíssimo.

9. Explique o que são sinais de intensidade e mencione quais são alguns deles.

São sinais que indicam a forma que as notas devem ser executadas. Alguns deles são: Piano, pianíssimo, forte, mezzo voce, morendo, diminuendo e decrescendo.

10. Desenhe e explique para que serve:
       a)      Ritornelo: Serve para retornar a um determinado trecho na repetição de uma peça musical.

       b)      Coda: Indica o trecho que não será executado na repetição.

       c)       Da Capo: A repetição será feita até o final da peça ou até a palavra fim, que pode aparecer no início ou no meio de uma peça musical.

       d)      Al Fine: Marca de onde reiniciará a repetição.

       e)      Dobrado Bemol: Desce a nota 1 tom.

       f)       Bemol: Desce a nota meio tom.

       g)      Bequadro: Anula o efeito do sustenido ou do bemol.

       h)      Sustenido: Sobe a nota meio tom.

                i)        Dobrado Sustenido: Sobe a nota um tom.

11 .     Qual é o ritmo característico das regiões:
     a)      Nordeste: Forró

     b)      Sudeste: Samba

     c)       Centro-Oeste: Chamamé

     d)      Norte: Carimbó

     e)      Sul: Chamarrita

2 comentários:

  1. Essa prova não foi difícil para quem fez o exercício da aula anterior, para quem não percebeu era o mesmo exercício só que em ordem diferente.


    Em geral, espero que todos se sairam bem.

    ResponderExcluir
  2. A prova realmente não estava muito difícil, o único problema foi relembrar tantos conceitos.
    Apesar de não ter me saído bem nessa prova, achei fácil...
    Espero me sair melhor na prova de quarta-feira.

    Desejo boa sorte a todos...

    ResponderExcluir