quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ALUNOS APRESENTAM TEATROS SOBRE A GUERRA DE TRÓIA



Nas aulas de História do professor Fabiano Alves Pereira, executadas nos sextos anos, salas 06, 07 e 09, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG, os alunos estudaram no mês de outubro sobre a Grécia Antiga. Uma das coisas ensinadas foi a Guerra de Tróia. No intuito de tornar as aulas mais interessantes, o professor usou o teatro como recurso didático. Assim, as três turmas encenaram o que aprenderam sobre esse importante acontecimento histórico. 

Segundo a Lenda, Helena (a mulher mais linda do mundo que era filha de Zeus com a Rainha Leda de “Esparta”), era casada com Menelau (Rei de Esparta). Numa dessas reuniões imperiais, conheceu Páris (Príncipe de Tróia) e se apaixonou por ele, fugindo com o amante, abandonou seu marido que ficou furioso.
Menelau, traído, reuniu os ex-pretendentes de sua esposa que haviam prometido sempre protegê-la e resolveu atacar Tróia, numa aventura que durou dez anos, custando a vida de vários guerreiros famosos da história, como Pátroclo, Ajax, Heitor, Aquiles, Ulisses, Príamo, Agamenon e Páris.

A história é repleta de fatos isolados provocados pela ira dos Deuses e Deusas que facilitavam e ao mesmo tempo, dificultavam o acesso à Tróia, segundo os seus interesses. Muitos navios foram destruídos, diminuindo a quantidade de soldados.

Os homens ficaram durante anos, acampados nas proximidades de Tróia esperando o melhor momento para o ataque. Após várias tentativas sem sucesso, Odisseu (Ulisses), que era um estrategista, deu a idéia de oferecer ao Rei um presente. Um gigantesco cavalo de madeira que passaria pelos portões de Tróia. O Rei baixou sua guarda e recebeu o Cavalo sem saber, que no seu interior, estavam os soldados prontos para o ataque. Durante a madrugada, os soldados saíram do seu interior e abriram as portas do reino para os demais soldados prontos para destruir Tróia.

E foi assim que os “Aqueus” (antigos gregos), venceram os Troianos. Helena foi recuperada pelo marido e levada de volta a Tróia, onde permaneceu até o final dos seus dias.

Parabéns à todos os alunos que através da arte representaram muito bem o conteúdo estudado!


































3 comentários:

  1. Excelente trabalho.
    Aulas dinâmicas há mais aprendizagem.
    Continue dedicando Fabiano.
    vc vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu Fabiano.Não mim identifiquei no comentário.Abraços!
      GABRIELA LUCAS

      Excluir
  2. Escola de talento, de descobertas, de bons professores e de alunos que fazem acontecer. "É a nossa dedicação que faz com que somos o que somos e alcançamos o que almejamos". Continuem entusiasmados e amantes de uma boa educação, é por ela que mudamos a nós mesmos, e a partir de nós... muito podemos mudar.
    Parabéns prof. Fabiano, aprovadíssimo seu trabalho...aulas tem que ir além das salas de aula. Alunos aproveitem...

    ResponderExcluir