sábado, 18 de setembro de 2010

Acrósticos Musicais

Acróstico

O que é um acróstico? De acordo com o dicionário Aurélio, acróstico é uma “Composição poética na qual o conjunto das letras iniciais (e por vezes as mediais ou finais) dos versos compõe verticalmente uma palavra ou frase”.

Atividades

1. Leia com atenção um acróstico de Chico Buarque de Holanda cujo título é: “Minha Canção”.


Dorme a cidade
Resta um coração
Misterioso
Faz uma ilusão.
Soletra um verso
Lá na melodia
Singelamente,
Dolorosamente,

Doce é a música
Silenciosa
Larga o meu peito
Solta-se no espaço.
Faz-se com certeza
Minha canção
Réstia de luz, onde
Dorme o meu irmão



2. Agora produza você mesmo um acróstico a partir das notas musicais.



INDECISÃO
DOrmindo a sonhar e a pensar o  quanto
REsta para tudo melhorar e para que
MInha desistência do que quero nunca ocorra. Como
FAzer se não tenho forças pra aguentar. Mesmo que o
SOL me fortaleza a cada manhã me sinto fraca
LA no fundo há sempre uma dor. Queria poder
SIm sentir meu coração bater de emoção a cada instante e poder
DOminar  meus pensamentos, meu coração, minha
REspiração. Sem indecisão na
MInha mão quero ter segurança para seguir em frente
FAlar o que quero
SOLtar sempre um grito de alegria
LArgando um sorriso
SImplesmente por sentir amor, um calor, uma palavra de segurança!
Joany Dias Moreira

VIDA SILENCIOSA

Dormi sob o sol
Repensando novamente em
Minha vida. Vendo o que fiz e o que vou
Fazer. O
Sol estava alto, bem no meio do céu
Lá na escola. O
Sinal tocava.

Dormi sob a lua
Restava apenas você
Minha vida, meus sonhos
Fazia de mim sem
Sol, sem luz
Lamentando tudo, pensando
Silenciosamente.

Michael David de Oliveira


SINFONIA DO ACORDE

Do meu coração
Restou aquela música. Música linda e
Misteriosa que me
Faz lembrar
Solidamente aquela cifra maravilhosa que foi usada naquela
Larga e linda música.
Sinceramente pensei
Dolorosamente em tocá-la mais uma vez e até podia
Simplesmente sentir sua doce letra, com tanta emoção. Pensei em cantá-la
Laboriosamente para ti.
Soltei-me no espaço musical, tentei
Fazer de toda maneira
Minha canção fluir somente para você ouvir o
Restante do verso que fiz
Do simples refrão, veio posteriormente grande inspiração para esta canção.

Adilson Mendes Júnior



AMOR SEM SOLIDÃO

Dorme enquanto penso no que
Resta para o amanhecer
Minha vida sem sua presença
Falta muito para acontecer
Sol vem e vai
Lá no alto pude perceber o quanto
Sinto de amor por você
Dormente fica o meu coração
Sinto uma louca paixão
Largo a vida para viver a emoção
Soldado sou em meio a confusão
Falta pouco para ser deixado
Minha vida, minha alma
Restando apenas a
Doida paixão do amor sem solidão.

Gerson de Souza Chaves

FIQUEI DOENTE


Domingo eu vou tomar
Remédio. Pois
Minha garganta está doendo.
Falei para o médico me dar uma
Solução e que eu iria para a casa da
Simone. Ele falou que
Doente eu não estava. Pois, se estivesse com alguma
Dor, eu não estaria indo visitar a
Simone. Fui incentivada a
Lavar a boca, fazer gargarejo, tomar
Sol pela manhã e ir na
Farmácia com o
Miguel comprar
Remédio
Do vovô Maciel.

Nailde Alves Pereira

A DOR DA REJEIÇÃO

Dói tanto a
Rejeição
Minha vida fica tão triste que
Faz-me chorar intensamente
Soluçando em meu quarto
Lamentei tanto de como
Simplesmente você me deixou
Dormi pensando naquela noite que tudo terminou
Doendo tanto o coração
Sinceramente imaginei
Largar esta vida desdenhada de
Solidão
Fazer uma nova historia
Minhas últimas palavras são
Resta talvez uma esperança de poder um dia não dizer como é
Dolorida a dor da rejeição.
Icelina de Oliveira Silva

PROVA DE AMOR



Do alto de uma montanha
Resgatarei
Minha amada que
Fazia uma loucura ao chegar o pôr do
Sol
Lá de cima pularia para provar seu amor
Singelo e modesto carinho que mais
Doce não tem igual
Domina um grande sentimento que nos deixa
Sem reação
Minha vida enche de alegria sem comparação
Farei também uma prova de amor. Salvá-la-ei antes do
Sol se pôr e
Lá em cima pedirei sua mão e de maneira
Sincera desejarei que ela seja para sempre minha paixão.


Jully Arley

MOMENTOS QUE NÃO RETORNAM


Dócio se resume nos belos e emocionantes momentos que mais admiramos
Restando em cada coração um enorme desejo de voltar atrás e aproveitar cada
Minuto que deixou para trás quando estava ouvindo, admirando e não
Fazendo se tornar muito especiais aqueles mais
Solenes momentos de mais pura admiração
Lágrimas restaram daquele tão esperado evento que acabou sendo o mais triste e
Singelo momento de toda história contada de sonho quase realizado.

Janaína Rosa dos Santos

CANÇÃO DO CORAÇÃO
Do coração sai uma canção
Resgatando da solidão
Minhas alegrias, muitas emoções
Falando e gritando
Solidão afastando
Lágrimas caem, de repente há
Silêncio.

Zélia Mendes Martins

A CANÇÃO

Dói o coração ao ouvir uma canção falando de um sonho
Realmente encantador.
Minha sensação é de  emoção ao
Falar dessa canção que encanta todo aquele que é cantador.
Soldado da canção diz um cidadão
Lá no meio da multidão
Silenciando por um momento e gritando: viva a canção...

Zélia Mendes Martins

              CANTE

  Quem Canta os
          mAles
     espaNta
    A trisTeza só causa dor
       FaçA das coisas ruins
      Um Refrão de alegria
      CanTe bem alto
     As bElas coisas da vida.

Wellison Pereira de Souza

A MÚSICA

Doce fala dos anjos
Remédio para a vida
Minha alma implora
Faz-me um novo ser
Soltando as notas
Lágrimas descem de emoção
Sinfonias musicais que acalmam o coração.

Wellison Pereira de Souza

30 comentários:

  1. Gostei de todos mais a q mais me chamou atenção foi o do Adilson :SINFONIA DO ACORDE...Realmente ficou D+...Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do acróstico de july warley, é assim que sentimos ao tocar uma música , ele expôs os seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Todos os acrósticos foram lindos ..

    ResponderExcluir
  4. icaro santana selis silva14 de setembro de 2010 às 17:47

    ESSES acrósticos foram bem feitos,
    mas tenho que adimitir que eu achei uns melhores que os outros.
    Mas em geral todos estão bons,
    eu acho interessante farzemos
    isso por que isso incentiva os jovens
    a musica para o interesse da musica.
    como dizem a diversão é arte, e arte é vida.

    ResponderExcluir
  5. ADILSON MENDES JÚNIOR $$

    Os acrósticos foram bem feitos e interesantes
    e mostra a criatividade de cada um...........

    ResponderExcluir
  6. Adilson M Junior $$

    Valeu JOH
    pelo elogio.....

    ResponderExcluir
  7. Pra falar a verdade , as poesias ficaram muito boas,todos falaram de amor,gostei meuito da poesia da ICELINA .
    O acróstico de NAILDE foi muito interesante .

    ResponderExcluir
  8. '' Adilson Mendes Junior ''18 de setembro de 2010 às 03:55

    Todos os acrósticos realmente ficaram exelentes , realmente todos estavam inspirados naquela noite.

    kk

    ResponderExcluir
  9. Os textos escitos pelos cursistas estão sensacionais.Parabéns aos alunos e professores.

    ResponderExcluir
  10. muito bom ... mais o de adilsim gente fina foi o q mais gostei tambem ....

    ResponderExcluir
  11. o d jersom tava ilario

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS DO PROJETO CANTARTE.

    ResponderExcluir
  13. parabensss a todos os alunos do projeto !!!!!
    abrassss pra todosssss principalmente a minha titia Icelina
    beijossss

    ResponderExcluir
  14. MICHAEL E REDONDO????

    ResponderExcluir
  15. APLAUDI, AMIGOS , A COMÉDIA JÁ ACABOU, BEETHOVEN ANTES DE MORRER... A HISTÓRIA DA VIDA DE BEETHOVEN É MUITO BONITA, TODOS DEVERIAM CONHECER...MAIS UM GÊNIO QUE TEVE UMA INFÂNCIA INFELIZ ...

    ResponderExcluir
  16. SARAH 100% CORINTHIANA9 de outubro de 2010 às 06:08

    TODOS OS ACROSTICOS FICARAM BONS ADOREI E VOU DIVULGAR UM DELES!!! TA FABIANO??
    ABRASSSSS A TODOS DO PROJETO!!!

    ResponderExcluir
  17. PROFESSOR FABIANO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE ALGUNS ALUNOS ENTRARAM ATRASADOS NO CURSO, PODERIA FAZER UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DE TUDO QUE FOI DADO ?,ISSO AJUDARIA BASTANTE. OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  18. TODOS ESTÃO DE PARABÉNS , GOSTEI MUITO DO ACRÓSTICO DO ADILSON JÚNIOR, MUITO BOM, TUDO HAVER COM MÚSICA. PARABÉNS...DDD++++

    ResponderExcluir
  19. GRANDE WELLISON GOSTEI MUITO DO SEUS ACRÓSTOCOS, MUITO CRIATIVO , USANDO O NOME CANTARTE, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns a todos em especial gostei do ACROSTICOS do Adilson junior , parabéns.....

    ResponderExcluir
  21. quanta criatividade nesses acrosticos mt bom msm................

    ResponderExcluir
  22. eu gostei muito de todos, mais o que mais mim chamou a atenção foi o de.joany dias moreira,parabéns a todos

    ResponderExcluir
  23. gostaria de ver o video da formatura do projeto cantarte...

    ResponderExcluir
  24. fff addlakadlkadjkljadjdajadkjadkljdakljadlkjdkaljadlkjhanhjjhjkhjt 242 4 445456456456465465dddd

    ResponderExcluir
  25. fabiano sumil no mapa cd ele


    daivd

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, não sumi do mapa não. Estou à disposição de vocês. É mais fácil me encontrar na Escola Tancredo Neves, estou lá tanto no turno matutino como no vespertino de segunda a sexta. E a você Alice que gostaria de ver o vídeo da formatura (e os demais interessados) é só me procurar que que faço uma cópia para você!
    Um grande abraço a todos.

    Atenciosamente,

    Fabiano Alves

    ResponderExcluir