terça-feira, 28 de setembro de 2010

Matemática de forma prática e inovadora

No intuito de estudar na prática conceitos matemáticos como porcentagem, lucro, preços, gráficos, proporção, quantidade, conversão de unidades, dentre outros, aprofessora Danúbia Cruz Chagas, de forma inovadora e criativa, levou os nonos anos “Zé Ramalho” e “Elis Regina” da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, a uma das maiores empresas de Taiobeiras, o Tempero Arruda (dois locais: “Indústria” e ”Centro de Distribuição”), sendo o diretor-presidente, o senhor Carlito Pereira da Costa.
 
Os educandos foram recepcionados (na indústria)  pela gerente de qualidade Kéicila Gomes, que explicou sua função (responsável por toda a parte química da empresa) e como funciona o processo de fabricação dos Produtos Arruda.  Segundo ela, a matéria prima utilizada são produtos naturais de ótima qualidade, como tomate, sal, pimenta , cebola, coentro e outros . Mostrou ainda como se calculava o custo de produção e a porcentagem (lucro) de vendas obtidas, além de ensinar aos alunos como converter unidades como gramas para quilos proporcionalmente a quantidade de determinado produto a ser fabricado.

Após sua fala inicial, os educandos conheceram as instalações da fábrica e seu funcionamento (de forma organizada, de sete em sete alunos, todos usando tocas apropriadas).

Posteriormente, o diretor-presidente da empresa, fez uma palestra (no Centro de Distribuição) onde abordou questões importantes para a formação humana como responsabilidade e iniciativa. A seguir ele, convidou os presentes a assistirem discutir ao vídeo “O problema não é meu”.


Em seguida, os alunos apresentaram à representantes da empresa trabalhos que eles haviam previamente desenvolvido nas aulas de matemática. Entre eles, cartazes (gráficos e desenhos) e paródias relacionadas à promoção “Copa do Mundo, Alegria e Produtos Arruda: Com os produtos Arruda o gostinho da vitória fica ainda mais irresistível”. (veja em http://eeptancredoneves.blogspot.com/2010/07/escola-participa-do-ii-concurso.html ).

Na ocasião, o gerente da agência bancária do Banco do Brasil em Taiobeiras, Sérgio, discursou acerca de sua experiência pessoal e profissional, motivando os jovens a terem uma melhor perspectiva de vida. Por fim, cantou e tocou (ao som do violão) a música “É Preciso Saber Viver” (Titãs), com a participação ativa de todos os presentes.

Como finalização da visita a Empresa providenciou lanche, distribuiu Produtos Arruda como brindes aos visitantes e providenciou transporte em retorno à Escola.

4 comentários:

  1. Alexandre Farias (SEE)28 de setembro de 2010 às 11:30

    Prezado(a) diretor(a) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Por indicação de uma amiga minha do Banco do Nordeste, acabei tendo acesso à página na internet de vocês, e tomei a liberdade de explorar ao máximo mtudo o que ele contém. Fiquei encantado com os vídeos, fotos e textos que li. Em minha vasta experiênica educacional (tendo visitado mais de 300 escolas) o que vocês divulgam me fez reconhecer que estão felizmente bem acima da média da Educação geral do país. Aulas dinâmicas, criativas, inovadoras, projetos diversos, profissionais responsáveis,valorização profissional, preocupação social, cultural, artísitca e ambiental...todas qualidades de escolas de 1º mundo (muitas instituições particulares não oferecem 50 por cento do que vocês promovem e desenvolvem). Incentivo-os a ficarem atentos aos diversos cncursos existentes no nosso país que premiam ações pedagógicas, vocês são fortes candidatos e têm meu inteiro apoio. (Espero um dia poder visitá-los e conhecer pessoalmente a Escola).
    Apenas uma sugestão, contunuem usando a Internet como forma de divulgar as ações pedagógicas. No entanto, ela ainda não está acessível a um grande número de pessoas. assim, sendo, por que não isponibilizam também em matéria escrita (em forma de jornal) os exelentes artigos contido no blog? Penso que essa será uma maneira de tornar o trabalho de vocês ainda mais reconhecido e valorizado. No mais, tenho apenas de elogiá-los de maneira sincera e dizer que espero que continuem fazendo dirença no cenário educacional em nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Olá, alunos das turmas Zé Ramalho e Elis Regina, vocês estão de Parabéns, pois tem com vocês excelentes professores dentre eles, quero destacar a profesora Danúbia devido a sua iniciativa, colocando em prática toda criatividade em ensinar matemática de uma maneira muito divertida e cheia de resultados. Como gerente de qualidade da empresa Arruda deixo aqui o convite para todos os alunos e professores que sentirem vontade de conhecer e participar conosco um dia de produção.
    Um abraço a todos
    Kêicila Gomes
    38 38451801

    ResponderExcluir
  3. Por esta e muitas outras razões que me orgulho cada vez mais de fazer parte desta equipe de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito interessante essas reportagens :)

    sala:9 Mateus Costa Guimarães vespertino

    ResponderExcluir