terça-feira, 7 de setembro de 2010

Escola Tancredo brilha no 7 de setembro

 Por Levon do Nascimento*

Mais uma vez a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves brilhou nos desfiles do dia da Pátria (7 de setembro). Neste ano, o tema geral foi "Os ritmos e os sons de um povo chamado Brasil", de autoria do Professor Levon do Nascimento, desta escola. Já o tema da escola foi o "Carimbó", ritmo musical de origem indígena, originário do Estado do Pará.

Texto oficial da escola sobre o "Carimbó"

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves apresenta, neste desfile de 7 de setembro de 2010, quando se comemoram os 188 anos da Proclamação da Independência do Brasil, dentro dos vários ritmos e sons da música brasileira, a dança e a música do Carimbó.

“O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, misturou-se e recebeu outras influências, principalmente do povo negro. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó. Surgida em torno de Belém e na Ilha de Marajó, no Estado do Pará, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o calipso.

Na forma tradicional, é acompanhada por tambores feitos com troncos de árvores. Aos tambores se dá o nome de "curimbó", uma corruptela da palavra Carimbó.

Nos anos 60 e 70, adicionaram-se ao carimbó instrumentos elétricos (como guitarras) e influências do merengue e da cúmbia. O ritmo tornou-se popular no Norte do Brasil e gerou a lambada, que espalhou-se para o resto do mundo.

A formação instrumental original do carimbó era composta por dois curimbós: um alto e outro baixo, em referência aos timbres (agudo e grave) dos instrumentos; uma flauta de madeira, maracás e uma viola cabocla de quatro cordas, posteriormente substituída pelo banjo artesanal, feito com madeira, cordas de náilon e couro. Hoje incorpora outros instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes e saxofones.

Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias de Belém do Pará. De lá se intensificou e tornou-se conhecida por todo o Brasil e até no exterior. Na cidade paraense de Marapanim, o carimbó é bastante cultivado, acontecendo anualmente o ‘Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia’, no mês de novembro.”

Carimbó é ritmo quente, dança frenética, cultura em estado de ebulição. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, com orgulho, desfila e apresenta o Brasil alegre, vibrante e colorido, rumo à total independência cultural, social e econômica de nosso povo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carimbo

Veja as fotografias:
______________
* Sociólogo e professor de História na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.

4 comentários:

  1. Muito lindo! Parabéns a todos que se esforçaram para esse brilhante evento.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que contribuíram para o sucesso do desfile. Mais uma vez os alunos da E. E. Presidente Tancredo Neves deram um show de talentos no 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  3. muito lindo !!!!!!!!!!!parabens

    ResponderExcluir
  4. parabens todos os alunos e professores estao de parabens pelo desfile!!!!as roupas estao lindas

    ResponderExcluir