sábado, 11 de setembro de 2010

Uma reflexão histórica acerca da dominação e discriminação


*Por Fabiano Alves Pereira

Preconceito, dominação, discriminação, exclusão... São todas características inquestionavelmente presentes no mundo atual. No entanto, fazendo uma análise historiográfica, percebemos que tais conceitos não são recentes. São tão antigos quanto a própria humanidade.
         
Fatores como a divisão do trabalho, nascimento do comércio e do dinheiro, surgimento da propriedade privada, do Estado, da guerra e da escravidão, fizeram com que as comunidades primitivas passassem por uma profunda transformação, gerando inúmeras diferenças sociais.


Desta forma, as primeiras grandes civilizações, desde os egípcios aos romanos foram machadas pelos termos mencionados no início deste artigo. 


Com a queda do império Romano iniciou-se a Idade-média que durou cerca de mil anos. Nesse período, inúmeras pessoas foram condenadas e mortas pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição). O Historiador Mario Schmidt descreve a Inquisição nas seguintes palavras: 
Os suspeitos de cometer heresia eram presos e interrogados... os acusados eram torturados até que confessassem (ou morressem de tanto apanhar) Por exemplo, os pés do prisioneiro eram mergulhados dentro de um panelão com azeite, fervendo, palitos eram enfiados debaixo de suas unhas, os mamilos eram arrancados fora com um alicate. Geralmente o acusado berrava de dor e sofrendo muito, acabava confessando inclusive o que não tinha feito[1].
 


O castigo variava desde advertência, a prisão ou mesmo a morte. Dentre tais mortos, estavam milhares de mulheres que associadas a práticas satânicas tiveram como destino a execução na fogueira.[2]  



Avançando um pouco no tempo, chegamos ao século XVIII que com sua Filosofia das Luzes (Iluminismo) trouxe grandes pensadores que defenderam idéias ligadas a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  
           
Infelizmente, tais idéias não impediram que no século XX a Humanidade experimentasse outros momentos onde crueldade e mortes de inocentes fossem efetuadas. Tivemos a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) que matou cerca de 9 milhões de pessoas (incluindo civis, dentre eles pessoas que nada tinham a ver com o confronto como as crianças) e a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) que matou mais de 60 milhões de pessoas (culminando com a explosão de duas grandes bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, fazendo vítimas até hoje. Pessoas estão morrendo vítimas de câncer herdado geneticamente de seus pais e avós. Existem nos tempos atuais milhares de pessoas com problemas e esterilidade, deformações físicas, câncer congênito e outros males consequentes da liberação radioativa de tais bombas).


Nesse século tivemos uma das mais chocantes amostras de discriminação já existente em todos os tempos. Estou fazendo referência ao Holocausto, ocorrido durante o Regime Nazista na Alemanha. Visto que a “raça ariana” era considerada superior, nesse período houve o extermínio de mais de 6 milhões de judeus (além de homossexuais, deficientes, negros e outros).

Para quem tinha boas expectativas quanto ao século XXI, os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001, mostraram que características humanas contrárias a paz e a harmonia infelizmente ainda prevalecem em nossa sociedade.  

Exatamente hoje, 11 de setembro de 2010, completa-se nove anos desde que as Torres Gêmeas caíram. Façamos uma reflexão: Como caminha a humanidade desde então?  

Analise o seguinte: Conflitos étnicos e religiosos são constantes nos noticiários. Além da discriminação racial, que é uma realidade que não podemos negar, percebemos que o valor de uma pessoa é medido muitas vezes pelo que ela possui e não pelo que ela é. No trabalho ou na escola temos de conviver com piadas preconceituosas em relação a loiras ou a portugueses

Torrna-se necessário fazermos uma autoanálise e verificarmos como estamos nos comportando em relação às atitudes que presenciamos no nosso dia a dia. Estamos tratando a todos com a dignidade e respeito que merecem?

Independentemente de cor de pele, condição social, ou qualquer outra diferença, pertencemos a uma mesma família. Nada de “raça negra”, “raça branca”, “raça amarela”, o que existe na verdade são apenas etnias diferentes. Estudiosos atuais concordam que pertencemos todos a uma mesma raça, a Raça Humana. Assim, nunca nos esqueçamos das palavras cantadas pelo coral CantArte da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves: “Não importa cor, língua ou nação, perante Deus somos todos iguais”.[3]








* Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros e pós-graduado em História e Cultura Afro-Brasileira, Docênica do Ensino Superior e Arte em Educação pela FINOM, atua como professor das disciplinas Artes, História e Iniciação Musical, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.
[1]              SCHIMIDT, Mário. Nova História Crítica, 6ª Série: Nova Geração, 2005.
[2]              Para maiores informações, consulte “Malleus Maleficarum – O Martelo das Feiticeiras”, escrito em 1488, por dois inquisidores, Heinrich Kramer e James Sprenger.
[3]              Trecho da música “Crianças Iguais”, cantada pelo Coral CantArte, composto por alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, MG.




5 comentários:

  1. E hoje também faz 37 anos que os Estados Unidos apoiaram o golpe militar que acabou com o sonho de democracia no Chile, colocando Pinochet no poder.

    ResponderExcluir
  2. O PROFESSOR FABBIANO ESTÁ DE PARABÉNS, GOSTEI MUITO DO TEXTO, É IMPORTANTE REFLETIRMOS A ACERCA DOS ACONTECIMENTOS PASSADOS PARA TERMOS UM PRESENTE MAIS HARMÔNICO. ACREDITO QUE A ESCOLA ESTADUAL TANCREDO NEVES SE SENTE HONRADA POR TÊ-LO COMO FUNCIONÁRIO, UM PROFESSOR COMPLETO , DE ALTO GABARITO.ONDE ELE VAI LEVA CONSIGO O NOME DA SUA ESCOLA TANCREDO NEVES.
    FABIANO CONSEGUIU MAIS UMA FAÇANHA QUE É O PROJETO DE MÚSICA, QUE TÁ SENDO UM SUCESSO.TODOS ESTÃO GOSTANDO E APRENDENDO A ARTE DE CANTAR.MAIS UMA VEZ PARABÉNS, E DIGO MAIS QUE VOCÊ CONTINUE SENDO ESSA PESSOA HUMILDE E SINCERA QUE AMA O QUE FAZ.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do projeto catarte foi uma otima ideia,parabens Fabiano e direçao tenho certesa que todos esses lindos jovens estao sendo muito reconpensados.jassiely teixeira

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Projeto, uma bela iniciativa que vêm para beneficiar os jovens da nossa comunidade. Parabenizo em especial o professor Fabiano que sempre está procurando de uma forma ou de outra o bem para nossa população.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por esse projeto é muito legal uma otima iniciativa para beneficiar os jovens dai...parabéns continuem assim...e as fotos ficaram legais..

    ResponderExcluir