sábado, 25 de setembro de 2010

UMA AULA EMOCIONANTE E INESQUECÍVEL


A aula do Projeto Cantarte ministrada no dia 24 de setembro de 2010, ficará sempre gravada na memória dos presentes.

Em sua fala inicial, o professor Fabiano Alves, disse à turma que “um bom músico precisa de qualidades importantes como concentração e agilidade”. Enquanto falava, ele surpreendia à turma jogando uma bola de Vôlei a alguém para ver como estava a concentração e agilidade de cada um.

Durante este inesquecível momento, tivemos ainda a apresentação do Coral Cantarte, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, formado por alunos de 8 a 14 anos da própria Escola, que foi convidado a mostrar aos membros do Projeto Cantarte um pouco do repertório que já foi apresentado em diversos lugares tanto em Taiobeiras como em outras cidades. (veja no Youtube o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=AkfH7G7uNGg).

Posteriormente recebemos a visita do casal taiobeirense Silvânio José de Araújo (Di Araújo) e Irani Dutra Menezes (que havia sido previamente convidado a comparece, com o intuito de conhecer o Projeto).

Assim que eles entraram na sala e se assentaram, os alunos do Projeto Cantarte cantaram belamente a música “Velho Chico”, acompanhada de violões e flautas. Ao iniciar a introdução na flauta, foi um momento de grande emoção para o senhor Silvânio Araújo (Di Araújo), visto que ele percebeu imediatamente que se tratava de uma das músicas de sua autoria.

Após a apresentação, o senhor Silvânio Araújo foi convidado a falar um pouco sobre a importância da música e o que achou do projeto. O que marcou a sua fala foi o fato de ele ter mencionado que, “embora não consigamos imitar perfeitamente , o amor que devemos ter à música deve ser similar ao amor de Cristo ao entregar sua vida em resgate da humanidade”.

Di Araújo. é um dos maiores compositores e poetas de Taiobeiras. Possui diversas obras como “Taiô, Taiô”, “Velho Chico”,  “Hino da Escola Estadual Deputado Chaves Ribeiro e livros de poesias diversas”.

Estar o projeto Cantarte ensaiando obras de compositores de Taiobeiras tem como objetivo valorizar a cultura local, tornando-a mais conhecida, respeitada e valorizada. O convite feito ao casal foi uma forma de homenagear pessoas importantes e talentosas que tanto contribuem para a arte e a cultura em nosso município.

Em prosseguimento a aula, o professor Fabiano, explicou à turma as principais diferenças entre a música popular e a música clássica (erudita) A seguir, foi feito um relaxamento, onde os alunos, deitados e de olhos fechados, escutaram ao som do piano, a Rapsódia Húngara n.º 2, de Franz Liszt. Logo depois, os presentes, assistiram (com o auxílio do Datashow) e discutiram dois desenhos animados que possuem como trilha sonora a Rapsódia Húngura n° 2, de Franz Liszt. (“The Cat Concerto” – Tom e Jerry e “Concerto na Marra" – Pica-Pau).

Por fim, houve a parte prática. Uma partitura do material de Iniciação Musical foi escolhida. Depois de solfejar toda a partitura (um a um) os educando tiveram apenas 20 minutos para saírem da sala procurarem lugares onde pudessem se concentrar e ensaiar na flauta a apresentação musical. Vencido o prazo, retornaram à sala de aula e um por vez veio à frente da turma executar o que havia ensaiado. Os alunos mostraram muita competência e dedicação. Pois, boa parte deles foi capaz de executar com perfeição a peça musical.

12 comentários:

  1. EU NÃO CONHECIA A MÚSICA "VELHO CHICO" PROCUREI NA INTERNET E NÃO A ENCONTREI, FIQUEI SURPRESA QUANDO O PROFESSOR FABIANO ME DISSE QUE ESSA MÚSICA ERA DE UM COMPOSITOR CHAMADO SILVANO, DE TAIOBEIRAS FIQUEI MUITO FELIZ.PARABÉNS PARA SILVANO A MÚSICA É MARAVILHOSA PRINCIPALMENTE QUANDO O CORAL CANTARTE CANTA COM O ACOMPANHAMENTO DE FLAUTAS E VIOLÃO... PARABÉNS A TODOS DO PROJETO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fabiano pela iniciativa de levar Silvano Araújo para abrilhantar o Projeto Cantarte. Os nossos jovens precisam conhecer personalidades importantes como o Silvano que é de uma cultura impressionante e muitas vezes não é divulgado em nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  3. ADILSON MARTINS DOS SANTOS26 de setembro de 2010 às 17:43

    O PROJETO CANTARTE ALÉM DE DESCOBRIR NOVOS TALENTOS, ESTÁ VALORIZANDO A CULTURA DE NOSSA CIDADE, FIQUEI SURPRESO COM A MÚSICA "VELHO CHICO", MAIS SURPRESO AINDA DE SABER QUE ELA FOI COMPOSTA PELO NOSSO AMIGO SILVÂNIO. PARABÉNS AO PROFESSOR FABIANO PELA INCIATIVA. ESPERO QUE SILVÂNIO CONTINUE COMPONDO, POIS PROVOU QUE É UM GRANDE COMPOSITOR.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria parabenizar o Silvano Araujo por seu exelente discurso, pois foi um dos discursos mais serios e engraçados que eu ja vi.

    Em geral toda a aula foi exelente.

    ResponderExcluir
  5. A aula do dia 24 de setembro, foi mesmo muito interessante. Gostei muito do coral cantArte,"eles estão de parabéns"...
    Gostei também da música VELHO CHICO e, de saber que ela foi composta por uma pessoa de nossa cidade.
    Espero que logo tenhamos outra aula tão proveitosa...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    Tanto ao corpo discente e doscente desta escola por valorizar sua gente, seus artistas, e especialmente por tornar conhecido o excelente trabalho que estão sendo produzido nesta instituição.

    ResponderExcluir
  7. q discurso viu!!!!!!!!!
    muito bm

    ResponderExcluir
  8. foi muito bom participar do coral
    bjs de luana pereira para todos os meus amigos que participaram comigo e para fabiano que mim deu a oportunidade de participar do coral

    ResponderExcluir
  9. Parabens!!
    Sinto orgulho em fazer parte desta equipe!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Aproveitando o ensejo venho parabenizar ao professor Fabiano e a escola pelo Projeto Cantarte. Foi um prazer estar com vocês, passando um pouco do meu conhecimento e fico muito lisonjeado pelo reconhecimento.
    E para quem não sabia tenho outras composições tanto de poemas como de músicas; um exemplo que também não é divulgado é a composição da música Taiô uma homenagem a minha cidade, dentre outras como Pequi e Mãe Negra.

    ResponderExcluir