terça-feira, 30 de novembro de 2010

I Mostra Musical da EEPTN

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves possui a disciplina “Iniciação Musical” em seu currículo escolar já por alguns anos. Isso tem contribuindo para a revelação de talentos musicais por meio de projetos como “Resgate – Violão Meu Sonho”, “Coral Cantarte” e “Iniciação à Flauta Doce”.

No intuito de tornar a Educação Musical ainda mais divulgada e apreciada, durante o ano de 2010, cada turma da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves estudou um subtema específico dentro do tema principal “O Mundo da Música” (Os ritmos do Brasil, Os imortais da música clássica, Museu musical, Brinquedos e Brincadeiras Musicais, Teoria Musical, Músicos Taiobeirenses, A mídia e seu lixo sonoro, Grandes nomes da MPB, Curiosidades musicais, Instrumentos musicais com material reciclável, A História da Música e a História dos instrumentos musicais) sob orientação de professores coordenadores. As turmas receberam nomes de músicos diversos, dentre eles: Gilberto Gil, Edson Colares, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Fafá de Belém, Toquinho, Beetowen, Mozart e Sebastian Bach.  Por fim, na terça-feira, 23 de novembro de 2010, aconteceu a “1ª Mostra Musical da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves”.
 
 Na ocasião, os presentes foram convidados a assistirem a algumas apresentações do grupo “Os ritmos do Brasil”. Este mostrou por meio de música e dança cada um dos principais estilos musicais de cada uma das 5 regiões brasileiras (norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste). Após, o público foi incentivado a visitar e apreciar os trabalhos desenvolvidos por cada um dos demais grupos em stands espalhadas por toda a Escola, além de conhecer a biografia de cada um dos músicos homenageados.

No palco houve apresentações musicais diversificadas.  Os irmãos Lucas Guimarães Costa e Thiago Guimarães Costa, do Centro Cultural Guimarães Costa, juntamente com seus alunos apresentaram com o uso de violinos e violoncelo obras clássicas. Dentre elas, um trecho da 9ª sinfonia de Beetowen. Dão Cabelereiro, ao som da sanfona, tocou músicas nordestinas, como “Asa Branca” de Luíz Gonzaga. A dupla Claudiney e Montenegro cantou várias músicas sertanejas. Diversos alunos e ex-alunos da Escola também se apresentaram mostrando muito talento e dedicação.

O evento foi marcado ainda por uma homenagem feita aos músicos presentes, tendo em vista o dia do músico em 22 de novembro. Todos receberam um troféu em agradecimento pela presença e em reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham. Entre os homenageados estavam: Silvânio Araújo (Di Araújo), Milton Colares, Beto Durães e outros. Além disso, um dos alunos da Escola, Israel Oliveira Almeida, que se destacou musicalmente durante o ano letivo, recebeu como prêmio da Câmara Municipal de Taiobeiras, um violão entregue pelo então vereador Nen Pilão.

A realização do Projeto é fruto de um trabalho sério e comprometido de alunos, professores, direção, supervisão e demais funcionários, além do apoio de pais e comunidade em geral. A participação de cada um foi fundamental. A Escola agradece a todos que contribuíram para o grande sucesso da 1ª mostra Musical da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. 
Confira outras fotos do evento:

















































9 comentários:

  1. É um privilégio fazer parte de uma equipe tão competente. A culminância do projeto"O Mundo da Música" foi fantástica. Parabéns a toda comunidade escolar da E. E. Presidente Tancredo Neves.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os envolvidos no projeto, sobretudo ao professor Fabiano, por levar a música de uma maneira tão "viva" aos alunos da EEPTN.

    Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Natal e um 2011 cheio de grandes projetos...

    Abraços a todos!
    Ana Paula R.Fonseca- Montes Claros

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente quero agradecer ao professor fabiano pela bela apresentação e parabenizar Israel e Rafael pela belo showsão jovens talentosos que merecem todo o nosso reconhecmento e admiração. Tenho muitas lembranças positivas da minha participação aí na escola quando eu fazia parte do Coral cantarte, mesmo estudando em outra espero poder retornar e continuar fazendo parte de um grupo tão maravilhoso que só me proporcionou bons momentos e alegrias. Agradeço primeiramente a Deus, mas não deixo de reconhecer que sou muito grata a Escola de modo geral, em especial aos meus professores, como o Fabiano e também a querida diretora Ivonilde, um grande beijo no coração de todos!

    ResponderExcluir
  4. JANAINA ROSA DOS SANTOS2 de dezembro de 2010 às 10:26

    QUE FOTOS MARAVILHOSASAS!!! COM CERTEZA O EVENTO FOI MELHOR AINDA!POIS NAS FOTOS SÓ APARECEM FÉRAS QUE TEM FORÇA DE VONTADE!

    PARÁBENS PESSOAL!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a toda a equipe envolvida no Projeto, pela iniciativa de favorecer a criatividade dos alunos através da música.

    BRUNA LOPES SENA
    Presidente do COMJUVE

    ResponderExcluir
  6. Foi tao lindo este projeto,parabens ao professor Fabiano e todos os musicos taiobeirensses,parabens para Samuel e demais um beijo e thau.

    ResponderExcluir
  7. Claudinéia Maria de Jesus3 de dezembro de 2010 às 10:22

    LI TODO O TEXTO, VI TODAS AS FOTOS, GOSTEI DA INICIATIVA DA ESCOLA, ACHEI TODO O O PROJETO EXCELENTE. PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS ENVOLVIDOS PELO COMPROMETIMENTO E DEDICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. parabéns fabiano pelo seu elenco, eu aprendi muitas coisas com vc. e ivonilde também porquê esta levando adiante esses músicos, nilson também porquê eu aprendí muito com ele, obrigado nilson por tudo. eu creci no mundo da música ai no tancredo, eu não queria sair dai mas como ai não tem 1. ano obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  9. Lausino Pinheiro Ribeiro5 de dezembro de 2010 às 13:26

    Parabéns a toda população Taiobeirenses, principalmente a Escola Estadual Tancredo Neves por mais esta vitória do dia 03/12/10.
    Sou Taiobeirense moro em São Paulo à 15 anos mas, estou muito contente por ver a cada dia nossa cidade crescendo e desenvolvendo em Educação e cultura. Quando voltar em Taiobeiras quero conhecer este livro desta marca registrada. Um forte abraço a todos, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir