quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cerimônia de formatura e 1ª apresentação musical do Projeto Cantarte


É com muito prazer que anunciamos que no dia 29 de outubro de 2010, aconteceu a cerimônia de formatura e 1° apresentação musical do Projeto Cantarte, às 19 horas, na Câmara Municipal de Taiobeiras.

O Projeto Cantarte, contemplado pelo “Microprojetos Culturais - Mais Cultura” foi patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Programa Mais Cultura, Fundação Nacional de Artes, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Nordeste Cidadania e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Taiobeiras, Divisão Municipal de Cultura, Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Câmara Municipal de Taiobeiras, Norte Mais FM, Jornal Dia-a-Dia e Jornal Folha Regional.

A turma inicialmente era composta de 30 alunos, tivemos apenas 3 desistências e nenhuma reprovação. Assim, 27 alunos receberam seus certificados e encantaram o público com uma apresentação musical diversificada com músicas regionais e clássicas, com o uso de violões, teclado e flautas.

A mesa de honra foi composta de autoridades locais, representantes do Projeto (Proponente, executor e professores) Um representante dos músicos taiobeirenses (Silvânio Araújo, conhecido como Di Araújo) e um representante dos formandos (Luíz Otávio Mini).

Abaixo colocamos à disposição a fala proferida pelo agora formado Luiz Otávio Mini*.

“Boa noite a todos aqui presentes para a formatura dos alunos do 1° projeto Cantarte da cidade de Taiobeiras. Antes de dizer algumas palavras, gostaria de narrar uma frase muito oportuna para essa ocasião. Diz assim: “a razão cardial de toda superioridade humana, é sem duvida, à vontade. Sempre que um homem aplicar a sua veemência e energia a um fim, ele atingirá seus objetivos, senão conseguirá fazer ao menos coisas admiráveis.” (frase dita por José de Alencar).

Há cerca de dois meses, foi exatamente isso que aconteceu com pessoas que desejavam aprender mais a respeito da música. Foi lançado em nossa cidade o projeto Cantarte com o objetivo de instruir musicalmente o povo taiobeirense. Reuniu-se um grupo de pessoas, mas com um pequeno detalhe, pessoas que tinham pouca instrução musical, mas que tinham a determinação, perseverança e vontade de conseguir cumprir com seus objetivos, sendo naquele momento a capacitação musical de cada um. Portanto, foi lançado o desafio. Os professores teriam a tarefa de musicalizar a todos seus alunos. E mostrar, que com vontade, tudo se consegue. E se conseguiu até muito mais do que o esperado. 

Os alunos desenvolveram-se e algo até então não imaginado ocorreu. Uma pesquisa feita em todo território brasileiro com projetos que estavam em andamento, na mesma ocasião do projeto Cantarte, classificou o nosso projeto como um dos 5 melhores projetos realizados no Brasil, e estava sendo analisado na mesma ocasião mais de 300 projetos. Mostrando que podemos conquistar tudo quando temos vontade e dedicação.

Desde já, em nome de todos os alunos gostaria de agradecer imensamente a disposição e a boa vontade que todos os professores demonstraram para conosco. Para quem ainda não sabe de quem estou falando, vamos apresentar para vocês os professores do projeto Cantarte, são eles: Fabiano Alves, professor de teoria musical e flauta, Junior, professor de teclado e por fim Nilson, professor de violão. Todos são excelentes profissionais. Eles conseguiram transmitir a matéria que estudamos de forma clara e objetiva facilitando ainda mais o nosso entendimento.

Ao falar sobre pessoas que nos ajudaram, que nos apoiaram durante esse curso, não poderíamos esquecer, de alguém tão importante para a musica taiobeirense, de um ótimo compositor que compôs mais 100 musicas e que uma delas será tocada aqui essa noite, não podemos esquecer-nos do senhor Silvanio di Araujo, popular Di Araujo que nos deu uma grande lição de vida e com suas sabias palavras ensinou-nos que: “quem olha para trás e desistie não sabe o tamanho do seu potencial, por isso devemos ir em frente nunca desistir e iremos conquistar o que tanto desejamos”.

E hoje estamos aqui... Preparados para dar o nosso melhor, para mostrarmos que estamos qualificados para ensinar.

Esse curso que hoje estamos concluindo é de extrema importância para todos nós, por que alem de aumentar o nosso conhecimento, nos proporcionou também uma nova janela de trabalho, capacitou cada aluno para ser um ótimo profissional no ramo da musica. E é algo que deve ser valorizado.

Enfim, o projeto Cantarte só trará lembranças boas para todos que o freqüentaram. Houve momentos de estudos sérios? Com certeza. Mas alem disso houve também momentos de alegria, de descontração e brincadeiras. E criamos ali laços de amizades que nunca serão apagados. Por isso, agradecemos do fundo do coração a todos pelas companhias, pelo apoio nos momentos difíceis e por tudo que vivemos durante o curso. 

Talvez muitos estejam pensando que esse é o fim. Mas, não é. É apenas um momento de iniciar novamente. Sonhar alto e pensar em fazer coisas melhores. Como já foi dito pelo eterno poeta Carlos Drummond de Andrade: “por que sou do tamanho daquilo que quero e não do tamanho da minha altura!!!

___________
*Luíz Otávio Mini, concluiu satisfatoriamente os cursos de teoria musical, flauta, teclado, violão e canto, (com carga horária de 200 horas) ministrados pelo Projeto Cantarte, na Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, MG.

8 comentários:

  1. LUIZ OTAVIO
    PARABENS POIS VOCÊ QUE CORDENOU ESTE PROJETO VOCÊ QUE DEU AS AULAS INSTRUTIVAS VOCÊ E O PROFESSOR JUNIOR PARABENS NA FORMATURA REGERAM MUITO BEM OTAVIO RAGAÇO E ESTE BLOG E TOTALMENTE PARA OTAVIO

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado, por terem gostado do meu discurso. foi otimo ter participado desse projeto e espere que nao pare!!! abração a todos os meus colegas do curso e ate a proxima!

    ResponderExcluir
  3. Excelente adorei o discurso super bem!!!!
    Abrassssss a todos os meu amigos do prjeto CANTARTE

    ResponderExcluir
  4. Otavioo D+
    Muito bommm!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao todos os alunos do projeto
    cantarte principalmente ao meu querido irmão
    Luiz Ótavio ! E tbem aos professores da escola Tancredo Neves ...

    ResponderExcluir
  6. ervison gomes //oiii fabiano
    é quando vai começa a inscrição para o projeto?
    ai quando começa vc min avisa pelo orkut viu

    abraço

    ResponderExcluir
  7. ervison gomes

    gostei muito das fotos
    ano que vem vou entra no projeto Cantarte

    ResponderExcluir