quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Escola vira destaque em jornal

 A matéria a seguir foi publicada no Jornal Folha Regional em novembro de 2010 e também em formato digital em 30/11/210 no site http://www.jornalfr.com.br/?pg=coluna&id=599

 Escola ensina matemática através de Gincana

TAIOBEIRAS – A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, desta cidade, inovou na maneira de ensinar a ciência dos números. Criou o Clubinho da Matemática e realizou a 1ª Gincana totalmente voltada para esta matéria tão necessária, mas que muitas vezes aparenta ser o “bicho-papão” da educação.

Na Gincana da Matemática, os alunos de 6º e 7º ano (antigas 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental) foram organizados em equipes por classes. Entre as tarefas prévias, tiveram que estudar os conteúdos de matemática ensinados na própria sala de aula e criar frases ressaltando o valor e a necessidade dos conhecimentos numéricos no dia-a-dia, unindo a “língua escrita” ao “conhecimento numérico”.

Na gincana, de maneira lúdica, os alunos realizaram provas variadas, como competição do jogo da velha, corrida no saco, corrida com ovo na colher, show de calouros e outras atividades. O importante é que, ao cumprir cada uma das tarefas, os alunos tinham que responder a questões relacionadas aos conteúdos da matemática, tais como problemas que envolvem somas, subtrações, multiplicações, divisões, potenciações, radiciações e frações.

Nas tarefas que recorriam à memória, a ênfase foi para a disputa dos alunos mais preparados em tabuada. Os conhecimentos próprios para a vida cidadã, como noção de juros, problemas envolvendo troco monetário e concepções de espaço geométrico, também foram explorados neste projeto através de tarefas que exigiam raciocínio e respostas rápidas de cada uma das equipes.

De acordo com a organização deste projeto pedagógico, a gincana da matemática motivou os alunos, através da brincadeira e da competição sadia, a buscar o conhecimento dos conteúdos específicos de matemática, ultrapassando a mera cobrança monótona do aprender para somente resolver exercícios de sala de aula ou provas escritas. Em outras palavras, os alunos buscaram o saber matemático pelo prazer de participar e competir.

A ideia do Clubinho de Matemática e da Gincana partiu das professoras Mabel Cristiana e Lucianny Meireles e prosseguirá no próximo semestre. Os demais professores da escola e a direção colaboraram na preparação e no acompanhamento das turmas para a competição. O 7º ano “Chico Buarque”, sala 13 do turno vespertino, foi o vencedor. A turma ganhou o direito a um passeio recreativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário