segunda-feira, 6 de junho de 2016

Projeto:Espaços de Brincar

Recriando o recreio
Escola reconhece o tempo do recreio como importante para a socialização de seus alunos, transformando um espaço ocioso, na maioria das vezes, em oportunidade para o desenvolvimento de inúmeras atividades.

O recreio, além de intervalo para o descanso dos alunos, é um espaço importante para a socialização desses  jovens, sendo um momento ímpar na construção de um bom ambiente escolar. Surgiu, daí, a ideia do projeto Espaços de Brincar.

O Projeto Espaços de Brincar da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves foi elaborado visando contribuir que até os estudantes mais velhos tenham tempo para as brincadeiras livres, aquelas que “não têm regras iniciais e, assim, permitem mais respostas criativas”.


uno

peteca

dança das cadeiras

jogo tabuleiro

Este trabalho sob a responsabilidade da professora da Sala de Recursos Gabriela Lucas Rocha , supervisão , direção, professores de apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas e demais funcionários conta com o envolvimento dos alunos do turno vespertino , dentre eles 25 alunos atendidos no Atendimento Educacional especializado, Sala de Recursos, no contraturno,  para que os estudantes consigam redimensionar a capacidade de autoria em suas etapas de desenvolvimento das ações educativas  no momento do Recreio. Reflete sobre a importância de reservar momentos para brincadeiras livres em todas as faixas etárias e,  que também,  tenham minutos diários reservados para atividades que nos causem prazer. Esse tipo de brincadeira permite um maior uso da imaginação, a experimentação de novos papéis e a busca por novos desafios, o que está diretamente relacionado com a flexibilidade de lidar com situações diversas e inusitadas. O referido projeto tem também o propósito de oferecer aos educandos a possibilidade de interação, criatividade, cooperação, desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Há a organização dos espaços ao longo da semana. Oferecemos jogos diversos, brincadeiras e assim por diante. Conversamos com os alunos para sabermos dos interesses, identificamos possibilidades de mudanças a fim de tornar o ambiente mais agradável. Música na hora do recreio, sempre alternando a trilha sonora.






Neste intuito, esta instituição atua não só como incentivadora e formadora, mas também compreende que o jovem  precisa, então, acionar o que sabe para colocar em prática seus esquemas de assimilação já construídos e estabelecer novas relações para aprender o que ainda não sabe, “livre”.


Todo ser humano, sendo adulto, criança ou jovem, precisa da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia para viver. A capacidade de brincar abre a possibilidade de decifrar os enigmas que nos rodeiam, dentro de um contexto de faz de conta.



“A brincadeira é a estrada que a criança percorre para chegar ao coração das coisas, para desfazer temores, para explorar o desconhecido.”
Patrícia Lopes da Fonte

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