terça-feira, 4 de abril de 2017

I Seminário de conscientização do autismo “Conhecer para incluir”

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta terça (4)

  Uma realização da direção e educadores do Ensino Especial do Atendimento Educacional Especializado de Complementação (AEE) da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves vinculada à parcerias. 

TEA
Comemora-se em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi decertada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008. A lei Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

Este evento  objetivou  sensibilizar,  orientar   e   conscientizar   educadores e o público em geral sobre   o Transtorno do Espectro  Autista   (TEA). Promovemos um momento de reflexão e conhecimento   a   respeito   da temática e das metodologias de intervenção existentes na saúde, educação e assistência social. Além disso, acreditamos que ampliamos e fortalecemos a atuação daqueles que trabalham diretamente com o público autista e defender a inclusão social de pessoas com o diagnóstico no cenário contemporâneo.


Apresentação do Coral Cantarte II

O evento foi aberto aos Profissionais da área de Educação, proporcionando o acesso à informações e esclarecimentos  a respeito do Autismo.

Foram proferidos temas relacionados: “Legislação e Inclusão dos Alunos Autistas” por Dyane Lages Martins Nonato/Equipe da Educação Especial -Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí ; “Características, Diagnóstico e Intervenção Clínica” por Keila Corrêa Soares/ Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional; “Comportamento e Desenvolvimento Psicológico do Autista”, por Marília Martins Freire Couto /Psicóloga Clínica e “Intervenção de criança com TEA no ambiente escolar” por Pollyanna  A. S. e Andrade Lucas/Psicopedagoga Clínica e Institucional. Além das palestras houve a apresentação do Coral Cantarte II  com a participação dos alunos da Escola, incluindo um aluno com o TEA...e uma peça teatral pelos professores.




















PROGRAMAÇÃO:

18:00-  Abertura Oficial e recepção de boas vindas aos participantes
Gabriela Lucas Rocha (Especialista em Educação Básica e professora  do Atendimento Educacional Especializado/AEE-Sala de Recursos-EEPTN) e Ivonilde Rodrigues de Souza Costa (Diretora-EEPTN)

18:30:Apresentação Coral Cantarte II
Núbia Antunes das Virgens (Professora de Ensino do Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura-PEUB)
Deozilda Pereira dos Santos-(PEUB)
Nádia Gonçalves de Souza (Professora de Ciências)

18:40 -Tema: Legislação e Inclusão dos Alunos Autistas
Proponente: Dyane Lages Martins Nonato (Equipe da Educação Especial -Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí)

19:10-Tema:Características , Diagnóstico e Intervenção Clínica
Proponente: Keila Corrêa Soares (Neuropsicopedagoga Clínica e Institucional - PRIME- Fisioterapia e Consultórios Especializados/Taiobeiras)

19:40-Tema:Comportamento e Desenvolvimento Psicológico do Autista
Proponente: Marília Martins Freire Couto (Psicóloga Clínia-Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF/Taiobeiras)

20:00-Intervalo-Coffee Break

20:20-Tema: Intervenção de criança com TEA no ambiente escolar

Proponente: Pollyanna  A. S. e Andrade Lucas(Psicopedagoga Clínica e Institucional-Centro Médico e Odontológico e Supervisora Pedagógica –Escola  Municipal João da Cruz Santos/Taiobeiras)

20:50-Teatro : O menino e a Flor
Elcione Machado Alves Fernandes (Professora Projeto Elevação de Escolaridade -  Metodologia Telessala /MG)
Nádia Gonçalves de Souza (Professora de Ciências)
Alexandra Francisca de Almeida (Professora de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistivas  )
Ana Eulice Pereira Santos (PA C.L.TA)
Marileny Barbosa de Andrade e Prates (PA C.L.TA)

21:00 Encerramento do Evento


Encerramos esse evento com o coração agradecido em sinal do cumprimento de apenas uma etapa deste relevante compromisso com a inclusão. Faremos o nosso papel, continuaremos a lutar para a promoção de mais eventos que debatam este tema. Nosso trabalho! Nossa missão! 












 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário