terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Discurso proferido pelo professor Fabiano na Cerimônia de Formatura do Projeto Cantarte


“A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre nosso corpo, mente e coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o carácter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social. (Profª, compositora e regente Míria Terezinha Kolling).
 “A MÚSICA tem poder. Pode nos acalmar, reanimar e alegrar. Pode expressar nossas alegrias e tristezas. A música sempre fez parte de quase todas as culturas. É uma linguagem da mente e do coração. De fato, a música é um verdadeiro presente de Deus”.(Revista Despertai!,maio de 2008, pp. 22 -23).

Sendo assim, mais e mais projetos musicais precisam ser elaborados, incentivados e executados em nossa cidade.

Durante a Idade Média, se considerava que a maior riqueza que uma pessoa tinha era a terra, no mercantilismo se considerava que a maior riqueza das pessoas era metais preciosos como ouro e prata. E hoje, qual é a maior riqueza de uma nação. A maior riqueza é uma nação é o seu povo. Eu acredito na importância da Educação, de uma educação de qualidade. Os fatos comprovam que quando uma nação possui um povo educado e que usa bem os conhecimentos adquiridos, a nação tende a crescer cada vez mais, tecnologicamente, cientificamente e economicamente. A Educação musical tem um papel fundamental, pois ela contribui para a formação de humanos mais fraternos, sensíveis e compreensíveis.

Quero elogiar todos os formandos aqui presentes, e dizer que hoje vocês alcançaram uma grande conquista. Vocês recebem hoje o reconhecimento como verdadeiros músicos e musicistas. Cada um de vocês receberá um certificado de 200 horas. Assim, juntamente com o segundo grau completo, vocês já preencherão o requisito mínimo segundo a legislação atual para atuarem como professores de música em qualquer parte do território nacional. Creio que muitas oportunidades nessa área se abrirão, uma vez que a lei 11.769 de 18 de maio de 2008 torna o ensino da música obrigatório em todas as escolas públicas do nosso país. O que ainda há grande necessidade é de profissionais qualificados para a vasta demanda existente. E vocês formandos estão mais do que aptos para conduzir outros ao maravilhoso mundo da música.

Não podemos esperar apenas do poder público, todos nós podemos dar nossa parcela de contribuição. Faço um apelo a todos os presentes para que fiquem atentos aos editais culturais publicados frequentemente no site do Ministério da Cultura. Qualquer pessoa física ou jurídica pode propor um projeto, enviá-lo, concorrer e captar recursos provindos da Lei de incentivo à cultura contribuindo para a arte e a cultura em nossa região e acima de tudo a formação do nosso povo.
 

Fabiano Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário