sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Uma grande perda para a EEPTN

Faleceu hoje (31/01/2014) uma excelente profissional da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Lidiane Batista, que atuava como professora de Língua Portuguesa.

Abaixo disponibilizamos um texto de consolo escrito pelo professor Fabiano Alves Pereira:

A todos os colegas, alunos, amigos e familiares da nossa querida Lidiane Batista,

A morte é uma das coisas que mais causam dor e sofrimento a nós seres humanos. Mas vale a pena notar que tal sofrimento não estava no propósito original do nosso Criador. Em Gênesis, capítulo 1, versículo 31: diz que “Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom”. Após a rebelião do primeiro casal humano no Éden, o pecado foi introduzido no mundo. (Gênesis, capítulo 3). A morte existe não porque Deus quer, e sim por ser consequência do pecado herdado. Romanos, capítulo 5, versículo 12 é bem claro em mostrar que: “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado”. 1 Coríntios 15:56, em harmonia com esse fato, declara: "O aguilhão que produz a morte é o pecado".

No entanto, nosso Pai Celestial é tão amoroso, que imediatamente após a queda do homem, fez provisões para prover- nos esperança para uma vida realmente significativa e satisfatória. Foi lançada então a primeira profecia bíblica (Gênesis 3:15) que apontava para um descendente prometido. Vários profetas e outros servos de Deus do passado escreveram sobre o futuro descendente e o sobre o que este faria em benefício da humanidade. Em Jó 19:25, lemos: “E eu mesmo bem sei que meu redentor está vivo, E que, vindo depois de mim, levantar-se-á sobre o pó”. Em Jó 14: 14 e 15, temos a garantia: “Morrendo o varão vigoroso, pode ele viver novamente? Esperarei todos os dias do meu trabalho compulsório, até vir a minha substituição. Tu chamarás e eu mesmo te responderei. Terás saudades do trabalho das tuas mãos”.

Quem seria este descendente prometido que faria maravilhas, inclusive ressuscitaria os mortos? A Palavra de Deus identifica a Jesus Cristo como cumprindo este papel. (Gálatas 3:16). Quando esteve na terra como homem, ele ressuscitou muitos mortos. Podemos ter certeza de que o que foi feito no passado constitui em uma pequena amostra do que será feito no futuro, pois ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez; e todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá”. (João 11:25). Disse ainda: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão”. (João 5:28 e 29).

Os apóstolos no primeiro século confiavam em tais promessas de ressurreição. Em Atos 24:15 lemos: “Eu tenho esperança para com Deus, esperança que estes mesmos homens também alimentam, de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”.

O último livro das Escrituras nos anima mais uma vez dizendo que: “Enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” E O que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” Ele diz também: “Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.”” (Apocalipse 21: 4 e 5).

Sim, confiemos que Jesus é “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Quando o pecado não mais existir, findará também a dor, o clamor, a morte e toda outra coisa ruim que se possa imaginar. A morte nos causa muita dor. O Soberano Senhor do Universo reconhece nosso sofrimento e encara a morte como inimiga. 1ª Coríntios 15: 25e 26 nos conforta dizendo que: "Pois ele [Jesus Cristo] tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada". Quando esse tempo chegar, cumprirá as palavras registradas pelo profeta Isaías, no capítulo 25, versículo 8: "Ele realmente tragará a morte para sempre". Assim, viveremos com plena satisfação. A todos nós que cremos em Jesus Cristo e nos esforçamos a 'seguir de perto os seus passos', é prometida a "vida eterna", algo que mesmo não merecendo, podemos usufruir, graças ao grande amor demonstrado pelo nosso Deus ao nos entregar a vida do seu único filho em nosso benefício. (1ª Pedro 2:21, João 3:16, João 17:3).

Que a esperança da ressurreição esteja bem firme em nossas mentes e corações e que possa servir de consolo a todos nós que aguardamos dentro em breve poder rever nossa querida Lidiane, que agora descansa em paz até o dia em que Cristo a convidar para viver novamente e herdar juntamente conosco de todas as bênçãos proporcionadas pelo Reino de Deus.

Atenciosamente,
Fabiano Alves Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário