segunda-feira, 9 de junho de 2014

Arraiá do Tancredo

08 de junho - FESTA JUNINA
Todo ano a festa Junina está presente na escola, sendo assim, a data proporciona oportunidade para um ensino-aprendizagem dinâmico em torno de manifestações culturais, significações e origem de elementos históricos.

Arraiá do Tancredo é um momento de confraternização, por isso tudo é festa. As bandeirinhas coloridas representam nossa alegria .

É mês de Junho. Mês de festa e muita paz. Mês de encontro da Escola e da Família sob a alegria das bandeirinhas. Aproveitamos  o período junino para trabalhar a cultura popular. A festa junina precisa fazer sentido dentro do currículo e oferecer novas aprendizagens aos alunos.

"É fundamental a escola organizar celebrações, desde que fiquem claros os valores e os conteúdos trabalhados". Os festejos escolares são, portanto, mais uma forma de fortalecer o aprendizado. Não basta, contudo, escolher algumas datas e preparar a festa. Para que ela ganhe função educativa, a equipe necessita escolher os momentos mais significativos para a comunidade e destacá-los durante a elaboração da proposta pedagógica. Ressaltamos a importância do professor nessa definição: "É na sala de aula que a relação entre o conteúdo e a comemoração fica clara para os alunos".

Festas nas escolas são oportunidades para fortalecer o contato da escola com os familiares dos alunos e com a comunidade. Durante os preparativos, todos os Profissionais de Educação , demais servidores e  alunos montam  barracas, decoram a escola,  cuidam dos cartazes,  se encarregam das comidas e crianças e adolescentes preparam apresentações para os convidados. Cada um se compromete com uma tarefa para que tudo aconteça na mais perfeita ordem.

 “É importante que a escola esteja aberta para que todos possam vir e ver o filho, sobrinho... ou neto dançar, além de resgatarmos uma cultura típica de Minas”.







Este foi um bom momento para desenvolvermos questões como “A diversidade Cultural na dança brasileira”, e muitos da pluralidade cultural que a festa Junina nos proporciona.



Nenhum comentário:

Postar um comentário