sábado, 31 de maio de 2014

Projeto Anual Meio Ambiente

Projeto Meio Ambiente:Transformando Hábitos para a Saúde do Planeta
Palestra realizada  pela Polícia Florestal.Foto: Arquivo da Escola

Todo ser vivo ocupa um nicho dentro da teia da vida. O ser humano nem sempre se dá conta de seu papel, pois há muito se distanciou da natureza e de suas origens biológicas. No entanto, não vivemos sem a natureza porque ela faz parte, ou melhor, ela está no âmago do nosso ser.O despertar para a importância de uma reintegração com um mundo mais amplo se torna agora fundamental, pois o nosso distanciamento acabou resultando em comportamentos irresponsáveis como, por exemplo, o uso inadequado e insustentável dos recursos naturais. Hoje, milhares de espécies se encontram ameaçadas de extinção, habitais inteiros estão sendo devastados, e são muitos os níveis de poluição. Além disso, nunca houve tanta concentração de riquezas nas mãos de tão poucos, e os que necessitam de elementos básicos para sobreviver são aos milhares. As escalas atuais de destruição e iniqüidade são inusitadas na história da humanidade. Diante desse quadro, a educação ambiental surgiu como um caminho que pode levar a um despertar de uma nova consciência, de nosso papel de colaboração e de nossa responsabilidade em nos engajar em processos de mudanças que favoreçam o todo. A educação ambiental toca na essência do indivíduo porque, além de trabalhar o aumento de conhecimentos, se preocupa em sensibilizar e introduzir ou reforçar valores que encorajem posturas, ações e comportamentos que refutam comprometimento com um mundo melhor. 

O objetivo geral deste trabalho foi o de "desenvolver ações educativas junto
aos alunos do 6° ao 9° ano de escolaridade, através de métodos ativos, palestras, pedágio ecológico, etc, conscientizando - os  com a preservação e defesa do meio ambiente, como cidadãos responsáveis".

A escola educa, por sua vez também é responsável pela sociedade. A educação ambiental é uma forma abarcante de educação, através de um processo pedagógico participativo que procura infiltrar no aluno uma consciência crítica sobre os problemas do ambiente.É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente.Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se
trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que
envolvam os alunos.

A Terra é envolvida por uma frágil camada de ozônio que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Sem a proteção da camada de ozônio, os raios ultravioleta atacam o homem e a natureza. O ozônio é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. A camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e do Pólo Norte.

Neste contexto, justificou-se o tema deste trabalho a ser desenvolvido durante o ano  pelos educadores das disciplinas de geografia e ciências, na situação de que se desenvolvessem ações sobre questões e problemas ambientais. Pretende-se paulatinamente construir os conhecimentos necessários para a conscientização e modificação de atitudes e comportamentos que poderão resultar na preservação e recuperação do meio ambiente de forma mais eficaz.

A humanidade evoluiu. A população humana cresceu. A natureza já não tem mais pontos de referência na sociedade atual. As pessoas estão arrastadas pelas novas tecnologias e cenários urbanos, e existe pouco da relação natural que havia com a cultura da terra. Para que a situação não piore, é preciso agir, proteger o ambiente.

Uma das formas que pode ser utilizada para o estudo dos problemas relacionados ao meio ambiente é através de uma disciplina específica a ser introduzida nos currículos das Escolas, podendo assim alcançar a mudança de comportamento de um grande número de alunos, tornando-os influentes na defesa do meio ambiente para que se tornem ecologicamente equilibrados e saudáveis.Porém, estes projetos precisam ter uma proposta de aplicação, tratando de um tema específico de interesse dos alunos, e não longe da proposta pedagógica da escola.

A ação direta do professor na sala de aula é uma das formas de levar a Educação Ambiental à comunidade, pois um dos elementos fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais é o educador.Este tem o poder de desenvolver, em seus alunos, hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país. Essa preocupação ambiental também é de extrema importância para toda a sociedade, que pode buscar alternativas que não comprometam ainda mais a saúde do planeta.





Ação-Pedágio
O Pedágio, entretanto, não foi um fato isolado, mas apenas mais uma etapa do projeto, implantado na escola pelos professores,com a doação de mudas de plantas  que foram presenteadas as pessoas , em local próximo ao Pedágio Ecológico.








Tivemos o apoio da polícia florestal e militar no presente evento. Conseguimos despertar a comunidade para a importância da preservação ambiental. Foi uma ação que partiu da escola, mas que envolveu  a comunidade.












Um comentário:

  1. Ivonilde Rodrigues de Souza Costa3 de junho de 2014 às 03:45

    Parabéns professores de geografia e ciências pela iniciativa. Parabéns aos alunos pela participação!

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