sexta-feira, 9 de maio de 2014

PROETI


ABRIL DE 2014 - PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
  

(...) Ampliando tempos, espaços e oportunidades educativas para crianças, adolescentes e jovens. 

A educação que almejamos extrapola atividades acadêmicas de cunho tradicional. Nosso desafio consiste em buscar uma educação em tempo integral que priorize a integralização de saberes com a participação e envolvimento dos profissionais, alunos, dos parceiros e voluntários e da comunidade.

A Educação Integral, significando uma educação escolar ampliada em suas tarefas sociais e culturais, esteve presente nas propostas de diferentes correntes políticas,na trajetória histórica do nosso país.No decorrer da última década, através do Projeto Escola de Tempo Integral, as escolas estaduais mineiras deram início à jornada ampliada,ofertando aos alunos mais tempo na escola,com novas oportunidades de aprendizagem, nas quais foram vislumbradas conquistas e dificuldades.Hoje,buscamos uma ampliação qualificada do tempo,composta por atividades educativas diferenciadas no campo das ciências, da cultura, das artes, das tecnologias, entre outras;articuladas aos componentes curriculares e áreas do conhecimento, bem como as vivências e práticas socioculturais,numa concepção de educação integral que proporcione ao educando seu desenvolvimento físico,cultural, afetivo, social, cognitivo e ético.

As Estratégias Metodológicas são Projetos de Trabalho e Oficinas Pedagógicas dentre as diferentes possibilidades de organização didático pedagógica que podem ser utilizadas no desenvolvimento de atividades educativas, os Projetos de Trabalho e Oficinas se apresentam como estratégias promissoras na Educação Integral. As atividades do Projeto Escola de Tempo Integral deverão ser desenvolvidas por meio de Projetos, nos quais ocorrerá a confluência entre os conhecimentos em abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e transversais ou Oficinas(ensinar e aprender baseados no princípio do “aprender fazendo”.) que irão favorecer a compreensão de conceitos e procedimentos de modo concreto.

Espera-se que o Projeto Escola de Tempo Integral – PROETI, crie oportunidades reais para que o aluno possa desenvolver-se como pessoa e cidadão; para que a escola efetivamente garanta ao aluno melhor aprendizagem; que ele possa progredir nos estudos, superando obstáculos e  enfrentando desafios. Amplie as oportunidades educacionais dos alunos,visando à formação cidadã, a melhoria dos resultados dos indicadores educacionais, pela expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola.

[...] de nada adiantará esticar a corda do tempo: ela não redimensionará, obrigatoriamente, esse espaço. É nesse contexto que a educação integral emerge como uma perspectiva capaz de (re)significar os tempos e espaços escolares.
Moll (2009)

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