sábado, 3 de maio de 2014

O PIBID DE MATEMÁTICA ATUANDO NO TANCREDO

A experiência aqui explicitada trata do nosso processo de formação através da implementação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID ,na E.E.Presidente Tancredo Neves/Taiobeiras/MG. Supervisionada por mim, Lucianny Meireles da Cruz. O PIBID, em seu Subprojeto de Matemática, conta com cinco bolsistas da UFVJM(Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri), que devem cumprir uma carga horária dedicada a oito horas. 

O principal objetivo do PIBID é favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades relativas à ação docente, através da iniciação dos futuros professores de Matemática no ambiente escolar, estimulando sua permanência na docência, e promovendo sua participação em experiências que sejam ENCONTROS DE MATEMÁTICA entre professores da escola e município, dentre outros. 

Todas as atividades articuladas com as realidades locais da E.E.Presidente Tancredo Neves-Taiobeiras/MG, propicia o diálogo que deve acontecer entre a UFVJM e a Educação Básica. A possibilidade de concretização do PIBID acontece graças ao financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e à participação e êxito da UFVJM no edital PIBID.
Atuando como docente e supervisora deste programa na disciplina de Matemática e comprometida com o processo de ensino-aprendizagem das instituições que represento busco um aprimoramento na nossa formação através do diálogo com a Universidade. 
O PIBID busca auxiliar a formação dos graduandos em Matemática da UFVJM/EAD, através do vínculo entre a Universidade e a Escola Básica, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Inicialmente, procurei desenvolver a função de divulgar o objetivo do projeto e sua aplicação nas escolas, com uma reunião entre Pibidianos e Professor Supervisor. Em seguida, foi orientado aos bolsistas dentro do ambiente escolar para que eles se sintam como parte integrante do corpo que gere e produz novas atividades auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. E por fim, foi acompanhado o andamento de todas as ações desenvolvidas nas escolas as quais como supervisora, foi procurado estabelecer o vínculo entre bolsistas, corpo administrativo, estudantes, professores e comunidade externa.

O PIBID, em seu Subprojeto de Matemática, conta com cinco bolsistas da UFVJM/EAD, que estão cumprindo uma carga horária de oito horas semanais, desenvolvendo as atividades propostas pelo professor Supervisor, algumas delas são:


-Grupo de Estudo com os alunos do PIC/OBMEP-Programa de Iniciação Científica

-PROJETO TABUADA DIVERTIDA

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