quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Destaque em Xadrez

"CRESCER PELO ESPORTE" 
 Escola Tancredo Neves fazendo diferença na Educação!
A E. E. Presidente Tancredo Neves recebeu da Secretaria de Esporte e Juventude, através do Programa Minas Olímpica , materiais para ampliar a participação dos alunos nas aulas de xadrez.
A escola foi contemplada em 2013 com título "Escola Modelo" - "Destaque Xadrez".
Em 2014 estamos investindo em mais modalidades. Já temos um campeão mineiro no atletismo no JEMG/2014 e no período de 03 a 08/09 o aluno campeão Gustavo estará em Londrina/PR participando da etapa nacional.

É de fundamental importância que os professores transmitam aos seus alunos os objetivos de trabalhar com o jogo de xadrez no ambiente escolar.A prática do xadrez desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
Na Matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões.

Nas Artes, exploram-se as formas das peças através do uso da argila, pintura, técnicas com materiais recicláveis.

Na História, pode ser trabalhada a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos.

Na Geografia, pode ser abordada a localização onde o jogo de xadrez era praticado.

E finalizando, quando se faz referência à Ética, seria quanto à importância das regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo.

A proposta pedagógica de inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.


"Parabéns professores de Ed. Física e alunos pelo empenho!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário